quinta-feira, 31 de Dezembro de 2009

Feliz Ano Novo!

Que 2010 traga muita saúde, alegria e felicidade!


Volto em 2010 com este delicioso bolo de coco... :-)


Bejinhos
Andreia

terça-feira, 29 de Dezembro de 2009

As Melhores Receitas de 2009

Espero que o Natal de todos tenha sido doce, quentinho e feliz. O meu foi! Foi passado junto da minha família. Os dias que antecederam o Natal, são sempre de grande correria... a azáfama tão típica da época :-)

Já estamos em contagem decrescente para o final do ano … como manda a tradição, é altura de rever as receitas feitas e escolher as melhores receitas de 2009.

Devo confessar que este ano foi muito difícil, gostei muito de quase todas as receitas! Depois de alguma ponderação (com muita subjectividade à mistura…), acabei por me decidir:


Cupcakes de Aniversário / Bolo Delícia de Chocolate / Bolinhos de Cereja e Amêndoa / Lamingtons Moka

Bolo de Maçã e Nozes/ Muffins de Limão / Bolo Chiffon de Cappuccino / Bolo de Coco e Rum

Madalenas de Limão / Bolo de Açúcar Amarelo e Canela / Muffins de Amora / Muffins de Chocolate

Tartelettes de Morango / Torta de Morango / Bolo Fresco de Coco / Semifrio de Whisky

Bolo Chiffon de Limão / Bolo Mármore / Queijadinha / Bolo de Café e Chocolate

E para si, qual foi a melhor receita, do Baunilha em 2009?

sexta-feira, 25 de Dezembro de 2009

Feliz Dia de Natal

O dia de ontem foi passado numa correria, fiz as ultimas compras e depois o resto do dia na cozinha… Tinha planeado um último post antes do Natal, mas simplesmente não tive tempo para o fazer...

Mas hoje, não podia deixar de desejar, um bom Dia de Natal, a todos os meus leitores. Espero que a consoada de todos, tenha sido recheada de alegria e na companhia dos que mais amam.

Beijinhos
Andreia

segunda-feira, 21 de Dezembro de 2009

Cupcakes de Natal

Estes últimos dias foram simplesmente esgotantes… finalmente estou em casa ao lado da minha família. Mas como sempre, parece que Dezembro passou demasiado rápido. Apenas faltam 4 dias para o Natal!

Por estes lados, o Inverno veio para ficar, está muito frio e muita chuva … Não apetece sair de casa e só apetece ficar junto á lareira a beber um chá quentinho. A previsão para os próximos dias, é que vão ser passados na cozinha, entre as habituais refeições e a preparação dos docinhos típicos da época.


Hoje para além dos bolinhos, os protagonistas destas fotografias foram uns bonecos de neve que ocupam lugar na minha estante. Acho-os muito fofos, principalmente o mais pequeno, que tem um olhar muito doce...

Gosto muito de enfeites natalícios e nunca dispenso a árvore de natal, o presépio, os anjinhos, as renas e as luzinhas... Acho que tornam o Natal mais mágico.


Quanto aos bolinhos, uns tradicionais bolinhos de chocolate perfumados com um pouco de whisky. A cobertura é opcional e decoração a gosto. Simples mas deliciosos! Mais uma ideia para estes dias.


Cupcakes de Natal
Receita adaptada do livro Cupcakes from the Primrose Bakery, Martha Swift e Lisa Thomas

Ingredientes:(24 bolinhos de tamanho médio)
60g de chocolate negro (cacau a 70%)
90g de manteiga (à temperatura ambiente)
180g de açúcar amarelo
1 colher de chá de açúcar baunilhado
2 ovos (gemas e claras separadas)
200ml de leite
4 colheres de sopa de whisky
160g de farinha
1 colher de chá de fermento
1 colher de café de bicarbonato de sódio

Cobertura:
4 colheres de sopa de queijo creme philadelphia
6 colheres de sopa de natas
1 colher de chá açúcar baunilhado
3 colheres de sopa de açúcar

Cerejas em calda qb
Bolinhas qb.

Preparação:
Partir o chocolate em pedacinhos e derreter em banho maria ou no microondas. Deixar arrefecer.

Pre-aquecer o forno a 180º. Colocar as forminhas de papel, dentro das formas de muffins.

Peneirar a farinha com o fermento, o sal e o bicarbonato de sódio.

