sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Bolo Tiramisú

Por aqui os dias têm continuado muito frios e com muita chuva … E eu tenho estado como o tempo: cinzenta …. As minhas tardes são passadas de volta da lareira com uma chávena de chá e com os meus livros de culinária. Tenho aproveitado para por a minha leitura em dia, ler aqueles livros que comprei já algum tempo e foram ficaram esquecidos.

Tenho feito alguns bolinhos durante as férias (nem outra coisa seria de esperar?!), mas a edição das fotografias e a escrita dos posts está a acontecer devagarinho…. Um dos bolos que fiz foi este delicioso Bolo Tiramisú.


Escolhi este bolo, para um almoço em família, onde não faltou muita conversa e gargalhadas. Cá em casa gostamos muito de café e consequentemente as sobremesas que levam café sei que quase sempre agradam… Não me enganei, foi a forma perfeita de finalizar a refeição. :-)

Tenho pena de não ter tirado fotografias ao bolo inteiro, porque ficou um bolo muito bonito. Camadas de bolo tipo pão-de-ló ensopadas em xarope de café, uma cobertura cremosa de queijo creme e abundantemente polvilhado com chocolate em pó. Divino e muito difícil de resistir :-)

Tecnicamente não deveria chamar a este bolo Tiramisú, uma vez que não leva queijo mascapone, como o verdadeiro Tiramisú... No entanto, não aprecio muito o dito queijinho (não sei bem porquê… manias…) e substitui-o por um queijo creme normal.

Bolo Tiramisú
Ingredientes
Bolo :

4 ovos
4 colheres de sopa de água quente
240g de açúcar
4 colheres de chá de açúcar baunilhado
100g de farinha
100g de farinha maisena (amido de milho)
2 colheres de chá de fermento

Calda:
150ml de água
100g de açúcar
1 colher de sopa de café em pó
2 colheres de sopa Baileys de Café (ou licor de café)

Cobertura:
200g queijo creme (tipo philadelphia)
150g de açúcar
2 colheres de chá de açúcar baunilhado
2 colheres de sopa de Baileys de Café (ou licor de café)
200ml de natas *
1 colher de sopa de sumo de limão
Chocolate em pó qb

Preparação :
Pré-aquecer o forno a 180. Untar uma forma redonda de alumínio (20 cm de diametro) com manteiga e polvilhar com farinha.

Bater 2 ovos com 2 colheres de sopa de água quente, usando a batedeira eléctrica na velocidade máxima durante 1 minuto, até a mistura ficar espessa e com espuma. Adicionar 120g de açúcar e 2 colheres de chá de açúcar baunilhado, bater continuamente durante 2 minutos.

Juntar a 50g de farinha, a 50g de maisena e o 1 colher de fermento em pó, usando a batedeira na velocidade mais baixa até obter uma massa fofa. Transferir a massa para a forma e levar ao forno até estar cozido (teste do palito).

Retirar do forno, com a ajuda de uma faca soltar lateralmente o bolo da forma e posteriormente desenformar.

Para a preparação da segunda camada do bolo, repetir todo o processo com os restantes ingredientes. **

Deixar arrefecer as duas camadas do bolo.

Xarope de Café:
Dissolver o café em pó em duas colheres de sopa de água quente.
Levar ao lume, num tachinho, a restante água com o açúcar até este ficar dissolvido. Retirar do lume e adicionar o Baileys e o café. Misturar bem e deixar arrefecer.

Cobertura:
Bater o açúcar e o açúcar baunilhado com o queijo creme, até obter uma mistura homogénea. Adicionar o Baileys e bater mais um pouco.

À parte, bater as natas com o sumo de limão, até ficarem bem firmes. Com ajuda de uma vara de arames, envolver suavemente as natas na mistura do queijo***.
Guardar no frigorífico até utilizar.

Montagem:
Colocar uma das camadas do bolo no prato de servir. Com um pincel humedecer o bolo com o xarope**** anteriormente preparado. Cobrir abundantemente o bolo com a cobertura (é muito importante que antes de cobrir o bolo que o bolo esteja totalmente frio) e polvilhar generosamente com chocolate em pó.

