segunda-feira, 31 de Janeiro de 2011

Pastéis de Massa Filo com Maçã e Canela

Quem me conhece sabe que adoro conversar sobre comida, acho a partilha de experiências e ideias muito agradável. :-)

No passado Sábado tive a oportunidade de falar com a Luísa, entre muitas coisas, falámos de uns pastéis de massa filo com recheio de requeijão, doce de abóbora e noz moída…


A agradável conversa com a Luísa deu-me vontade de experimentar os ditos. Para quem não conhece, a massa filo é uma massa muito fininha tipo folha de papel. Depois de cozida fica muito estaladiça... Pode ser utilizada tanto em receitas doces como em receitas salgadas.

Devo confessar que não sou muito fã de doce de abóbora… Por isso em vez de rechear os pastéis com requeijão e doce, utilizei um recheio de maçã e canela.
Servi-os ainda mornos e pela rapidez com que desapareceram toda a gente gostou muito :-)

Luísa, muito obrigada pela ideia :-)


Pastéis de Massa Filo com Recheio de Maçã e Canela
Ingredientes (para cerca 13 unidades):
Recheio:
30g de manteiga
½ colher de chá de canela
1kg de maçãs vermelhas
90g de açúcar
50g de amêndoa laminada ou grosseiramente picada

120g de massa filo *
Manteiga derretida qb (+/- 30g)

Preparação:
Recheio:
Descascar as maçãs, retirar o caroço e corta-las aos cubinhos.

Num tachinho colocar a manteiga e a canela e levar ao lume. Quando a manteiga ficar totalmente derretida, adicionar as maçãs e envolver bem. Posteriormente adicionar o açúcar e envolver novamente. Deixar as maçãs cozinhar até ficarem cozidas e todo o liquido ter evaporado.

Retirar do lume, misturar as amêndoas e deixar arrefecer completamente.

Montagem:
Pre-aquecer o forno 180ºC. Forrar um tabuleiro com papel vegetal e pincela-lo com um pouco de manteiga.

Abrir uma folha de massa filo e estender em cima de uma folha de papel vegetal. Pincelar a folha de massa filo com manteiga derretida. Colocar outra folha por cima e pincelar novamente com manteiga derretida. Finalmente colocar uma terceira folha e pincelar novamente com manteiga.

Cortar quadrados de lado. No centro de cada quadrado colocar uma colher de sopa de recheio. Dobrar as pontas do quadrado unindo-as no centro (a ideia é dobrar como se fosse um envelope). Pincelar novamente com manteiga derretida.

Com cuidado colocar os pastéis no tabuleiro anteriormente preparado. Levar ao forno até ficarem dourados e estaladiços.

Servir morno polvilhado com açúcar em pó.

* Esta massa vende-se já preparada nos supermercados, comprei a minha no Modelo, a embalagem era de 120g e continha 4 folhas. É uma massa fácil de trabalhar, no entanto seca rápido, por isso a partir do momento em que se abre a embalagem convém fazer a receita de seguida.


terça-feira, 25 de Janeiro de 2011

Cheesecake de Morango

O cheesecake está entre as minhas sobremesas favoritas. Adoro as suas cores, a combinação de diferentes texturas e o contraste de sabores… Nada como uma fatia para terminar a refeição…


Esta receita é uma das minhas receitas preferidas, não sei porque é que ainda não a tinha publicado… Apesar de ser uma receita muito conhecida, ela merece estar aqui, é simplesmente divinal!!


Cheesecake de Morango
Base:
180g de bolacha Maria (ou bolacha de aveia)
40g de manteiga derretida
4 colheres de sopa de leite

Recheio:
200g de queijo creme (tipo philadelphia)
150g de iogurte grego (ou a mesma quantidade de iogurte natural)
150g de açúcar
1 colher de chá de açúcar baunilhado
5 folhas de gelatina incolor
200ml de natas*
1 colher de sopa de sumo de limão

Cobertura de Morango:
250g de morangos congelados
120g de açúcar
4 colheres de sopa de água
1 colher de sopa de sumo de limão

Preparação:
Base:
Trituras as bolachas. Juntar as bolachas com a manteiga e o leite. Misturar até obter uma mistura com aspecto de areia grossa (se necessário juntar um pouco mais de leite).

