sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Bolo de Café e Chocolate

Queria começar 2009 com uma receita especial, quando vi este bolo soube imediatamente que tinha encontrado o que procurava. No mesmo bolo, chocolate e café … como poderia resistir?!


Adorei esta receita … um bolo intenso, onde o café e chocolate se completam e o whisky dá o toque final. Muito fofinho e nada seco, sem dúvida, um dos melhores bolos simples que já fiz.

Muito reconfortante, torna-se a companhia ideal de uma chávena de café, durante uma tarde fria de estudo...

Receita Adaptada do blog Orangette, a receita original pode ser encontrada no New York Times. Adaptei a receita ao meu gosto pessoal, modifiquei algumas quantidades e não reguei o bolo com whisky com era sugerido.


Update: Recebi alguns e-mails, que questionavam a quantidade de whisky desta receita. Com 100ml de Whisky no bolo, o seu sabor fica intenso.

Eu gostei muito do resultado final, no entanto é uma questão de gosto pessoal :-) Para um bolo mais discreto reduza um pouco a quantidade.

Ingredientes:
3 colheres de sopa de manteiga
200g de açúcar
2 ovos (à temperatura ambiente)
50g de chocolate em tablete (70%)
1 colher de sopa de açúcar baunilhado
1 colher de sopa de chocolate em pó
2 colheres de sopa de café instantâneo em pó
150 ml de água quente
100 ml de whisky
1 pitadinha de sal
1 colher de chá de fermento
220g de farinha

Preparação :
Pré-aquecer o forno a 190ºC. Untar com manteiga e polvilhar com farinha, uma forma redonda (20 cm).

Num recipiente, juntar o chocolate em pó e café, adicionar a água quente e mexer até dissolver. Adicionar o whisky e o sal. Deixar arrefecer completamente.

Partir o chocolate em pedacinhos, derrete-lo em banho-maria ou no microondas. Deixar arrefecer.

Com a batedeira eléctrica, bater a manteiga com o açúcar. Juntar os ovos, batendo entre cada adição. Adicionar o chocolate derretido e o açúcar baunilhado, bater bem.

Com a batedeira na velocidade lenta, juntar metade da mistura de café à massa do bolo. Posteriormente adicionar metade da farinha e do fermento (previamente peneirados), misturar bem.

Finalmente, adicionar a restante mistura de café e a restante farinha. Bater bem com a batedeira, até a massa ficar homogénea.

Deitar a massa na forma preparada e levar ao forno até estar cozido (teste do palito no centro do bolo). Depois de 15 minutos no forno, tapar com uma folha de papel de alumínio.

Retirar do forno e deixar arrefecer. Desenformar o bolo para o prato de servir e polvilhar com açúcar de confeiteiro.

36 comentários:

  1. Chocolate e café é uma daquelas uniões fantásticas! O bolinho ficou lindo!
    Bjcas.

    ResponderEliminar
  2. Este bolo é tentador, a combinação de café e chocolate me parece perfeita.
    Bjs!

    ResponderEliminar
  3. Nossa adorei seu blog tudo aqui é muito saboroso.
    Feliz ano novo!

    Estou te favoritando Ok!

    ResponderEliminar
  4. Ai que delíciaaaaaaaaaaaaaaaa

    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Uma junção tentadora... Um aspecto provocante...
    Aposto que ficou uma delicia!

    Um beijo e um bom ano!

    ResponderEliminar
  6. Embora já tenha provado, ainda não experimentei esta combinação de sabores cá em casa, bela ideia! :)

    ResponderEliminar
  7. Um bolo perfeito, chocolta e café, nada me poderia soar agora melhor!

    Beijinho e bom ano

    ResponderEliminar
  8. Mas que bela receita!

    Para além do mais, parece-me que ficou muito fofinho.

    A combinação destes ingredientes, para mim, é perfeita!

    ResponderEliminar
  9. Como sempre um ESPETACULO!!!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. Andreia querida,
    Que bolo lindo! Que fotos lindas!!
    Que delicia!! Adorei!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Que tentação tão deliciosa! Beijinhos.

    ResponderEliminar
  12. Andréia Nunca provei bolo de café e vendo esta sua obra prima fico imaginando o maravilhoso sabor que deve ser .Afinal tb tem chocolate e whisky!!
    Parabéns

    ResponderEliminar
  13. Acho perfeito combinar café com chocolate. Tenho uma receita de pound cake de cacau e café que é um espetáculo. Já anotei essa pra experimentar.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  14. Este bolo deve ter ficado muito bom! Parabéns!

    ResponderEliminar
  15. que comeco!!! ;-) o bolo ficou mesmo bom!!! bela receita ;-) beijocas

    ResponderEliminar
  16. Realmente, não poderia ser melhor esta combinação... Chocolate e café!
    Tem um aspecto delicioso este bolo!
    Parabéns, este teu blog é um regalo para a gula!

    Uma boa semana par ti e boas receitas!
    Vou passar por cá mais vezes.. já te coloquei nos meus favoritos :)

    ResponderEliminar
  17. Adorei!!
    excelente receita!! Os meus parabéns!