Com a batedeira, bater o açúcar, o açúcar baunilhado e a manteiga, até obter um creme esbranquiçado (3-5 minutos). À parte, bater as gemas, até que dobrem de volume. Incorporar as gemas no preparado do açúcar e da manteiga e misturar bem. Adicionar o chocolate derretido à mistura e bater até ficar tudo bem misturado.

Misturar o whisky ao leite.

Adicionar 1/3 da farinha à massa e bater bem. Adicionar 1/3 do leite e bater novamente. Repetir o processo até que todo o leite e toda a farinha tenham sido adicionados.

Bater as claras em castelo e envolve-las suavemente (não bater!) na massa com uma colher de pau.

Colocar a massa nas forminhas previamente preparadas, até 2/3 da sua altura. Levar ao forno até estar cozido (teste do palito no centro do forno).

Retirar do forno e deixar arrefecer durante 10 minutos antes de desenformar. Desenformar e deixar arrefecer completamente.

Cobertura:
Juntar todos os ingredientes e bater com a batedeira, até obter um creme homogéneo. Guardar no frigorifico até utilizar.

Na altura de servir, barrar o topo dos bolinhos com um pouco de cobertura e enfeitar a gosto.

quinta-feira, 10 de Dezembro de 2009

Bolo de Frutos Cristalizados

Dezembro como sempre, está a ser caótico… uma correria entre testes e compras de Natal…

Para evitar a mesma situação do ano passado (em que não consegui fazer nenhum post verdadeiramente natalício …), ainda em Novembro, desfolhei os meus livros de culinária e tracei um plano de receitas para Dezembro. Algumas mais tradicionais do que outras, mas todas relembrando a época Natalícia …


O primeiro da minha lista era um bolo inglês, no entanto na altura de fazer a receita, não sabia onde a tinha colocado, procurei, procurei e simplesmente não a encontrei…. Já com os ingredientes em cima da bancada da cozinha, acabei por adaptar outra receita, improvisando assim, um bolo inglês ...

Apesar o pequeno percalço, o bolo ficou muito saboroso e até bastante parecido com o “verdadeiro”. Muito bom mesmo, desapareceu num instante acompanhado por um chazinho quente :-) Uma delícia!


Não fiz a receita numa forma de bolo inglês, em vez disso utilizei formas redondas de 15 cm de diâmetro. Tal como disse anteriormente existe qualquer coisa com os bolos pequeninos que simplesmente adoro…

Devido as sucessivas adaptações que a receita foi alvo, não me atrevi a chama-la de bolo inglês. Ficou apenas Bolo de Frutos Cristalizados...

Bolo de Frutos Cristalizados
Adaptado do livro Pâtisserie Facile, Sarah Lewis

Ingredientes:
200g de açúcar amarelo
1 colher de chá de açúcar baunilhado
1 colher de chá de raspa de limão
160g de manteiga magra
4 ovos
3 colheres de sopa de whisky
280g de farinha
2 colheres de chá fermento
50g de passas de uva
140g de frutos cristalizados cortados em cubinhos pequenos (utilizei ananás e papaia)
50g amêndoas partidas grosseiramente
50g nozes partidas grosseiramente

amêndoas sem pele qb.

Preparação:
Pre-aquecer o forno a 190º C. Untar 4 formas redondas de 15 cm de diâmetro com manteiga. Forrar o fundo da forma com papel vegetal untado com manteiga e polvilhar com farinha.

Com a ajuda da batedeira, bater o açúcar amarelo, o açúcar baunilhado, a raspa de limão e a manteiga, até obter um creme esbranquiçado. Juntar os ovos um a um, batendo muito bem entre as adições. Posteriormente juntar o whisky e misturar novamente.

Com a batedeira na velocidade lenta, adicionar a farinha e o fermento (previamente peneirados) e bater até ficar tudo bem misturado.

Adicionar os frutos secos e os frutos cristalizados à massa. Misturar com uma colher de pau, até estes ficarem distribuídos homogeneamente.

Colocar a massa nas formas previamente preparadas (até metade da sua altura). Alisar a massa e enfeitar com amêndoas.

Levar ao forno até estar cozido (teste do palito no centro do bolo). Se necessário durante a cozedura, tapar o bolo com o papel de alumínio.

Deixar arrefecer um pouco, antes de desenformar.