Colocar por cima a outra camada de bolo, pincelar com o restante xarope ****. Cobrir com a cobertura a parte de cima e a lateral do bolo. Polvilhar abundantemente com chocolate em pó.
Levar ao frigorifico pelo menos durante 3 horas.

* Para conseguir bater as natas bem firmes, colocar 20 a 30 minutos no congelador antes de as utilizar.

**O meu forno é pequenino e não cabem duas formas de 20 cm de diâmetro ao mesmo tempo. Por isso fiz as duas camadas do bolo separadamente, no entanto se tiver um forno grande pode preparar as duas camadas juntas.

*** As minhas natas ficaram bem firmes, por isso não houve necessidade de adicionar folhas de gelatina. Se no entanto as suas natas não ficaram bem firmes, adicione umas folhinhas de gelatina. Pode ver nesta receita como fazer.

**** Não utilizei todo o xarope preparado apenas ¾. O bolo apenas ficou com a parte superior humedecia (como dá para ver na fotografia).

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Bolo de Cenoura e Mel

De volta... Devem ter estranhado a minha ausência, um pouco mais longa do que o habitual… O motivo é simples e o mesmo de sempre: pouco tempo! Mas agora estou finalmente de férias!


Quem me lê regularmente sabe o que isso significa, voltar a casa, dias passados na cozinha, muitas gargalhada, passeios e muitas fotografias… É altura de recarregar as baterias para enfrentar mais um semestre que se avizinha :-)

Como hoje é o dia dos namorados, seria de esperar, uma receita para a data… romântica … rosa … para 2 … Mas hoje não… Está muito (mesmo muito) frio por aqui e o que apetece mesmo é um bolo quentinho com uma bela chávena de chá… Por isso hoje trago este delicioso Bolo de Cenoura e Mel.


Este bolo é rústico e húmido, daqueles que nos aquecem a alma… Neste bolo em que são protagonistas a cenoura, a canela, o mel, ananás, nozes e passas… Todos estes ingredientes se fundem na perfeição e dão origem a num bolo muito aromático.

Queria agradecer pelos comentários tão agradáveis que foram deixados no último post, deixaram-me muito feliz :-) Mais uma vez muito obrigada pelo carinho!


Bolo de Cenoura e Mel
Receita adaptada do livro Southern Cakes by Nancie McDermott

Ingredientes:
90g de cenoura ralada fininha (2 cenouras médias)
8 rodelas de ananás enlatado
150ml da calda do ananás
100g de passas
80g de nozes partidas em pedacinhos
3 ovos
50g de manteiga derretida
50ml de óleo
2 colheres de chá de sumo de limão (acabado de espremer)
70g de mel
300g de açúcar
270g de farinha
3 colheres de chá de canela
1+ 1/2 colher de chá de fermento
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 pitadinha de sal

Preparação:
Pre-aquecer o forno a 180º. Untar um tabuleiro de 30X20cm com manteiga e polvilhar com farinha.

Triturar o ananás com a calda reservada (deve ficar grosseiramente triturado).

Misturar a cenoura ralada, o ananás triturado, as passas e as nozes. Reservar.

Numa taça média, juntar o açúcar, a farinha, a canela, o fermento, bicarbonato de sódio e o sal. Misturar bem a seco e reservar.

Numa taça grande, bater os ovos até ficarem espumosos. Adicionar o mel, o óleo, a manteiga e o sumo de limão, misturar até ficar homogéneo. Alternadamente adicionar a mistura da cenoura e a mistura da farinha. Misturar com uma colher de pau, apenas até a farinha ficar incorporada.

Colocar a massa do bolo na forma preparada anteriormente. Levar ao forno até estar cozido (teste do palito no centro do bolo). Pode ser necessário durante a cozedura tapar o bolo com uma folha de alumínio.

Retirar do forno e deixar arrefecer. Depois de frio, polvilhar com açúcar em pó e cortar os bolos aos quadradinhos*. Com a ajuda de uma espátula, retirar os quadradinhos um a um do tabuleiro e servir.

*Não tente desenformar o bolo, porque provavelmente ele irá partir-se. A ideia é servir no tabuleiro cortado aos quadradinhos.