quarta-feira, 23 de Fevereiro de 2011

Madalenas de Avelã e Chocolate

Gosto muito de madalenas, acho piada ao seu formato e ar delicado. Se a isso juntarmos avelã e chocolate… torna-se para mim, muito difícil resistir a estes bolinhos :-)

Sem dúvida que a avelã e chocolate são uma dupla de sucesso. Nesta receita o sabor e a textura da avelã predomina, tendo o chocolate uma presença mais discreta. Na minha opinião, o equilíbrio perfeito!


Madalenas de Avelã e Chocolate
Ingredientes
(para 40 madalenas de tamanho médio):
45g de avelãs
3 ovos
150g de açúcar
1 colher de chá de açúcar baunilhado
140g de farinha
3/4 colher de chá de fermento
60g de manteiga derretida
30g chocolate de leite (finamente ralado)
1 pitadinha de sal

Preparação:
Torrar as avelãs em forno médio durante alguns minutos (até a pele das avelãs ficar tostada começar a sair). Retirar as avelãs do forno e coloca-las num pano de cozinha limpo. Esfregar as avelãs no mesmo até a pele sair. Deixar arrefecer completamente antes de as triturar.

Peneirar a farinha com o fermento. Adicionar o sal e reservar.

Bater os ovos na batedeira (velocidade média) durante 1 minuto. Aos poucos juntar o açúcar e o açúcar baunilhado e bater até obter um creme espesso e fofo (durante +/-5 minutos).

Adicionar à mistura dos ovos a farinha e envolver bem (sem bater!). Adicionar a manteiga derretida e envolver. Finalmente adicionar as avelãs e o chocolate ralado e envolver muito bem.

Deixar a massa das madalenas repousar durante 1 hora, à temperatura ambiente.

Pre-aquecer o forno a 180ºC.

Untar a forma das madalenas com manteiga. Colocar 1 colher de chá de massa em cada cavidade (deve deixar espaço para a madalena crescer, apenas encher metade da cavidade com massa).

Levar ao forno a cozer (teste do palito no centro do bolo).

quarta-feira, 16 de Fevereiro de 2011

Bolo Chiffon de Laranja

Adoro bolos simples. Por alguma razão acho-os extremamente reconfortantes, especialmente se forem acompanhados por uma chávena de chá quente, num dia tão cinzento quanto o de hoje :-)


Este bolo fez-me recordar os bolos que a minha avó costumava fazer… bolos simples mas muito aromáticos e fofos. Uma delícia!


Bolo Chiffon de Laranja
Receita adaptada do livro Sky High de Alicia Huntsman

Ingredientes:
4 ovos grandes
160g de farinha
1 colher de chá de fermento
1 colher de café de bicarbonato de sódio
170g (70g+ 100g) de açúcar
40ml de óleo
60ml de sumo de laranja
raspa de ½ laranja de tamanho médio
1 pitadinha de sal

Preparação:
Pre-aquecer o forno a 180º. Forrar o fundo de uma forma com buraco com papel vegetal. Não untar o papel vegetal ou a forma.

Juntar às claras o sal e bate-las em castelo. Quando as claras começarem a formar picos suaves juntar aos poucos 70g de açúcar. Bater até ficarem firmes e reservar.

Para uma taça grande peneirar a farinha com o fermento e o bicarbonato de sódio. Juntar o restante açúcar, os ovos, o óleo, a raspa de laranja e o sumo de laranja. Com a batedeira, misturar até obter uma massa homogénea e fofa.

Juntar 1/4 das claras em castelo à mistura das gemas e misturar bem. Posteriormente envolver suavemente as restantes claras.

Colocar a massa na forma previamente preparada. Levar ao forno até ficar cozido (teste do palito no centro do bolo), se necessário durante a cozedura tapar com uma folha de papel de alumínio.

Retirar do forno e deixar arrefecer na forma.

Quando o bolo estiver frio, soltar o bolo com a ajuda de uma faca e desenformar para um prato. Retirar o papel vegetal e colocar o bolo no prato de servir.

Polvilhar com açúcar em pó.

terça-feira, 8 de Fevereiro de 2011

Pão-de-ló Folhado

Quando retirei este bolo do forno, pensei que este bolo não ia ter direito a post no Baunilha. Tinha crescido mais nas pontas do que no centro e tinha um aspecto pouco bonito, muito diferente do que tinha imaginado…


Um pouco desapontada, cortei-o aos quadrados, sem fotografar o bolo inteiro… Ao contrário do que pensei estava óptimo, fez as delícias de todos e desapareceu num instante. :-)

Sem dúvida que vai ser repetido mais vezes. A massa de pão-de-ló fica muito fofinha com um leve sabor a limão e a massa folhada com as amêndoas acrescenta-lhe um toque estaladiço. Muito agradável e incrivelmente viciante.


Pão-de-ló Folhado
Bolo :
5 ovos
300g de açúcar
150g de farinha
1 colher de chá de fermento
Raspa de ½ limão

200g de massa folhada fresca
1 ovo batido
2 colher de sopa de açúcar
Amêndoa laminada

Preparação:
Pre-aquecer o forno a 190º. Untar um tabuleiro rectangular (20x30 cm) com manteiga e forra-lo com papel vegetal também untado.

Peneirar a farinha com o fermento. Reservar.

Com a batedeira bater as gemas, a raspa do limão e metade do açúcar até obter um creme fofo.

Juntar às claras uma pitadinha de sal e à parte bate-las em castelo. Quando estas começarem a formar picos juntar aos poucos o restante açúcar e continuar a bater até ficarem bem firmes.

Alternadamente envolver (sem bater!) a farinha e as claras em castelo à mistura das gemas.

Verter a massa do bolo para a forma previamente preparada.

Estender a massa folhada sobre uma superfície polvilhada com farinha.

Tapar a massa do bolo com a massa folhada e cortar o excesso. A massa folhada deve ser colocada de forma a tapar toda a massa do bolo.

Pincelar a massa folhada com ovo batido, polvilhar com açúcar e com a amêndoa laminada.

Levar ao forno a cozer (cerca de 35/40 minutos ). Quando o bolo estiver cozido (teste do palito no centro do bolo, o palito deve sair seco), retirar do forno e deixar arrefecer.

Desenformar e cortar aos quadrados.