quarta-feira, 20 de maio de 2009

Bolinhos de Cereja e Amêndoa

Os dias tem passado demasiado rápido, nesta altura do semestre o trabalho da faculdade aumenta e pouco tempo sobra (ou não sobra mesmo nenhum … ) para os “tachos”. Finalmente consegui arranjar um tempinho para escrever .


No inicio do mês, apanhamos as primeiras cerejas no nosso pomar, pelas quais o meu pai esperava ansiosamente (quem o conhece bem, sabe que ansiosamente, talvez seja uma descrição ligeira…). Mas não era o único… os pássaros também esperavam pelo mesmo, por isso, as nossas cerejeiras foram “enfeitadas” com toda a espécie de objectos brilhantes e barulhentos, para assustar os mais atrevidos.


Quando finalmente a primeira árvore ficou madura, toda a gente foi recrutada, para a apanhar. Tornando a nossa tarde de Domingo bastante divertida. No fim, estávamos exaustos e com uma valente dor de costas, mas com muitas cerejas apanhadas :-)


Claro está, que me coloquei logo a imaginar o destino, que as primeiras cerejas teriam … E quando vi esta receita, achei que era a receita perfeita, para dar as boas vindas, à época das cerejas!

Estes bolinhos, que se devoram em duas dentadas, são incrivelmente viciantes. Apesar de não ser uma combinação muito usual, a amêndoa e a cereja resultou na perfeição. Uma receita a repetir mais vezes.


Bolinhos de Cereja e Amêndoa
Receita adaptada do blog Fresh from the Oven

Ingredientes: (25 bolinhos pequenos)
120g de manteiga derretida
240g de farinha
1 + 1/2 colher de chá de fermento
160g de amêndoas trituradas finamente
280g de açúcar
2 colheres de chá de açúcar baunilhado
6 claras de ovos
5 colheres de sopa de whisky
1 pitadinha de sal
25 cerejas com pé

Preparação:
Pre-aquecer o forno a 180ºC. Untar as forminhas pequenas * com manteiga e polvilhar com farinha.

Derreter a manteiga em lume brando. Quando esta começar a adquirir um tom castanho claro, retirar do lume e deixar arrefecer.

Em seco, misturar a farinha, o fermento, as amêndoas trituradas, o açúcar, o sal e o açúcar baunilhado. Juntas as claras e o whisky, misturar bem. Adicionar manteiga e misturar até obter uma mistura homogénea. Deixar a massa repousar 15/20 minutos

Colocar uma colher de chá de massa em cada forminha (a forminha deve ficar com meia de massa). Colocar uma cereja ao centro da forminha, de forma a que metade fique de fora da massa).

Levar ao forno até cozer. (teste do palito no centro do bolinho) Se necessário, durante a cozedura, tapar com uma folha de alumínio.

Retirar do forno .Com ajuda de uma faca soltar a parte lateral do bolinho e desenformar com cuidado.

Servir frio.

*Utilize as forminhas mais pequenas que tiver.