segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Bolo de Aniversário para uma Princesa

A minha irmã ocupa um lugar muito especial no meu coração. Adoro o seu sentido de humor, as suas tontices, o seu jeito meigo e doce... A verdade é que não consigo imaginar a minha vida sem ela, ela torna a minha vida muito mais cor-de-rosa. :-)

Este semana a minha irmã fez anos, como já é tradição, sou eu que faço os bolinhos de aniversário cá de casa. Mostrei-lhe várias fotografias de bolos de aniversário… mas os seus olhinhos não saíam de um bolo coberto com gomas. Estava escolhida a decoração!


O bolo ficou lindo, infelizmente as fotografias foram tiradas à presa e não retratam totalmente a sua beleza. Acho que nenhuma criança consegue resistir a um bolo assim.. Muitas gomas,pintarolas e confetis. Muita cor e alegria. A minha irmã adorou!

A massa do bolo que escolhi foi a do Bolo Tiramisu (deliciosa e infalível!). Mas desta vez recheei com ananás e não utilizei queijo creme. Resultou um bolinho fresco e muito agradável!


Bolo de Ananás

Ingredientes:
Bolo:
4 ovos
4 colheres de sopa de água quente
240g de açúcar
1 colher de chá de açúcar baunilhado
100g de farinha
100g de maisena
1 + ½ colher chá de fermento

Xarope:
150ml de sumo de ananás*
2 colheres de sopa de rum (opcional)

Cobertura:
200ml de natas**
1 colher de sopa de sumo de limão
100g de açúcar
1 colher de chá de açúcar baunilhado
1 colher de sopa de rum (opcional)

4 rodelas de ananás enlatado

Decoração:
Gomas qb.****
Confetis qb.
pintarolas qb.

Preparação:
Bolo:

Pre-aquecer o forno a 180º. Untar duas formas*** de 20 cm com manteiga e forrar o fundo com papel vegetal também untado com manteiga. Polvilhar com farinha.

Com a batedeira eléctrica na velocidade máxima, bater os ovos com a água quente (durante 2 minutos), até a mistura ficar espessa e com espuma. Adicionar o açúcar e o açúcar baunilhado, bater continuamente durante 3 minutos. Com a batedeira na velocidade mais baixa, juntar a farinha, a maisena e o fermento em pó, até obter uma massa fofa.

Transferir a massa para as forma previamente preparadas e levar ao forno até estar cozido (teste do palito). Retirar do forno e com a ajuda de uma faca soltar lateralmente o bolo da forma. Desenformar e deixar arrefecer as duas camadas.

Xarope:
Misturar o sumo de ananás com o rum. Reservar.

Cobertura:
Colocar as natas numa taça bem limpa e seca. Juntar às natas o sumo de limão e bate-las com a batedeira na velocidade máxima. Quando estas começarem a espessar, juntar aos poucos o açúcar. Bater até ficar bem firme. Adicionar o rum e envolver suavemente. Reservar no frigorífico até utilizar.

Montagem:
No prato de servir colocar uma camada de bolo e humedece-la com metade do xarope preparado.

Escorrer as rodelas de ananás e triturar grosseiramente. Juntar 3 colheres de sopa das natas batidas do açúcar ao ananás e misturar bem. Distribuir homogeneamente a mistura do ananás por cima da camada do bolo.Posteriormente colocar segunda camada de bolo e humedece-la com o xarope restante.

Cobrir com a cobertura e levar ao frigorifico. Na altura de servir, decorar com as gomas, pintarolas.

* Utilizei ananás enlatado em sumo de ananás por isso aproveitei essa calda.
**Para bater as natas bem firmes, colocar no congelador 20 minutos antes de utilizar
***Se não conseguir colocar as duas formas, ao mesmo tempo no forno, primeiro prepare metade da receita e leve ao forno até ficar cozido, posteriormente prepare a segunda camada.



