segunda-feira, 2 de junho de 2014

Semifrio de Morango


Gosto dos dias de Primavera, adoro a luz e o verde que inunda a paisagem. Com a Primavera chegam um dos meus frutos preferidos: os morangos. 

O Baunilha reflete bem a minha paixão por estes pequenos frutos, adoro fazer sobremesas com eles e ao pesquisar pelas receitas que publiquei nos últimos anos encontro tartes, tartelettes, cheesecakes, bolos, panna cotta.


A receita escolhida de hoje foi um semifrio. A base é feita com bolo amêndoa que humedeci com um xarope de rum. Esta base fica leve e húmida, o que combina muito bem com o creme suave de morangos.

Uma receita muito primaveril e delicada. Se partilha comigo a "paixão" pelos morangos, não deixe de experimentar esta receita.

Espero que gostem!

Semifrio de Morango:
Genoise de Amêndoa
3 ovos à temperatura ambiente
110g de açúcar
20g de manteiga
25g da amêndoas moídas
110g de farinha
1 colher de chá de fermento

Xarope:
100ml de água
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de sopa de rum

Creme de Morango:
+/-200g de morangos*

270g de morangos (pesados já arranjados)
200ml de natas**
1+1/2 colheres de sopa de sumo de limão
2 iogurtes naturais (2*120g)
130g de açúcar
1 colher chá de açúcar baunilhado
6 folhas de gelatina incolor

Preparação:

Genoise de Amêndoa:

Pre-aquecer o forno a 180º C.
Forrar o fundo de uma forma redonda de 22cm, com papel vegetal e untar a forma com manteiga.

Derreter a manteiga e deixar arrefecer.

Numa taça resistente ao calor, colocar os ovos e o açúcar. Levar a aquecer em banho maria até o açúcar ficar dissolvido (aproximadamente 2 minutos). Retirar a taça do banho maria e com uma vara de arames elétrica (ou batedeira) bater durante 5 minutos até obter uma mistura com o triplo do volume e espessa.

Peneirar a farinha com o fermento. Delicadamente com uma espátula envolver a farinha e as amêndoas moídas na mistura dos ovos. Posteriormente envolver a manteiga até obter uma mistura homogénea.

Colocar a massa na forma previamente preparada e levar ao forno até estar cozido (teste do palito no centro do bolo). Se necessário, durante a cozedura tapar com uma folha de alumínio.

Retirar o bolo do forno e deixar arrefecer um pouco antes de desenformar.

Xarope :
Num tachinho, misturar a água com o açúcar e levar ao lume até o açúcar dissolver completamente. Retirar do lume e juntar o rum. Deixar arrefecer antes de utilizar.

Montagem:
Lavar bem os morangos, escorrer, retirar o pé e secar com cuidado em papel de cozinha. Cortar os morangos ao meio.

No prato de servir colocar um aro de semifrio de 22 cm de diâmetro (deve ter o mesmo tamanho que as camadas de bolo), posteriormente colocar uma camada de bolo dentro do aro. 

Dispor os morangos na lateral do aro. Preparar o recheio de morango.

Recheio de Morango:
Triturar os morangos com 1/2 colher sopa de sumo de limão. Passar os morangos triturados por um passador de rede fina.

Colocar as natas, numa taça bem limpa e seca. Juntar às natas o sumo de limão e bate-las com a batedeira na velocidade máxima. Quando estas começarem a espessar, juntar aos poucos o açúcar. Bater até ficar bem firme.  

Juntar às natas, os iogurtes e os morangos triturados e envolver suavemente com uma vara de arames.

Colocar as folhas de gelatina de molho em água fria (devem ficar completamente hidratadas).  Escorrer as folhas de gelatina e dissolve-las em 2 colheres de sopa de água quente. Deixar arrefecer um pouco.

Dissolver um pouco da mistura das natas na gelatina. Posteriormente, juntar a gelatina à mistura das natas. Envolver muito bem com uma vara de arames.

Levar o creme de morangos ao frigorífico, até começar a prender (sem deixar solidificar totalmente).

Colocar o recheio de morango no aro do semifrio e levar ao frigorifico até solificar.

*A quantidade morangos pode variar um pouco consoante o tamanho dos morangos.  Escolha morangos de tamanho médio e com tamanho semelhante entre si. Pesei os morangos depois de arranjados.
**Para bater as natas bem firmes, colocar no congelador 20 minutos antes de utilizar.