terça-feira, 29 de novembro de 2011

O 4º Aniversário – Bolo de Chocolate e Baunilha

Novembro é um mês repleto de aniversários: no inicio do mês fiz 27 anos, pouco tempo depois o meu avó completou 86, seguido pelo Baunilha que completou 4 anos (muito doces) de existência e no último dia do mês ainda temos mais um... Como devem imaginar não faltou/nem vai faltar bolo em nenhuma destas datas :-)

Lembro-me da noite em que decidi criar o Baunilha, depois de visitar uns quantos blogs, achei que devia criar o meu.


Tudo parecia fazer sentido na minha cabeça, o que eu nunca imaginei era que não ia ser tão fácil quanto isso. Quando tirei as primeiras fotografias e vi o resultado final, quase que desisti, percebi então que se eu queria ter um blogue de culinária como tinha imaginado, tinha que aprender muito… E a verdade é que aprendi e continuo a aprender.

Apesar de já ter passado 4 anos continuo a adorar o que faço. Adoro escolher as receitas, fazer os bolos, tirar as fotografias, escrever os posts e a cereja no topo do bolo são os e-mails e os comentários que recebo. Aproveito esta ocasião para agradecer a todos os que dedicam um bocadinho do seu tempo a escrever um comentário. O meu muito obrigada!

Finalmente a receita…


Queria uma receita especial para celebrar os 4 aninhos do Baunilha. Queria algo visualmente bonito e diferente. Decidi arriscar fazer um bolo com riscas verticais.

Achei que ia ser bastante mais complicado, do que na realidade foi… Talvez seja ligeiramente mais trabalhoso do que um bolo de camadas, mas não se deixe intimidar com o tamanho da receita, porque o resultado final é lindo!

Um bolo fofo, leve e delicioso. Sem dúvida à altura da ocasião :-)

Bolo de Chocolate e Baunilha
Bolo de Baunilha
3 ovos
100g de açúcar
1 colher de açúcar baunilhado
100g de farinha
1 colher de chá de fermento
30ml de leite

Bolo de Chocolate
3 ovos
100g de açúcar
80g de farinha
20g de chocolate em pó
1 colher de chá de fermento
30 ml de leite

Cobertura:
300ml de natas
2 colheres de sopa de limão
150g açúcar
1 colher de açúcar baunilhado

2+1/2 colheres de sopa de Malibu (pode ser substituído por outro licor da gosto, rum, ou mesmo leite aromatizado com um pouco de baunilha)
20g de coco ralado
framboesas qb.

Preparação:
Bolo de Baunilha:
Pre-aquecer o forno a 180ºC. Untar um tabuleiro rectangular de 25 x 30 cm com manteiga, forrar o fundo das formas com papel vegetal também untado. Polvilhar com farinha.

Peneirar a farinha e o fermento. Reservar.

Com a batedeira na velocidade máxima bater as gemas, 50g de açúcar, o açúcar baunilhado e o leite até obter uma mistura fofa, espessa e volumosa (entre 7 a 10 minutos).

Numa taça à parte, juntar as claras e o sal e bater as claras em castelo. Quando estas começarem a espessar juntar aos poucos o restante açúcar (50g) e continuar a bater até ficarem firmes.

Juntar metade das claras à mistura das gemas e envolver suavemente (sem bater!) até ficar homogéneo. Posteriormente, juntar as restantes claras e envolver novamente.Aos poucos juntar a mistura da farinha e continuar a envolver suavemente, até obter uma mistura homogénea. (certifique-se que no fundo da taça não existe farinha por incorporar).

Transferir a massa para o tabuleiro previamente preparado, com a ajuda de uma espátula espalhar a massa. Levar ao forno até estar cozido (teste do palito). Retirar do forno, com a ajuda do papel vegetal retirar o bolo da forma e deixar arrefecer.

Bolo de Chocolate:
Peneirar o chocolate em pó com a farinha e o fermento. Proceder de forma igual ao bolo de baunilha.

Cobertura:
Colocar as natas numa taça bem limpa e seca.

