terça-feira, 13 de março de 2012

Bolo de Coco

No último post, falei da minha nova rotina e como isso me afastou da minha cozinha. Os posts nos últimos tempos tem sido menos frequentes e apesar de não ter tanto tempo como antigamente, todos os domingos tenho feito um bolo e tenho tirado fotografias.

À espera de tempo e um pouco de inspiração estão receitas simplesmente deliciosas… uma delas era este lindo bolo de coco.



Esta receita é muito versátil e aqui no Baunilha já assumiu vários formatos: começando com o Bolo de Chocolate e Framboesas, passando pelo Bolo de Chocolate e Baunilha e pelo Bolo de Chocolate com Chantilly e Morangos…. Acho que não consigo escolher a versão que gostei mais, acho que todos os bolos ficaram lindos e deliciosos!


Esta versão com coco, resultou num bolo fresco e delicioso. As tirinhas de coco fresco tornam este bolo muito elegante e vistoso, uma excelente sugestão para decoração de bolos e cupcakes.

Obrigada a todos pelos emails e as minhas desculpas pela demora nas respostas. Mas todos, mesmo todos irão receber uma resposta. :-) Mais uma vez, muito obrigada.


Bolo de Coco
Ingredientes :5 ovos
160g de açúcar (80g + 80g)
1 colher de chá e açúcar baunilhado
60ml de leite
160g de farinha
1 colher de chá de fermento
1 pitadinha de sal.


Xarope:
50ml de leite
70ml de leite do coco
50g de açúcar
2 colheres de sopa de rum aromatizado de coco

Cobertura:
200ml de natas*
2 colheres de sopa de sumo de limão
100g de açúcar
1 colher de chá de açúcar baunilhado


Decoração:
1 coco

Preparação:
Pre-aquecer o forno a 180ºC. Untar duas formas redondas de 22 cm com manteiga, forrar o fundo das formas com papel vegetal também untado. Polvilhar com farinha.
Peneirar a farinha e o fermento. Reservar.
Com a batedeira na velocidade máxima bater as gemas, 80g de açúcar e leite até obter uma mistura fofa e espessa e volumosa (entre 7 a 9 minutos).

Numa taça à parte, juntar as claras e o sal e bater as claras em castelo. Quando estas começarem a espessar juntar aos poucos o restante açúcar (80g) e continuar a bater até ficarem firmes.

Juntar metade das claras à mistura das gemas e envolver suavemente (sem bater!) até ficar homogéneo. Posteriormente, juntar as restantes claras e envolver novamente.

Aos poucos juntar a mistura da farinha e continuar a envolver suavemente, até obter uma mistura homogénea. (certifique-se que no fundo da taça não existe farinha por incorporar).

Transferir a massa para as forma previamente preparadas e levar ao forno até estar cozido (teste do palito). Retirar do forno e com a ajuda de uma faca soltar lateralmente o bolo da forma. Desenformar e deixar arrefecer as duas camadas de bolo.

Xarope:
Num tachinho, misturar o leite e o açucar e levar ao lume até o açúcar dissolver. Retirar do lume e juntar o leite de coco e o rum e misturar. Deixar arrefecer antes de utilizar.

Cobertura:
Colocar as natas numa taça bem limpa e seca. Juntar às natas o sumo de limão e bate-las com a batedeira na velocidade máxima. Quando estas começarem a espessar, juntar aos poucos o açúcar e o açúcar baunilhado. Bater até ficar bem firme. Reservar no frigorífico até utilizar.

Montagem:
No prato de servir colocar uma camada de bolo e humedece-la com metade do xarope preparado. Espalhar um pouco das natas batidas (aproximadamente 1/3) , colocar segunda camada de bolo e humedece-la com o restante  xarope.

 Cobrir o bolo com as restantes natas batidas (topo e laterais). Decorar o bolo como tirinhas de coco.**

* Para bater as natas bem firmes, colocar no congelador 20 minutos antes de utilizar.
** Na altura de escolher o coco, certifique-se que este ainda contem liquido no seu interior. Comece por partir o coco e retirar a casca exterior. Lavar o coco e secar com papel absorvente. Com um descascador de legumes cortar o coco em tirinhas finas.