quarta-feira, 28 de Julho de 2010

Charlotte de Manga e Baunilha

Passaram mais de 20 dias desde o último post…Tive em exames na faculdade e entretanto fiquei de férias. Estava bastante cansada e precisei de alguns dias para descansar e reorganizar-me :-)

Desliguei o computador, dormi muito, comi bem, descansei, li e relaxei... (Comprei alguns livros novos, que me tem feito as delicias: este, este, este e este .)

Acabei por ficar mais tempo longe do Baunilha do que estava inicialmente planeado. Claro que não consegui ficar tanto tempo longe da cozinha… (Ainda mais com livros novos com tantas receitas para experimentar!)


Peço desculpa por ter demorado tanto tempo a responder aos emails deixados. Agora estou de volta com uma receita fresquinha e a condizer com o calor que tem feito…

Dias de calor são sinónimo de mesa na varanda, comidas fresquinhas e lanches ajantarados com os amigos e família … Para um desses lanches preparei esta linda charlotte, uma sobremesa muito vistosa e deliciosa!



No Verão, gosto muito de fazer sobremesas com fruta, mas para obter resultados bons é necessário que a fruta seja fresca e doce. Para esta charlotte utilizei uma manga madurinha, que enchia a cozinha com o seu cheiro.

O resultado foi encantador, o sabor da baunilha combinou na perfeição com a manga.

Finalmente consegui encontrar uma forma para charlotte (semelhante a esta), utilizar esta forma é bastante prático e mais fácil do que utilizar um aro de semifrio, uma vez que não há o perigo do recheio escorrer para fora… Se não conseguir encontrar formas de charlotte pode utilizar um tachinho com o mesmo diâmetro.

Na preparação desta receita, utilizei palitos de la reine, este são bem diferentes dos palitos de champanhe … Enquanto os palitos de champanhe são estaladiços e secos, os palitos de la reine são mais fofinhos e largos. (Pormenores que na minha opinião fazem a diferença …)

Agora finalmente a receita …


Charlotte de Manga e Baunilha

Ingredientes:
270g de palitos de la reine (1+1/2 embalagem)
2 gemas
85g de açúcar
150ml de leite
½ vagem de baunilha
200ml de natas*
5 folhas de gelatina incolor
1 manga grande madura (+/-600g)

Xarope:
150ml de leite
1 colher de chá de açúcar baunilhado
2 colheres de chá de açúcar
1+ 1/2 colher de sopa de rum

Preparação:
Forrar com película aderente uma forma de charlotte (19cm de diâmetro e 9cm altura) com película aderente.

Preparar o xarope para humedecer os palitos de la reine: Misturar o leite com o açúcar e o açúcar baunilhado, levar ao lume até o açúcar ficar dissolvido. Retirar do lume e juntar o rum, misturar bem e deixar arrefecer.

Com um pincel humedecer os palitos de la reine com o xarope preparado (não devem ficar demasiado ensopados, senão não vão aguentar na vertical). Dispor os palitos na vertical, encostados uns aos outros, a toda a volta da forma.

Cortar os restantes palitos em cubinhos, humedecer com o xarope e reservar.

Colocar o leite num tachinho. Abrir a vagem de baunilha a meio (longitudinalmente) e raspar as sementinhas com uma faca. Adicionar as sementes e a vagem ao leite. Levar ao lume até ferver.

Numa taça, bater as gemas e o açúcar até obter uma mistura esbranquiçada e cremosa.

Colocar as folhas de gelatina de molho em água fria.

Quando o leite começar a ferver, retirar do lume. Juntar um pouco de leite à mistura das gemas e misturar bem com uma vara de arames. Posteriormente adicionar a mistura das gemas ao restante leite e voltar a levar ao lume (mexendo sempre). Deixar ferver durante 2 minutos até engrossar um pouco.

Retirar do lume e juntar as folhas de gelatina escorridas ao preparado. Mexer até a gelatina ficar completamente dissolvida (se necessário levar novamente ao lume, mas sem deixar ferver).

Com a batedeira, bater as natas com o sumo de limão, até ficarem bem firmes. Guardar no frigorífico até utilizar.

Quando o creme de baunilha se encontrar frio e a começar a solidificar (não deve ficar totalmente sólido …), envolver suavemente as natas batidas no creme.

Descascar a manga e corta-la aos cubos. Reservar um pouco de manga para a decoração.