Colocar um aro de semifrio (de 20 cm) sobre o prato de servir (o prato deve ser completamente raso). Colocar a mistura das bolachas dentro do aro, de modo a cobrir uniformemente o fundo e pressionar (costumo utilizar o fundo de um copo para facilitar a tarefa).

Recheio:
Numa taça, juntar o queijo creme com os iogurtes e o açúcar. Bater com a batedeira até obter um creme liso e brilhante.

Colocar as folhas de gelatina de molho em água fria, por alguns minutos.

Bater as natas com o sumo de limão até ficarem bem firmes*.

Escorrer as folhas de gelatina e dissolve-las em 3 colheres de sopa de água quente. Deixar arrefecer um pouco e juntar à mistura do queijo creme. Misturar muito bem com uma vara de arames.

Posteriormente, envolver suavemente as natas na mistura do queijo.
Com cuidado verter o creme preparado para dentro do aro. Levar ao frigorífico até solidificar (costumo deixar durante a noite a refrigerar)

Cobertura de Morango:
Num tachinho colocar todos os ingredientes da cobertura e levar ao lume. Deixar cozinhar em lume brando até os morangos ficarem desfeitos e espesso (cerca de 5 minutos, mexendo frequentemente). Retirar do lume e triturar com uma varinha mágica. Deixar arrefecer completamente.

Na altura de servir, retirar o cheesecake do frigorifico e com cuidado retirar o aro. Espalhar a cobertura de morango sobre o cheesecake.

*Para bater as natas bem firmes, colocar no congelador 20 minutos antes de utilizar.

quarta-feira, 12 de Janeiro de 2011

Muffins de Maçã e Banana

Espero que o todos tenham entrado da melhor forma em 2011 :-) Para mim, este ano começou cheio de trabalho, o meu tempo não tem sido muito, por isso a primeira receita de 2011 vai ser uma receita rápida.

Uma receita perfeita para os dias frios de Janeiro, onde não há tempo para quase nada, mas apetece um bolinho para acompanhar o chá. :-)


Antes de passar à receita queria agradecer à Gina e à Cinara, por me enviarem uma cópia da revista da Companhia Aérea Gol, onde foi mencionado o Baunilha. Muito obrigada às duas pela simpatia, como devem imaginar deixou-me muito feliz. :-)


Este Natal, recebi vários livros de culinária, de todos o meu preferido foi o livro Weekend Baking cheio de receitas fáceis e fotografias lindíssimas. Já experimentei algumas delas e obtive bons resultados.

Estes muffins de textura macia conquistaram-me… A banana e a raspa de laranja torna-os muito aromáticos… deliciosos... Sem dúvida uma receita a repetir em breve!


Muffins de Maçã e Banana
Receita adaptada do livro Weekend Baking, Sarah Randell

Ingredientes: (para 16 muffins de tamanho médio)
140g de manteiga amolecida
150g de açúcar amarelo
2 ovos grandes
180g de farinha
1 colher de chá de fermento
Raspa de ½ laranja
2 + ½ maçãs vermelhas de tamanho médio
1 banana bem madura
4 colheres de sopa de rum

Preparação:
Pre-aquecer o forno a 180º. Colocar as forminhas de papel, dentro das formas de muffins.

Numa taça grande colocar a manteiga, o açúcar, os ovos batidos, a farinha e o fermento, bater com a batedeira até ficar homogéneo e bem combinado (3 a 4 minutos).

Descascar e cortar as maças aos cubinhos. Descascar e cortar a bananas em pedaços pequenos.

Adicionar à massa a maçã, a banana, o rum e a raspa de laranja. Bater até ficar tudo combinado.

Colocar a massa nas forminhas previamente preparadas (não encher totalmente deixe espaço para a massa crescer). Levar ao forno até estar cozido (teste do palito no centro do forno).

Depois de cozidos, retirar do forno e desenformar. Deixar arrefecer completamente antes de polvilhar com açúcar em pó.