quarta-feira, 31 de março de 2010

Boa Páscoa

As minhas malas já estão feitas, está tudo arrumado :-) Vou sair agora para o aeroporto, hoje entro de férias (as minhas tão desejadas férias ...) por isso este vai ser o último post antes da Pascoa.

Prometo voltar brevemente, com mais fotografias e receitas e (espero) com energia redobrada…

A todos uma Páscoa Feliz :-)
Até Breve

sexta-feira, 26 de março de 2010

Tarte de Morango

Por Lisboa, finalmente a Primavera começou a dar os primeiros sinais. A temperatura subiu, a chuva já não é constante e os dias estão mais longos... A boa disposição é mais frequente e com ela uma súbita vontade de cozinhar. Acho que com a Primavera os dias ficam simplesmente mais fáceis :-)

Com a chegada da primavera chegam também os morangos. Já é com bastante frequência que os encontramos à venda nos supermercados, eles são sem dúvida, a minha fruta preferida… Em tartes, mousses, semifrios, gelados e saladas são sempre bem-vindos :-)


Hoje vou revisitar uma das minhas receitas preferidas, a Tarte de Morango… Já perdi a conta de quantas as vezes a fiz … simplesmente adoro-a e é sempre um sucesso com toda a gente. É uma tarte fresca e muito deliciosa à qual é muito difícil de resistir.

Revisitei a receita porque achei que a fotografia que tinha colocado na altura, não transmitia a beleza desta tarte. Desta vez fiz a tarte numa forma rectangular, no entanto acho que fica mais bonita numa forma redonda com os morangos dispostos concentricamente.

Se não for época de morangos, estes pode ser substituídos por outras frutas. São inúmeras as combinações que se podem fazer com esta tarte:
- pêssego enlatado e gelatina de pêssego.
-amoras silvestres com gelatina de morango.
- Kiwi com gelatina de frutos tropicais.

Todas elas deliciosas, mas a Tarte de Morango continua a ser a minha preferida :-)

quarta-feira, 10 de março de 2010

Quadrados de Noz e Café

Mais uma ausência prolongada... Os motivos do costume: faculdade, cansaço e pouco tempo... :-)

Hoje volto com uns deliciosos Quadrados de Noz e Café. Este bolo encheu-me as medidas, simples mas perfeito. Nunca diria que a noz combinava tão bem com o café, uma doce e agradável surpresa…


Podem ser comidos simples (apenas polvilhados com açúcar em pó) ou com uma cobertura de chocolate e noz. Deliciosos de ambas as formas ….

Queria agradecer todos os e-mails e comentários deixados. Mais uma vez, muito obrigada :-)


Quadrados de Noz e Café
Receita adaptada do livro Cupcakes from the Primrose Bakery de Martha Swift e Lisa Thomas

Ingredientes:
110g manteiga magra (à temperatura ambiente)
175g de açúcar amarelo
3 ovos
75g de nozes
175g farinha
1+ ½ colher de chá de fermento
1+1/2 colher de chá de café
2 colheres de sopa de água quente

Cobertura:
100ml de natas
2 colheres de sopa de açúcar de confeteiro (icing sugar)
30g de chocolate negro
1/2 colher de chá de café em pó

Preparação :
Pre-aquecer o forno a 180º. Untar um tabuleiro de 30x20 cm com manteiga e forrar o fundo com papel vegetal untado. Polvilhar com farinha.

Colocar as nozes na trituradora, até que estas fiquem picadas grosseiramente.

Peneirar a farinha e o fermento.

Dissolver o café em pó na água quente e deixar arrefecer.

Bater com a batedeira, a manteiga com o açúcar até obter um creme esbranquiçado (3 a 5 minutos). Adicionar os ovos um a um, batendo muito bem entre as adições. Aos poucos misturar a farinha e o fermento e continuar a bater até ficar tudo bem misturado.

Adicionar à massa as nozes e o café e misturar até ficar homogéneo.

Colocar a massa na forma e levar ao forno até estar cozido (teste do palito no centro do bolo). Se necessário durante a cozedura tapar com uma folha de alumínio.

Desenformar o bolo para uma tábua e com cuidado retirar o papel vegetal. Deixar arrefecer .

Cobertura:
Num tachinho juntar todos os ingredientes para a cobertura e levar a lume brando (mexendo sempre). Deixar o chocolate derreter completamente e o creme engrossar. Retirar do lume e deixar arrefecer um pouco.

Cortar o bolo em pequenos pedaços. Com cuidado mergulhar os pedaços de bolo na cobertura, de forma que apenas o topo fique coberto com chocolate. Decorar cada quadrado com uma metade de noz.