segunda-feira, 17 de Outubro de 2011

Bolo de Aniversário para uma Princesa

A minha irmã ocupa um lugar muito especial no meu coração. Adoro o seu sentido de humor, as suas tontices, o seu jeito meigo e doce... A verdade é que não consigo imaginar a minha vida sem ela, ela torna a minha vida muito mais cor-de-rosa. :-)

Este semana a minha irmã fez anos, como já é tradição, sou eu que faço os bolinhos de aniversário cá de casa. Mostrei-lhe várias fotografias de bolos de aniversário… mas os seus olhinhos não saíam de um bolo coberto com gomas. Estava escolhida a decoração!


O bolo ficou lindo, infelizmente as fotografias foram tiradas à presa e não retratam totalmente a sua beleza. Acho que nenhuma criança consegue resistir a um bolo assim.. Muitas gomas,pintarolas e confetis. Muita cor e alegria. A minha irmã adorou!

A massa do bolo que escolhi foi a do Bolo Tiramisu (deliciosa e infalível!). Mas desta vez recheei com ananás e não utilizei queijo creme. Resultou um bolinho fresco e muito agradável!


Bolo de Ananás

Ingredientes:
Bolo:
4 ovos
4 colheres de sopa de água quente
240g de açúcar
1 colher de chá de açúcar baunilhado
100g de farinha
100g de maisena
1 + ½ colher chá de fermento

Xarope:
150ml de sumo de ananás*
2 colheres de sopa de rum (opcional)

Cobertura:
200ml de natas**
1 colher de sopa de sumo de limão
100g de açúcar
1 colher de chá de açúcar baunilhado
1 colher de sopa de rum (opcional)

4 rodelas de ananás enlatado

Decoração:
Gomas qb.****
Confetis qb.
pintarolas qb.

Preparação:
Bolo:

Pre-aquecer o forno a 180º. Untar duas formas*** de 20 cm com manteiga e forrar o fundo com papel vegetal também untado com manteiga. Polvilhar com farinha.

Com a batedeira eléctrica na velocidade máxima, bater os ovos com a água quente (durante 2 minutos), até a mistura ficar espessa e com espuma. Adicionar o açúcar e o açúcar baunilhado, bater continuamente durante 3 minutos. Com a batedeira na velocidade mais baixa, juntar a farinha, a maisena e o fermento em pó, até obter uma massa fofa.

Transferir a massa para as forma previamente preparadas e levar ao forno até estar cozido (teste do palito). Retirar do forno e com a ajuda de uma faca soltar lateralmente o bolo da forma. Desenformar e deixar arrefecer as duas camadas.

Xarope:
Misturar o sumo de ananás com o rum. Reservar.

Cobertura:
Colocar as natas numa taça bem limpa e seca. Juntar às natas o sumo de limão e bate-las com a batedeira na velocidade máxima. Quando estas começarem a espessar, juntar aos poucos o açúcar. Bater até ficar bem firme. Adicionar o rum e envolver suavemente. Reservar no frigorífico até utilizar.

Montagem:
No prato de servir colocar uma camada de bolo e humedece-la com metade do xarope preparado.

Escorrer as rodelas de ananás e triturar grosseiramente. Juntar 3 colheres de sopa das natas batidas do açúcar ao ananás e misturar bem. Distribuir homogeneamente a mistura do ananás por cima da camada do bolo.Posteriormente colocar segunda camada de bolo e humedece-la com o xarope restante.

Cobrir com a cobertura e levar ao frigorifico. Na altura de servir, decorar com as gomas, pintarolas.

* Utilizei ananás enlatado em sumo de ananás por isso aproveitei essa calda.
**Para bater as natas bem firmes, colocar no congelador 20 minutos antes de utilizar
***Se não conseguir colocar as duas formas, ao mesmo tempo no forno, primeiro prepare metade da receita e leve ao forno até ficar cozido, posteriormente prepare a segunda camada.



quinta-feira, 6 de Outubro de 2011

Bolo Invertido de Pera

Já há algum tempo que a Andreia S., me tinha pedido uma receita com peras. Gosto de peras, contudo não são dos meus frutos preferidos, o que acaba por se reflectir nas receitas, ainda não havia nenhuma receita com peras aqui no Baunilha…

Consultei todos os meus livros de receitas e nenhuma receita parecia perfeita … Acabei por improvisar um pouco e fiz um bolo invertido de pêra (receita inspirada nesta).


Sem dúvida que a escolha foi acertada, resultou um bolo aromático e delicioso. As peras ficam macias e cobertas pela manteiga e açúcar caramelizado, o que combina muito bem com a massa do bolo.

Uma receita deliciosa para os primeiros dias de Outono. :-)




Bolo Invertido de Pera
Ingredientes:
30g de manteiga
70g de açúcar amarelo
3 ou 4 peras grandes *
Sumo de limão q.b

Bolo:
60g de manteiga (à temperatura ambiente)
150g açúcar branco
3 ovos
200gr Farinha
1 colher de chá de fermento
180ml leite
1+ ½ colher de sopa de sumo de limão

Preparação:
Pre-aquecer o forno a 180º.

Untar uma forma redonda de 22 com manteiga, forrar o fundo a forma com papel vegetal. Cortar a manteiga em bocadinhos pequeninos e dispor por cima do papel vegetal, polvilhar com o açúcar amarelo.

Cortar as peras ao meio, descasca-las e com uma colher parisiense retirar o caroço. Pincelar as peras com sumo de limão para evitar que escureçam. Dispor as peras na forma por cima do açúcar.

Bolo:
Misturar bem o leite com o sumo de limão, deixar repousar à temperatura ambiente por 15 minutos, até talhar.

Peneirar a farinha com o fermento.Com a batedeira, bater a manteiga com o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado. Juntar os ovos um a um, batendo muito bem entre as adições. Alternadamente juntar a mistura da farinha e o leite à massa. Bater até ficar tudo bem misturado.

Deitar a massa por cima das fatias da pêra e levar ao forno até ficar cozido (teste do palito no centro do bolo) Se necessário durante o tempo da cozedura tapar o bolo com uma folha de alumínio, para não queimar.

Retirar do forno e desenformar (ainda deve estar quente quando o desenformar). Inverter o bolo para o prato de servir, com cuidado retirar o papel vegetal.Servir morno ou frio.

*As peras devem estar maduras e firmes (não utilize peras moles ou demasiado maduras)