sexta-feira, 10 de Fevereiro de 2012

Bolo de Chocolate com Chantilly e Morangos

Nem acredito que já passou mais de um mês desde o meu último post. 2012 trouxe muitas mudanças à minha vida… Ainda me estou a habituar-me à minha nova rotina e à falta de tempo livre…
Sinto falta da minha cozinha, de ligar o forno e de folhear demoradamente os meus livros de culinária enquanto bebo uma chávena de café… Agora, poucas vezes tenho tempo para os meus antigos rituais.


No domingo passado, a minha irmã discretamente fez notar que já há algum tempo eu não fazia um bolo e ela tinha saudades… Um pedido doce com o dela, não se recusa :-) Escolhi um bolo vistoso e imponente, para matar todas as saudades que a minha irmã tinha.
Este bolo é uma excelente opção para uma data festiva ou mesmo para o dia dos namorados que se aproxima :-)

Bolo de Chocolate com Chantilly e Morangos
Ingredientes :
5 ovos
160g de açúcar (80g + 80g)
60ml de leite
130g de farinha
30g de chocolate em pó
½ colher de chá de café em pó
1 colher de chá de fermento
1 pitadinha de sal.

Xarope:
130ml de água
2 colheres de sopa de açúcar
3 colheres de sopa de rum

Cobertura:
200ml de natas*
2 colheres de sopa de sumo de limão
100g de açúcar
1 colher de chá de açúcar baunilhado

morangos qb.
+/- 150g de chocolate negro
Açúcar em pó
Preparação:
Pre-aquecer o forno a 180ºC. Untar duas formas redondas de 22 cm com manteiga, forrar o fundo das formas com papel vegetal também untado. Polvilhar com farinha.

Peneirar a farinha, o chocolate, o café e o fermento. Reservar.

Com a batedeira na velocidade máxima bater as gemas, 80g de açúcar e leite até obter uma mistura fofa e espessa e volumosa (entre 7 a 9 minutos).

Numa taça à parte, juntar as claras e o sal e bater as claras em castelo. Quando estas começarem a espessar juntar aos poucos o restante açúcar (80g) e continuar a bater até ficarem firmes.

Juntar metade das claras à mistura das gemas e envolver suavemente (sem bater!) até ficar homogéneo. Posteriormente, juntar as restantes claras e envolver novamente.

Aos poucos juntar a mistura da farinha e continuar a envolver suavemente, até obter uma mistura homogénea. (certifique-se que no fundo da taça não existe farinha por incorporar).

Transferir a massa para as forma previamente preparadas e levar ao forno até estar cozido (teste do palito). Retirar do forno e com a ajuda de uma faca soltar lateralmente o bolo da forma. Desenformar e deixar arrefecer as duas camadas de bolo.

Xarope:
Num tachinho, misturar a água com o açúcar e levar ao lume até o açúcar dissolver. Retirar do lume e juntar o rum e misturar. Deixar arrefecer antes de utilizar.

Cobertura:
Colocar as natas numa taça bem limpa e seca. Juntar às natas o sumo de limão e bate-las com a batedeira na velocidade máxima. Quando estas começarem a espessar, juntar aos poucos o açúcar e o açúcar baunilhado. Bater até ficar bem firme. Reservar no frigorífico até utilizar.

Montagem:
Lavar bem os morangos, escorrer, retirar o pé e secar com cuidado em papel de cozinha.  Cortar 4 ou 5 morangos em pedaços pequenos, o restantes cortar ao meio

No prato de servir colocar uma camada de bolo e humedece-la com 1/3*** do xarope preparado. Espalhar um pouco das natas batidas (aproximadamente 1/3) e distribui por cima os morangos cortados em pedacinhos. Colocar segunda camada de bolo e humedece-la com o 1/3 do xarope. Cobrir todo o bolo com as restantes natas batidas (topo e laterais).

Derreter o chocolate em banho-maria.

Cortar uma tira de papel vegetal. A tira de papel vegetal deve ser um pouco mais alta (1cm) do que o bolo e o comprimento suficiente para envolver o bolo (para facilitar na altura de retirar o papel vegetal, deixar a tira um pouco mais comprida e dobrar o excedente para fora).
Espalhar o chocolate derretido sobre a tira de papel vegetal. (Não utilizei todo o chocolate, apenas o suficiente para cobrir homogeneamente a tira de papel vegetal)
Com cuidado colocar a tirar de papel vegetal à volta do bolo (com o papel vegetal para fora) e levar ao frigorífico até solidificar.
Quando o chocolate solidificar, retirar do frigorífico e com cuidado retirar o papel vegetal.
Decorar com os restantes morangos. Polvilhar com açúcar em pó.
* Para bater as natas bem firmes, colocar no congelador 20 minutos antes de utilizar.