sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Muffins de Mirtilos

Existe melhor forma de começar o dia, do que com muffins quentinhos e uma chávena de café ?! Sem dúvida o meu pequeno-almoço preferido, pena que não possa ser assim todos os dias :-)

Para hoje escolhi uns muffins de mirtilos, com uma cobertura crocante de noz e canela. Apesar da presença da canela ser discreta, ela torna-os muito aromáticos, perfumando toda a cozinha enquanto eles estão no forno. Os mirtilos dão o toque final, contrastando com seu sabor ácido.



Uma receita simples mas deliciosa. Ideal para o pequeno-almoço ou para o lanche…ou para qualquer altura em haja uma necessidade súbita e inexplicável de muffins. :-)

Aproveito para desejar um bom fim-de-semana a todos.





Muffins de Mirtilos
Ingredientes para 24 muffins
Muffins:
110g de manteiga derretida
320g de farinha
1 + ½ colher de chá de fermento
150g de açúcar
2 colheres de chá de açúcar baunilhado
2 iogurtes gregos (2x 125g)
2 ovos grandes
160g de mirtilos*

Streusel:
100g de açúcar
80g de farinha
60g de manteiga
2 colheres de café de canela moída
60g de frutos secos (utilizei amêndoas e nozes)

Preparação:
Streusel:
Juntar todos os ingredientes do streusel e triturar até ficar tudo misturado (deve ficar com aspecto de areia grossa). Reservar.

Muffins:
Pre-aquecer o forno a 190ºC. Colocar forminhas de papel nas concavidades dos muffins.

Numa taça juntar o açúcar, o açúcar baunilhado, a farinha e o fermento e misturar bem a seco.

À parte, juntar a manteiga derretida, os ovos e o iogurte, misturar tudo muito bem. Juntar os ingredientes líquidos aos secos e misturar, os ingredientes secos estiverem quase incorporados, adicionar os mirtilos. Misturar apenas até distribuir uniformemente os mirtilos pela massa.

Colocar a massa nas forminhas previamente preparadas (não encher totalmente, deixar espaço para a massa crescer). Polvilhar com o streusel. (utilizei aproximadamente 1 colher de chá para cada muffin e distribui homogeneamente pela superfície.

Levar ao forno até estar cozido (teste do palito no centro do bolo). Depois de cozidos, retirar do forno e desenformar.

*Utilizei mirtilos congelados. Antes de os juntar à massa, adicionei 1 colher de chá de farinha e misturei bem, de forma a ficarem cobertos por uma fina camada de farinha.