sexta-feira, 27 de Abril de 2012

Bolo de Baunilha e Morango

Existem bolos que nos conquistam logo com a sua aparência. Para mim, este é um deles :-) Fiquei rendida ao seu aspecto delicado e primaveril.

Este bolo não é apenas bonito, é também delicioso. Talvez um dos melhores que alguma vez fiz…  Um bolo de sabores suaves, com o creme de baunilha e os morangos a combinarem na perfeição.



Esta é a minha sugestão para o fim de semana, apesar da preparação ser um pouco longa, garanto que vale mesmo a pena.


Bolo de Baunilha e Morango

Ingredientes:
Bolo:
3 ovos
100g de açúcar
3 colheres de sopa de sumo de laranja
100g de farinha
2/3 colher de chá de fermento
1/2 colher de chá de açúcar baunilhado
1 pitadinha de sal

Creme:
3 gemas
300ml de leite
150g de açúcar
1 colher de chá de açúcar baunilhado
7 folhas de gelatina incolor
200ml de natas *
1 colher de sopa de sumo de limão
+/- 500g morangos **

Preparação:

Bolo:
Pre-aquecer o forno a 180ºC. Untar duas formas redondas de 20cm com manteiga, forrar o fundo das formas com papel vegetal também untado. Polvilhar com farinha.

Peneirar a farinha e o fermento. Reservar.

Com a batedeira na velocidade máxima bater as gemas, 50g de açúcar, o açúcar baunilhado e o sumo de laranja até obter uma mistura fofa e espessa e volumosa (entre 5 a 7 minutos).

Numa taça à parte, juntar as claras e o sal e bater as claras em castelo. Quando estas começarem a espessar juntar aos poucos o restante açúcar (50g) e continuar a bater até ficarem firmes.

Juntar metade das claras à mistura das gemas e envolver suavemente (sem bater!) até ficar homogéneo. Posteriormente, juntar as restantes claras e envolver novamente.

Aos poucos juntar a mistura da farinha e continuar a envolver suavemente, até obter uma mistura homogénea. (certifique-se que no fundo da taça não existe farinha por incorporar).

Transferir a massa para as forma previamente preparadas e levar ao forno até estar cozido (teste do palito no centro do bolo). Retirar do forno e com a ajuda de uma faca soltar lateralmente o bolo da forma. Desenformar e deixar arrefecer as duas camadas de bolo.
 

Creme de Baunilha:
Colocar o leite num tachinho e levar ao lume até ferver.

Numa taça, bater as gemas e o açúcar até obter uma mistura esbranquiçada e cremosa.


Colocar as folhas de gelatina de molho em água fria.

Quando o leite começar a ferver, retirar do lume. Juntar um pouco de leite à mistura das gemas e misturar bem com uma vara de arames. Posteriormente adicionar a mistura das gemas ao restante leite e voltar a levar ao lume (mexendo sempre). Deixar ferver durante 2 minutos até engrossar um pouco.

Retirar do lume e juntar as folhas de gelatina escorridas ao preparado. Mexer até a gelatina ficar completamente dissolvida (se necessário levar novamente ao lume, mas sem deixar ferver).

Com a batedeira, bater as natas com o sumo de limão, até ficarem bem firmes. Guardar no frigorífico até utilizar.
Quando o creme de baunilha se encontrar frio e a começar a solidificar (não deve ficar totalmente sólido …), envolver suavemente as natas batidas no creme.

Montagem:
Lavar bem os morangos, escorrer, retirar o pé e secar com cuidado em papel de cozinha. Cortar os morangos ao meio.

No prato de servir colocar um aro de semifrio de 20 cm de diâmetro (deve ter o mesmo tamanho que as camadas de bolo), posteriormente colocar uma camada de bolo dentro do aro. Dispor os morangos na lateral do aro. Cortar os morangos restantes em pedacinhos e envolver  no creme de baunilha. 

Com cuidado, colocar o creme de baunilha no aro de semifrio e levar ao frigorifíco até começar a solidificar. Posteriormente colocar a restante camada de bolo. Levar novamente ao frigorifico.
Levar ao frigorífico durante pelo menos 4 horas.

*Para bater as natas bem firmes, colocar no congelador 20 minutos antes de utilizar.
**A quantidade morangos pode variar um pouco consoante o tamanho dos morangos.  Escolha morangos de tamanho médio e com tamanho semelhante entre si.

quarta-feira, 11 de Abril de 2012

Charlotte de Morangos

A Primavera é sem dúvida a minha estação do ano preferida... Gosto especialmente dos dias cheios de sol,  deixam particularmente feliz e bem disposta. Foi num desses dias que fiz esta sobremesa, para finalizar um almoço entre família.

Uma sobremesa leve e fresca, para os dias bonitos da Primavera.:-)


Charlotte de Morangos
+/-200g de ladyfingers

Recheio:
250ml de morangos triturados (+/- 10 morangos grandes)
5 morangos grandes cortados aos pedaços
2 iogurtes naturais (2x120g)
6 folhas de gelatina incolor
3 colheres de sopa de água
200ml de natas*
150g de açúcar
1 colher de chá de açúcar baunilhado

Xarope:
2 colheres de sopa de açúcar
50ml de água
2 colheres de sopa de rum

Decoração:
morangos qb

Preparação:
Forrar com película aderente uma forma de charlotte (19cm de diâmetro e 9cm altura) com película aderente.

Xarope:
Misturar a água com o açúcar, levar ao lume até o açúcar ficar dissolvido. Retirar do lume e juntar o rum, misturar bem e deixar arrefecer.

Cortar as pontas dos biscoitos de forma a ficarem com a mesma altura que a forma. Reservar as pontas cortadas.

Com um pincel humedecer os palitos com o xarope preparado (não devem ficar demasiado  ensopados, senão não vão aguentar na vertical). Dispor os palitos na vertical, encostados uns aos outros, a toda a volta da forma.

Cortar os restantes palitos em cubinhos e juntar às com as pontas cortadas. Humedecer com o xarope e reservar.

Recheio:
Passar os morangos triturados por um passador de rede fina, para descartar as sementinhas e as partes sólidas restantes.

Colocar as folhas de gelatina de molho em água fria por alguns minutos.

Escorrer as folhas de gelatina e dissolve-la na água quente (3 colheres de sopa). Deixar arrefecer um pouco.

Numa taça juntar os iogurtes com os morangos triturados e misturar bem. Juntar aos poucos as folhas de gelatina derretidas e misturar bem (ajuda se utilizar uma vara de arames).

Colocar as natas numa taça bem limpa e seca. Juntar às natas o sumo de limão e bate-las com a batedeira na velocidade máxima. Quando estas começarem a espessar, juntar aos poucos o açúcar e o açúcar baunilhado. Bater até ficar bem firme.

Envolver suavemente as natas na mistura dos iogurtes, até obter uma mistura homogénea.

Colocar 1/3 do creme na forma, colocar por cima morangos cortados aos pedacinhos e alguns cubos de palitos la reine. Cobrir com mais um pouco de creme, por cima dispor as restantes morangos e alguns cubos de palitos. Finalmente cobrir com o restante creme. É importante que o recheio da charlotte fique com a mesma altura do que os palitos dispostos na vertical, faça uma camada com cubos de palitos até ficar com a mesma altura.

Levar ao frigorifico durante algumas horas até solidificar (3 a 4 horas).

Na altura de servir, desenforme a charlotte para um prato e com cuidado retire a película aderente.
Decorar com morango.

* Para bater as natas bem firmes, colocar no congelador 20 minutos antes de utilizar.