Juntar às natas o sumo de limão e bate-las com a batedeira na velocidade máxima. Quando estas começarem a espessar, juntar aos poucos o açúcar e o açúcar baunilhado. Bater até ficar bem firme. Reservar no frigorífico até utilizar.

Montagem:
Aparar as pontas de bolo e cortar o bolo de chocolate em tiras com aproximadamente 5 cm de largura** (obtive 5 tiras de 5 x 25 cm). Repetir o procedimento para o bolo de Baunilha.

Com um pincel humedecer os bolos como Malibu. Espalhar por cima das tiras de bolo, uma fina camada de natas batidas (aproximadamente 3 colheres de sopa por cima de cada bolo). Polvilhar com o coco ralado.

No prato de servir, começar por enrolar uma tira de chocolate (a parte do creme deve ficar para dentro e deve enrolar de forma a que não fique espaço vazio no centro do bolo).



Enrolar uma tira de bolo de baunilha (a tira de bolo de deve começar no sítio onde acabou a anterior, evitando deixar espaços vazios no interior do bolo) , repetir o procedimento para outra tira de bolo baunilha. Posteriormente repetir o processo para 2 tiras de bolo de chocolate, seguidas por 3 tiras de bolo de baunilha e terminar com 2 tiras de chocolate.



Cobrir o bolo com chantilly, reservando um pouco para a decoração.

Colocar o chantilly reservado num saco de pasteleiro e decorar o topo do bolo a gosto. Levar ao frigorífico até a altura de servir. Na altura de servir decorar com framboesas frescas e polvilhar com açúcar em pó.

* Para bater as natas bem firmes, colocar no congelador 20 minutos antes de utilizar.
** É muito importante que todas as tiras tenham aproximadamente a mesma largura. Facilita cortar uma tira de papel com a largura pretendida, colocar em cima do bolo e cortar uma tira de bolo com o mesmo tamanho.

53 comentários:

  1. Parabéns a todos os aniversariantes.
    Votos de muitos anos e felicidades.

    O bolo está perfeito e lindo.
    Gostei muito.


    http://asvezescozinheira.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabéns.. ficou lindo o bolo adorei a originalidade! Muito bom mesmo! beijos

    ResponderEliminar
  3. Andreia, gostaria de te dar os parabéns pelo blog, pelas restantes datas e, sobretudo, pelos grandes momentos de inspiração e beleza que aqui nos trazes. Percebo perfeitamente quando dizes que nem tudo é tão simples à partida, a começar pelas fotos que muitas vezes nos desmotivam pois insistem em não deixar transparecer a real beleza daquilo que preparámos com tanto carinho. Mas tu conseguiste! Tens um blog lindo, repleto de fotografias hiper tentadoras. Relativamente a este bolo, é tão original quanto delicioso deverá ser :) Parabéns e continua o excelente trabalho :) Um grande beijinho, Sofia (PS- sei que deixei algures um comentário em que te oferecia a "antiga" receita do bolo de vinagre, mas como não me recordo em qual...ups!, se a quiseres, por favor responde novamente por aqui.)

    ResponderEliminar
  4. Um bolo espectacular para o aniversário de um blog maravilhoso e inspirador. Beijinhos e muitos parabéns!

    ResponderEliminar
  5. Bom dia, tenho uma duvida, onde entra: 2+1/2 colheres de sopa de Malibu (pode ser substituído por outro licor da gosto, rum, ou mesmo leite aromatizado com um pouco de baunilha), na confeção não vi nehuma indicação. Obrigada

    ResponderEliminar
  6. Obrigada a todos os que deixaram comentários :-)

    Olá,
    Tem toda a razão, esqueci-me de referir na receita (já corrigi!). O malibu serve para humedecer um pouco o bolo.
    Beijinhos e obrigada
    Andreia

    ResponderEliminar
  7. Obrigada Andreia :-)
    Parabens!

    ResponderEliminar
  8. Muitos Parabéns por todas as comemorações!
    O efeito deste bolo é mesmo fantástico, já tinha visto um vídeo num blog de culinária brasileiro em que ensinavam a fazer o efeito e realmente é muito fácil!

