terça-feira, 3 de Janeiro de 2012

Bolo Folhado

Espero que todos tenham entrado da melhor forma em 2012. Mais uma vez muito obrigada por todos os e-mails e todas as mensagens de boas festas :-)

Gosto de começar o ano novo com uma receita especial, por isso escolhi este bolo folhado. Para além de ser um bolo vistoso e festivo é simplesmente delicioso.


Este bolo é composto por uma camada fofa de pão-de-ló coberta de doce de ovos e por uma camada de estaladiça de massa folhada... Preciso de dizer mais?! A verdade é que fiquei rendida às diferentes texturas deste bolo  :-)

Como é um bolo com várias etapas e um pouco trabalhoso, optei por utilizar doce de ovos que comprei já feito e massa folhada pronta a utilizar. No entanto, pode optar por utilizar doce de ovos caseiro e massa folhada também caseira.


Bolo Folhado

Ingredientes:

Bolo:
5 ovos
200g de açúcar
raspa de ½ limão
110g de farinha para bolos
1 + ½ colher de chá de fermento
30g de amido de milho (maisena)
2 colheres de sopa de whisky (ou amarguinha ou outro licor a gosto)

+/-120g de doce de ovos
2 x 250g massa folhada *
2 colheres de sopa de whisky (opcional)

Decoração:
amêndoa palitada torrada **
açúcar em pó qb.
fios de ovos

Preparação:

Pre-aquecer o 180º C. Untar um tabuleiro de 20x25cm com manteiga e forrar o fundo com papel vegetal também untado. Polvilhar com farinha.

Peneirar a farinha o fermento e a maisena. Reservar.

Bater as gemas, o açúcar e a raspa de limão, até ficarem fofas e esbranquiçadas (durante +/- 5 minutos na velocidade máxima). Aos poucos juntar a metade da mistura da farinha e bater até ficar combinado, juntar o whisky e bater novamente. Posteriormente juntar a restante farinha e bater até obter uma massa homogénea.

Juntar às claras uma pitadinha de sal. Bater as claras em castelo até ficarem bem firmes. Aos poucos e delicadamente envolver as claras na massa. Envolver cuidadosamente até ficar homogéneo.

Colocar a massa na forma anteriormente preparada e levar ao forno. Quando o bolo começar a ganhar cor, tapar com uma folha de alumínio e deixe cozer.

Quando o bolo estiver cozido (teste do palito no centro do bolo) retirar do forno e deixar arrefecer um pouco antes de retirar da forma. Posteriormente desenformar e aparar as pontas de bolo (aproximadamente 1 cm de cada lado).

Estender as duas folhas de massa folhada, cortar em tirar de tiras de +/-3 cm largura.

Colocar uma folha de papel vegetal num tabuleiro de alumínio***, sobre a folha de papel vegetal, entrelaçar as tiras de massa folhada. Cortar o excesso (as tiras entrelaçadas devem ficar um pouco maiores do que o bolo anteriormente preparado). Levar ao forno (190º) até a massa folhada crescer e ficar com um tom douradinho, retirar do forno e deixar arrefecer completamente.

Colocar o bolo no prato de servir e pincelar o bolo com o whisky. Barrar o bolo com doce de ovos (no topo e nas laterais). Nas laterais do bolo, decorar com a amêndoa palitada. Por cima do bolo colocar a massa folhada entrelaçada e aparar o excesso de massa folhada, (a camada de massa folhada deve ter o mesmo tamanho que a camada do bolo).
Polvilhar com açúcar em pó e decorar com fios de ovos.


* Utilizei massa folhada fresca, no entanto também pode ser utilizada massa folhada congelada, para isso deixar descongelar totalmente antes de utilizar. Para a camada da massa folhada, não utilizei toda a massa folhada, apenas 2/3 da quantidade indicada.
** Para torrar a amêndoa palitada, colocar a amêndoa num tabuleiro e levar ao forno por breves minutos a torrar, tendo cuidado para não deixar a amêndoa queimar.
*** Virei o tabuleiro ao contrário para facilitar o entrelaçar e o retirar da massa folhada.