    ResponderEliminar
  18. Podia dizer que já tinha saudades deste teu cantinho que sinceramente adoro, mas a verdade é que te vou acompanhando sempre pelo tastespotting ;).
    Nunca apreciei muito doces com café porque normalmente o sabor deste se sobrepõem ao resto, no entanto acho divina a mistura do chocolate com café e consequentemente brilhante a tua escolha! Tenho a certeza que uma fatia do teu bolinho com um cházinho quente a acompanhar me deixavam bem melhor... fotos lindas para como sempre!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Bela sugestão, esta união do chocolate com o café é muito aromática, deve ter ficado mesmo bom.
    Bjs

    ResponderEliminar
  20. E$spetacular o bolinho... e as fotos ainda mais bonitas... ;)

    ResponderEliminar
  21. Maravilhoso este bolo!!!!
    Vou tentar fazer....
    Lancei um desafio para você no blog: http://chocolateempo.blogspot.com/
    Beijos
    Lu

    ResponderEliminar
  22. Que bela maneira de começar o ano com um bolinho fantástico de chocolate, ficou perfeito.
    Bjos

    ResponderEliminar
  23. Oi!

    Arranjei agora um grande problema!!
    O meu tempo é muito curto para o que tenho diariamente pra fazer, para além disso detesto cozinhar e não tenho o minimo jeito! É sempre o maridão que fica no fogão!
    Mas agora... depois de ver estas receitas, estas fotos, este blog... vou-me dedicar á cozinha!!
    Este vai ser o primeiro que vou experimentar. Tem um aspecto...
    Se por acaso eu me der mal e arranjar alguma intoxicação alimentar lá por casa, eu aviso!
    Vou levar o link para o meu blog para estar sempre a cuscar que "avarias doces" posso experimentar.

    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  24. Andreia,
    tem um aspecto delicioso. Parece sre muito fofinho. E a mistura café e chocolate...arrasou como dizem os brasileiros. Beijinhos.
    Susana B.

    ResponderEliminar
  25. Olá!

    Coisa para ti no meu blog!

    Beijinhos =)

    ResponderEliminar
  26. Este bolo tem a combinação perfeita para além de ter uma aspecto maravilhoso ... até apetece trincar.
    A receita já está na minha cozinha para fazer este fim de semana :-)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Também gostei desta combinação.
    Tenho um prémio para ti no meu blog
    Bjs

    ResponderEliminar
  28. Andréa
    Se me permite, há uma correção a fazer. Tanto na receita do NYT como no Orangette, se fala em whiskEy e não whisky.
    O americano Whiskey é diferente do seu primo escocês. Enquanto um tem como base o milho, o escocês leva o malte. Na verdade, o whiskei se asemelha mais ao bourbon que ao whisky.
    O teor alcólico não é tão diferente. Misturado ao chocolate, o sabor muda bastante.
    Como whiskey, meu preferido é o bom e velho Jack Daniel's que amo e sempre tenho uma garrafa comigo que costuma durar, mas que não é negligenciada.
    Espero que contribua como teu blog contribui para minha inspiração. Falando nisso, vou experimentar essa receita que me deixou muito tentado.
    Abraço

    ResponderEliminar
  29. oi Andre FELIZ ANO NUEVO para usted. poco atraszado ne. Mas una pregunta k es Malibu que usted habla en tus recetas? e açucar baunilhado uedo usar baunilha ?

    ResponderEliminar
  30. Obrigada a todos pelos comentários.

    Paulo, obrigada pela explicação detalhada entre a diferença de whisky e whiskey. Não sabia!

    Dri,
    Malibu é rum aromatizado com coco. Vê este link:
    http://en.wikipedia.org/wiki/Malibu_Rum

    Açucar baunilhado, é açucar aromatizado com baunilha. É diferente da essência de baunilha.
    Espero ter ajudado..

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  31. Diz-me uma coisinha - achas que o whisky não se sobrepôs ao sabor do café?
    Eu achei este bolo de-li-ci-o-so (para não variar), mas cá em casa não somos apreciadores de whisky e, se se destacar muito, tenho que o oferecer integralmente ao meu pai, LOL!

    ResponderEliminar
  32. Esquece o post anterior. entretanto já li o teu update (não ler os posts até ao fim, dá nisto). E também já li o comentário a referir que a receita original é feita com whiskey (americano), que penso que o meu pai deve ter em casa. Americano, escocês, irlandês...

    ResponderEliminar
  33. SErá que se eu utilizar farinah de amendoa no lugar da farinha de trigo e omitir o café da receita, fica bom?
    Não posso comer trigo, e o bolo parece uma delícia!
    Beijo

    ResponderEliminar
  34. Olá May,

    O café pode ser perfeitamente retirado da receita. Este bolo é um bolo fofinho que cresce muito, se utilizar apenas farinha de amêndoa não sei se o resultado vai ser igual. Costumo utilizar farinha de amêndoa em conjunto com a farinha normal, nunca utilizei apenas farinha de amêndoa por isso não consigo prever o resultado.

    Lamento não poder ajudar mais
    Andreia

    ResponderEliminar
  35. Queridas, já cozinhei este bolo e ficou cinco estrelas, carreguei um pouco mais no whisky e no café! Beijinhos minhas lindas!

    ResponderEliminar