    ResponderEliminar
  9. Parabéns pelo teu aniversário! :)
    E Parabéns pelos 4 anos do blogue.
    Tens feito um trabalho fantástico e este bolo está muito bonito. Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Parabéns pelo blog e parabéns pelo bolo, além de lindo parece-me delicioso! Se não houvesse um ecran entre nós já levava uma fatia para a sobremesa do meu almoço!

    ResponderEliminar
  11. Múltiplos Parabéns!
    O bolo está sensacional!! Fica diferente, original e ainda por cima tem um ar super apetitoso.
    Bjs*

    ResponderEliminar
  12. Muitos parabéns pelo 4º aniversário do blog.
    Quanto ao bolo, ficou simplesmente fantástico.
    Beijinhos
    Belinha
    Mundo das Receitas
    http://mundodasreceitas.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  13. Parabéns Andreia,

    Este é um blog de referência, sempre com sugestões deliciosas!!

    ResponderEliminar
  14. Parabéns por todos estes aniversários e pelo bolo. Lindo!
    É muito bom saber que continuas com vontade de te desafiares e fazeres sempre melhor. é isso mesmo que nos faz melhorar e dá vontade de voltar.
    bjs

    ResponderEliminar
  15. Um bolo fantástico e original, optimo e à altura desta comemoração. Parabéns e que venham muitos mais, obrigada por todas as partilhas e pelo blogue lindo e inspirador e que nos faz sempre querer voltar...

    beijinhos!

    ResponderEliminar
  16. Andreia, os meus sinceros parabéns! Já disse que o seu blog era um dos meus favoritos. E é uma pura verdade! E sempre vai ser. Quando o vi pela primeira vez eu não consegui sair, estava a ver cada a página, juro! Adoro as suas receitas de semifrios, de charlottes, de cada bolo que você fez! E o seu estilo de fotografia sempre encanta-me muito! Muito obrigada pelo seu blog lindo! Desejo a você tudo de bom, muita inspiração em doçaria e em tudo o resto!
    O bolo é fantastico! Lindissimo e muito gostoso, sem dúvida!
    Muito obrigada, Andreia!
    Beijinhos***

    ResponderEliminar
  17. Tentador como sempre! Um doce parabéns para ti :)

    ResponderEliminar
  18. Andreia, acompanho sempre o seu blog daqui de terras brasileiras, mas acho que nunca comentei. Achei hoje uma situação oportuna para lhe dar os parabéns e te agradecer por manter esses espaço sempre tão bonito e saboroso. Ah, e o bolo ficou divino!

    Beijos!

    ResponderEliminar
  19. Que bonitoooo! Menudo trabajo de ingeniería has hecho. Se me hace la boca agua!

    ResponderEliminar
  20. Parabens pelo blog. Acompanho o seu blog á bastante tempo, mas habitualmente nunca deixei um comentário, mas hoje não podia deixar um branco um dia tão especial. Parabens pelo blog e por todas as receitas que tem aqui deixado ao longo dos anos, são receitas fabulosas e com fotos lindas. Sempre que aqui venho fico com uma vontade enorme de comer uma fatia de uma das iguarias que por aqui aparecem. Parabens pelo excelente trabalho. Bjs

    Helena Oliveira - Montijo

    ResponderEliminar
  21. parabens e que venham mais uns o teu bolo menina esta super * 5adorei o passo obrigada por apartilha beijinhos e muitos parabens

    ResponderEliminar
  22. Um excelente bolo e um excelente blog :) Muitos parabéns !

    ResponderEliminar
  23. Para este excelente blog, um bolo fantástico para comemorar.
    Parabéns.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  24. boa noite,meus parabens o bolo fico lindo.

    ResponderEliminar
  25. Muitos parabéns pelo seu blog , para mim dos melhores que se vê por aqui, os bolos são fantásticos e as fotos absolutamente fabulosas, lindas; adoro vir aqui visitar; merecia um livro :) bjinhos

    ResponderEliminar
  26. Oi querida,parabéns pelo blog,por todas as outras datas e pessoas queridas e pelo bolo que está lindo e super delicado,uma graça,deve ter ficado também muito gostoso...parabéns!!!

