segunda-feira, 30 de Julho de 2012

Cupcake Gigante


Quando comprei esta forma, sabia perfeitamente que ela ia fazer as delícias da minha irmã…um cupcake em tamanho XL …Mas a verdade é que este bolo também fez as delícias dos mais crescidos. :-)

Um bolo muito feminino, cheio de confetis e florinhas. Ideal para uma festa de aniversário, em que de certeza vai roubar todas as atenções.
 


Ao contrário do que possa parecer, é um bolo fácil de fácil execução, apenas é necessário: uma forma de cupcake gigante, um saco de pasteleiro e claro está, um pouco de paciência. Depois é só decorar a gosto, podem ser utilizadas pintarolas, gomas coloridas, velinhas…


Para a massa do bolo escolhi fazer metade do cupcake de chocolate e a outra metade de baunilha. No entanto, cupcake pode ser feito todo de chocolate ou todo de baunilha....
 


Cupcake Gigante

Ingredientes:
Base do Cupcake:
1 receita de Bolo de Chocolate (pode ser utilizada esta receita)

Topo do Cupcake:
1 receita de Bolo de Baunilha (pode ser utlizada esta receita)

Xarope:
130ml de água
2 colheres de sopa de açúcar
3 colheres de sopa de rum

Cobertura:
200ml de natas*
1 colheres de sopa de sumo de limão
100g de açúcar
1 colher de chá de açúcar baunilhado
 

Decoração:
Flores de açúcar

Preparação:
Uma vez que as partes do cupcake têm tempos de cozedura diferentes, recomendo que prepare e leve ao forno uma delas e posteriormente prepare e leve a cozer a outra.

 

Base do Cupcake:
Pre-aquecer o forno a 180º. Untar com manteiga a forma e forrar apenas o fundo com papel vegetal também untado com manteiga. Polvilhar com farinha.

Preparar a massa do bolo de chocolate, colocar na forma e levar ao forno. Quando o bolo ficar cozido (teste do palito no centro do bolo), retirar do forno desenformar para um prato. Retirar o papel vegetal e deixar arrefecer.

Topo do Cupcake:
Pre-aquecer o forno a 180º. Untar com manteiga a forma (apenas a parte do topo do cupcake) e polvilhar com farinha.

Preparar a massa do bolo de baunilha, colocar na forma e levar ao forno. Quando o bolo ficar cozido (teste do palito no centro do bolo), retirar do forno.

Com cuidado e com ajuda de uma faca, soltar o bolo da forma e desenformar para um prato. Deixar arrefecer.

Xarope:
Num tachinho, misturar a água com o açúcar e levar ao lume até o açúcar dissolver. Retirar do lume e juntar o rum e misturar.

Deixar arrefecer completamente antes de utilizar.

Cobertura:
Colocar as natas numa taça bem limpa e seca.

Juntar às natas o sumo de limão e bate-las com a batedeira na velocidade máxima. Quando estas começarem a espessar, juntar aos poucos o açúcar e o açúcar baunilhado. Bater até ficar bem firme.

Reservar no frigorífico até utilizar.

Montagem:
No prato de servir, colocar a base do cupcake (bolo de chocolate) e pincelar com metade do xarope preparado.

Espalhar um pouco da cobertura (aproximadamente 3 colheres de sopa) no topo da base do cupcake. Por cima, colocar o topo do cupcake (bolo de baunilha) e pincelar com o restante xarope.

Colocar a restante cobertura num saco de pasteleiro e decorar parte de cima do cupcake. Decorar a gosto.

Levar ao frigorifico até a altura de servir.


* Para bater as natas bem firmes, colocar no congelador 20 minutos antes de utilizar.