50 comentários:

  1. Que fofurinha!!!As minhas princesinhas também adoraram este bolinho e só o viram, se o comessem deliravam...

    Bjokas
    Rita

    ResponderEliminar
  2. Ficou lindo! Imagino mesmo a alegria da irmã. :))
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. FICOU MESMO LINDO , O SONHO DE MUITAS MENINAS.
    BJ

    ResponderEliminar
  4. ficou muito bonito parabens para a mana e para ti tb pois o bolo esta muito bonito beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Que lindo bolinho, a tua irmã teve razões para adorar :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Quem resiste a um bolo assim?! Ficou lindo... Parabens a ti e à mana.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Bem doce! A minha Bárbara ia adorar - já roubei a idea :)
    Beijocas
    Paula

    ResponderEliminar
  8. O bolo está lindo! Parabéns às duas...
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Imagino a alegria da tua irmã, até eu ficava toda feliz com um bolo desses...lindo lindo....bjokitas

    ResponderEliminar
  10. Olá,
    Ficou maravilhoso o teu bolo e de certeza que a tua mana adorou, parabéns pelas mãos maravilhosas que tens para estes bolinhos e não só, obrigada pelas tuas partilhas, já fiz algumas das tuas receitas e toda a família adorou.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. O bolo ficou lindo! Adorei a decoração!

    ResponderEliminar
  12. Ficou,maravihoso+a sua capacidade de arte para atingir tudo o que vc senti por sua irmã fez deste bolo o mais adorado dos bolos!!Bjs

    ResponderEliminar
  13. O bolo está um primor!
    Tenho aqui uma menina que adora tudo o que seja cor-de-rosa e Kittys, vai adorar esta sugestão!

    ResponderEliminar
  14. Que lindo. Está um amor. EU queria um bolo assim. Bjs e Parabéns!! :D

    ResponderEliminar
  15. Ficou lindissimo amiga! A tua irmã deve de ter delirado...eh eh!
    Beijinhos e muitos parabéns!

    ResponderEliminar
  16. Lindo, lindo, lindo, um bolo perfeito.

    Beijinhos e obrigada pela partilha!!

    ResponderEliminar
  17. Que maravilha!!! lindo demais!!!
    Eu ja passei os 40, mas queria um bolo assim para o meu aniversario...
    fiquei com agua na boca.....
    Parabéns!!!

    ResponderEliminar
  18. Nossa...até nos grandinhas adoramos a decoração...imagine uma criança...ficou muito lindo...adorei!!!E o bolo tiramisu...ficou lindo,me deu água na boca...

    Beijinhos

    http://viramexeefaz.blogspot.com

    Sharon

    ResponderEliminar
  19. Que lindo! Sua irmã deve ter adorado, hein. Bjos

    ResponderEliminar
  20. OMG!
    simplesmente fantástico :D

    xoxo*
    http://www.ivaniadiamond.com/

    ResponderEliminar
  21. Que sonho de bolo! Um trabalho fantástico! Parabéns... a ti e à tua mana :)

    ResponderEliminar
  22. Olá!!

    Que lindo bolo, faz a alegria de qualquer criança!! Colorido, cheio de jujubas(gomas)! Parabéns pela arte rsrs!!Bjs. http://degustarleresonhar.blogspot.com

    ResponderEliminar
  23. Que fantastico.. ficou mesmo lindo! parabéns á tua irmã e a ti tb por essa obra de arte. beijos

    ResponderEliminar
  24. O bolo está lindo, com certeza o sabor, dos melhores!!!
    Parabéns !!!!
    Apareça no meu blog, ficarei feliz com a tua visita. Tem relatos de viagens...
    abs,

    ResponderEliminar
  25. Ficou a coisa mais fofa do mundo *-*
    Tenho uma priminha que irá fazer 7 anos, vou ver se faço uma coisa parecida para ela... até agora essa foi a melhor ideia!