Colocar 1/3 do creme na forma, colocar por cima metade da manga e alguns cubos de palitos la reine. Cobrir com mais um pouco de creme, por cima dispor a restante manga e alguns cubos de palitos . Finalmente cobrir com o restante creme. É importante que o recheio da charlotte fique com a mesma altura do que os palitos dispostos na vertical, faça uma camada com cubos de palitos até ficar com a mesma altura.

Levar ao frigorifico durante algumas horas até solidificar (3 a 4 horas).

* Para bater as natas bem firmes, colocar no congelador 20 minutos antes de utilizar.

quinta-feira, 8 de Julho de 2010

Pudim Merengado de Banana

Por estes lados tem estado tanto calor que torna-se quase impossível ir para a cozinha… Ninguém sensato liga o forno num dia de calor intenso (definitivamente a sensatez não é a minha característica mais marcada…) :-)

Simplesmente há dias em que preciso de ir para a cozinha e pronto! Pouco interessava se estavam 40°, o pudim de banana não abandonava os meus pensamentos… Tinha que o fazer!

Sempre que desfolhava este livro, parava na página desta receita e questionava-me porque ainda não tinha feito. Parecia simplesmente divino …


Agora que finalmente o fiz, posso dizer, que é verdadeiramente divino!

Camadas de bolacha, banana e de creme de baunilhada, finalizados com um leve e suave merengue … Sem dúvida o meu género de sobremesa, fresca e leve, uma combinação de sabores suaves e de diferentes texturas … Compensou todo o calor passado!

Depois de algumas sugestões dos meus leitores, criei uma conta de facebook para o Baunilha. Por isso se ainda não o fez, junte-se a nós. Mais uma vez obrigada a todos pelos comentários e pelos e-mails :-)


Pudim Merengado de Banana
Receita adaptada do livro The Oprah Magazine Cookbook

Ingredientes:
4 ovos grandes (separados)
110g açúcar
30g de maisena
550ml leite
1 colher de chá de açúcar baunilhado
40g de manteiga
2 bananas maduras e firmes
200g de bolacha Shortcake (ou a mesma quantidade de bolacha Maria)
leite qb.

Preparação:
Num tachinho , juntar 40g de açúcar com a maisena e o sal. Com uma vara de arames, misturar bem em seco. Aos poucos adicionar o leite e misturar até ficar dissolvido. Levar ao lume (médio) até ferver, mexendo frequentemente. Quando levantar fervura retirar do lume.

Bater ligeiramente a s gemas e juntar a estas um pouco de leite quente, misturar bem. Posteriormente adicionar a mistura das gemas ao leite quente e voltar a levar ao lume (mexendo sempre). Deixar ferver cerca de 2 minutos (mexendo sempre com a vara de arames). Retirar do lume e adicionar a manteiga e o açúcar baunilhado. Misturar bem até ficar completamente homogéneo.

Pre-aquecer o forno a 180ºC.

Num refractário redondo de 25 cm, colocar metade das bolachas (ligeiramente humedecidas em leite). Colocar por cima das bolachas, uma banana cortadas às rodelas e tapar com metade do creme preparado. Repetir o processo com as restantes bolachas, a restante banana e o restante creme.

Adicionar as claras, uma pitadinha e sal e metade do restante açúcar. Bate-las na velocidade média da batedeira, quando começarem a ficar brancas e espumosas adicionar aos poucos o restante açúcar. Aumentar a velocidade da batedeira e bater as claras até que estas formem picos suaves e firmes.

Com uma colher de sopa colocar as claras por cima do creme. Dispor as claras de forma a que toquem nas paredes do refractário (previne que encolham). Não alise totalmente as claras, deixe pequenos picos .

Levar ao forno até ficar ligeiramente dourado (15-20 minutos). Deixar arrefecer à temperatura ambiente. Depois de frio, colocar no frigorífico pelo menos 4 horas. Servir bem fresco.


sábado, 3 de Julho de 2010

Bolo Tiramisú

Esta altura do ano é sempre muito complicada, muito trabalho e também muito calor… Deixei Lisboa por uns dias para me concentrar nos estudos, por isso tenho cozinhado muito pouco, apenas o indispensável...

No entanto, não deixei passar o aniversário da minha avó Natália, 78 Anos mereciam comemoração!


O escolhido para a ocasião foi este bolo, um dos mais apreciados cá em casa… Acredito que os melhores bolos são aqueles que são feitos com carinho e para as pessoas que mais gostamos … Talvez por isso, este bolo ficou tão delicioso :-)

Como ainda não tinha colocado fotografia do bolo inteiro, aqui ficam elas, um bonito e agradável bolo, perfeito para qualquer situação.