    Beijinhos

    http://viramexeefaz.blogspot.com
    Sharon

    ResponderEliminar
  27. Parabéns por mais um ano de maravilhosas sugestões...
    Que venham mais...nós agradecemos... ;)
    E este bolo está simplesmente perfeito...
    Obrigado por partilhares...
    Beijinhos e bom resto de semana...

    ResponderEliminar
  28. Olá Andreia, desde o início do teu blog que tenho acompanhado a tua evolução, começaste timida e aos poucos e poucos foste surpreendendo com as tuas receitas fantásticas, que me tiram do sério a cada foto que vejo e que me deixam a babar a qualquer hora do dia. Parabéns pelas tuas qualidades e receitas que inspiram o meu dia a dia. Daniela Basílio

    ResponderEliminar
  29. Oi Andreia, que bom excelente! Já anotei aqui e vou tentar fazer também, rsrs. Um óptimo dia para ti. Beijinhos

    ResponderEliminar
  30. Nossa, parabéns!!! Pelo aniversário e pela criatividade. Com essa sugestão me deu várias idéias de combinações. Adorei. Bjs.

    ResponderEliminar
  31. Meus parabéns muitas felicidades e descobertas , esse bolo ficou lindo como todas as receitas que posta ! Bjs

    Adoro seu blog ! Didiane

    ResponderEliminar
  32. bom dia Andreia...costumo dizer que a sensibilidade é para poucos e a emoção pertence a todos...portanto, parabéns pelos quatro anos e que venham muitos mais pela frente, sempre com a sua qualidade e simpatia...abraços...

    ResponderEliminar
  33. O bolo ficou sensacional!!

    Parabéns!

    ResponderEliminar
  34. Mto diferente este bolo, gostei !!!

    Ainda nao tinha visto, vou ver se consigo fazer qq dia !

    Lindo seu blog, otimas receitas !

    Bj
    Ari
    http://fornodoce.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  35. Querida, quantas comemorações em novembro!!!

    Já chegamos em dezembro e o último post que eu tinha lido foi aquele super carinhoso e até emocionante do aniversário da sua irmã! Quando li aquele imaginei direitinho você falando dela com tanto amor! Cada bolo mais lindo que o outro e todos parecem TÃO saborosos! Parabéns por tudo: pelo seu aniversário, pelos 4 anos de um blog tão delicioso e caprichado, pelo aniversário do seu avô e da sua irmã (bem atrasado pois acho que não comentei naquele post, falha minha!). Este bolo de listras ficou sensacional! O da hello kitty ficou fofo e o de chocolate com framboesas está me fazendo salivar, ainda mais porque aqui não temos framboesas frescas!

    Depois de quase 6 meses eu finalmete postei sobre a viagem à Europa e coloquei a nossa foto! Depois olhe lá! Vou também te mandar um email com a foto e para contar uma outra novidade!

    Beijos, saudades!

    ResponderEliminar
  36. Seus bolos são sempre perfeitos!Parabéns à você, ao blog e aos demais aniversariantes...essas datas são sempre muito felizes...te desejo sucesso sempre!
    Bjs...

    ResponderEliminar
  37. Muitos parabéns!! Pelos 4 anos, mas principalmente pela partilha. É sem dúvida uma inspiração a dedicação que lhe presta.
    Continue e muitas felicidades.
    Sortudos os que tem a oportunidade de provar :D


    http://sedoce.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  38. Nossa que lindo esse bolo e deve estar uma delilica.

    Bjs
    Ana

    ResponderEliminar
  39. Parabéns Andreia! Pelos 4 anos de blog e por este bolo espectacular. Parece-me trabalhoso, mas o wow factor é garantido!
    Bjs
    Teresa

    ResponderEliminar
  40. Primeira vez por aqui, portanto : parabens pelos 4 anos de blog, este bolo parece delicioso, mas o que eu farei amanha é seu bolo de pêras, que me deixou com agua na boca. Abraços e felicidades.

    ResponderEliminar
  41. Parabéns por estes 4 anos excelentes, adoro o teu blog (é uma verdadeira tentação), tens imenso jeito e gosto pelo que fazes e consegues transparecer isso.