    ResponderEliminar
  26. Obrigada a todos os que deixaram comentários :-)

    ResponderEliminar
  27. Parabens para a princesa e tb para a dona do bolo,este é 1 delicia no verão...a decoração não podia ser melhor.Bjss

    ResponderEliminar
  28. Parabéns à mana e a ti por este bolo lindíssimo :D
    (PS. Adoro bolo de ananás!!!) bjinho*

    ResponderEliminar
  29. Menina, que coisa mais linda. Minha filha adorou e pediu para eu anotar a receita para o aniversário dela.. só que como o niver é em abril, quer trocar a hello kit por um coelho, rs.. Beijos

    ResponderEliminar
  30. Um bolo de princesa mesmo! As cores, as formas e a disposição das gomas resultaram muito bem. E as fotos mostram bem isso :)
    Um beijinho
    Teresa

    ResponderEliminar
  31. Que foura .. ficou lindo de viver ... Digno mesmo de uma linda princesa ...

    ResponderEliminar
  32. Mas que coisa linda!... és uma artista;)
    babette

    ResponderEliminar
  33. Che torta bellissima e golosissima!!!
    Ti seguo e se ti fa piacere passa a trovarmi.
    A presto

    ResponderEliminar
  34. Faz bolos magníficos e deliciosos!
    Adorei todo o blog, irei seguir com certeza!

    Obrigada pela partilha! :)

    ResponderEliminar
  35. Que lindo, adoreiii!

    Beijão,
    Alessandra
    http://cozinhadaleca.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  36. Olá Andreia :)

    Que bolo tão bonito, muitos parabéns! Ficou realmente muito vistoso e de certeza que o sabor não ficou nada atrás!
    Queria só fazer uma pergunta: em vez de cozer em duas formas redondas, não é possível cozer numa única e, depois, cortar ao meio e rechear normalmente?

    Beijinho, Maria

    ResponderEliminar
  37. Obrigada a todos pelos comentários :-)

    Maria,
    Pode utilizar em vez de duas formas, apenas uma forma e posteriormente cortar ao meio e rechear. Eu já fiz apenas com uma forma, contudo, gosto mais de utilizar duas formas, porque acho que os resultados não são bem iguais. Acho que o bolo em duas formas fica mais fofinho e menos seco.

    Espero ter ajudado
    Beijinhos
    Andreia

    ResponderEliminar
  38. Hoje é o dia de aniversário da minha irmã mais nova (que já faz 14 aninhos!) e eu fiquei responsável por fazer o bolo. A escolha foi muito fácil: eu sabia que ela não poderia resistir a um bolo fofo de ananás, tão belo como o seu...
    Só tenho a dizer que o bolo é realmente fantástico! Todos adoraram a sua textura, o seu sabor e a sua aparência (apesar de não ter ficado tão perfeito como o seu!). Uma vez que o meu forno não tem dimensão suficiente para duas formas em simultâneo, segui a sua recomendação e preparei primeiro metade da receita e só depois o resto. Funcionou perfeitamente!!!
    Muito obrigada pela ótima sugestão e votos de um Natal muito feliz e um Ano Novo muito, muito doce :D

    Beijinhos, Maria

    ResponderEliminar
  39. Adorei o bolo e a minha filha já o escolheu para o aniversário que é breve. Só tenho uma questão, onde posso comprar uma Kitty semelhante à que utilizou para decorar o bolo? Obrigada. Maria

    ResponderEliminar
  40. Mais uma vz, agradeço todos os comentários deixados :-)

    Olá Maria,
    Comprei esta Kitty no Continente. Também vi recentemente à venda no Modelo, na zona das gomas e doces. Espero que a sua filha goste do bolinho.

    Beijinhos
    Andreia

    ResponderEliminar
  41. Olá,

    Experimentei fazer o bolo com farinha com fermento e não adicionei mais fermento e o bolo não cresceu. Deveria ter utilizado farinha sem fermento ?

    ResponderEliminar
  42. Olá Fátima,
    Nas receitas utilizo sempre farinha com fermento e adiciono a quantidade de fermento indicada na receita. Acho que a quantidade de fermento da farinha já com fermento, não é suficiente para os bolos crescerem.
    Espero ter ajudado.
    Beijinhos
    Andreia

    ResponderEliminar
  43. Obrigada Andreia.
    Esqueci-me de dizer que apesar de não ter crescido, o bolo ficou muito saboroso.
    Bjs,
    Fátima

    ResponderEliminar