    Muitos parabéns e Obrigada por partilhares connosco!!!

    ResponderEliminar
  42. Olá cara Andreia
    Desde já os meus parabéns pelo seu blog.
    Gostaria de a convidar para se juntar ao recém criado "Paraíso dos Sabores", um espaço de partilha de receitas, experiências, truques e dicas.
    De momento o "Paraíso dos Sabores" ainda está numa fase relativamente "morna", pois ainda não tem muitos conteúdos, assim como utilizadores.
    Daí este convite, por teria enorme gosto em que se junta-se a esta comunidade e a ajuda-se a crescer, com os seus conhecimentos e esperiências.

    Desde já o meu muito obrigado pelo tempo perdido a ler esta mensagem.
    Ficarei na esperança de a poder reencontrar no "Paraíso dos Sabores".

    Atentamente,
    _Paulo_ , webmaster em www.paraisodossabores.pt.vu

    ResponderEliminar
  43. Olá!!
    Nossaaa!!Que bolo é este?!!! Parece aqueles de livros de contos de fadas ilustrados!! E o interior é uma "obra de arte" HUMHUMHUMHUM- dos DEUSES!!!Parabéns atrasado pelo aniversário do blog. Sucessos!

    ResponderEliminar
  44. Parabéns pelo blog, Andreia. É, sem dúvida, um dos melhores e mais inspiradores que conheço. Este bolo é muito bonito, foi mesmo uma excelente escolha para assinalar o 4º aniversário! Continuação de doces aventuras!

    ResponderEliminar
  45. Adorei seu blog!
    Quando der, faça uma visitinha no meu!
    Beijinhos

    http://napontadasualingua.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  46. ola
    ja acompanho o teu blog ha algum tempo e adoro :D
    este teu bolinho fez um clique na minha cabeça para fazer um pro Natal, mas em vez da parte do bolo de choclate vou fazer a mma massa mas com corante vermelho e pretendo um bolo vermelho e branco com decoração de azevinho com bolinhas vermelhas :D
    tenho é uma duvida nas quantidades que devo fazer! será para cerca de 20 pessoas, achas que esta quantidade da ou tenho de fazer receita dobrada?
    felicidades e ja agora bom Natal ;)

    ResponderEliminar
  47. olá Carla,
    Achei a ideia de fazer um bolo branco e vermelho, engraçada e adequada á época :-)

    Este bolo deve dar aproximadamente para 12 pessoas, por isso recomendo que faça 2 bolos. Fazer a receita a dobrar e montar apenas um bolo grande é capaz de não resultar na altura de montar...

    Espero que corra bem e que a receita fique aprovada :-)
    Beijinhos
    Andreia

    ResponderEliminar
  48. Antes de mais parabéns por esta receita! Fiz para o meu bolo de anos e as reacções não podiam ter sido mais positivas, obrigada!

    ResponderEliminar
  49. Olá.
    Primeiro gostaria de dar os parabéns pelo blog.
    Gostaria de saber se, para além de colocar as natas no congelador, existe mais algum truque para que elas fiquem firmes? Em todas as receitas e particularmente nesta, as suas natas parecem ficar muito firmes mas eu nunca consigo obter o mesmo resultado. Será que a marca da nata interfere?
    Obrigada e mais uma vez parabéns.

    ResponderEliminar
  50. Olá Micaela,
    Costumo guardar as natas no frigorífico e antes de utilizar coloco uns 20 minutos no congelador para ficarem bem frescas. Antes de bater coloco 1 colher de sopa de sumo de limão.

    Costumo utilizar natas da Mimosa para bater (pacote verde com uns moranguinhos. É necessário que as natas tenham pelo menos 30% de matéria gorda, caso contrário, não ficam firmes.

    Espero ter ajudado
    Beijinhos
    Andreia

    ResponderEliminar
  51. Qué maravilla de blog!!! Es espectacular!!!!
    Te felicito...

    Te invito a visitar mi blog: www.tererecetas.blogspot.com

    Saludos desde Madrid.

    ResponderEliminar