terça-feira, 29 de novembro de 2011

O 4º Aniversário – Bolo de Chocolate e Baunilha

Novembro é um mês repleto de aniversários: no inicio do mês fiz 27 anos, pouco tempo depois o meu avó completou 86, seguido pelo Baunilha que completou 4 anos (muito doces) de existência e no último dia do mês ainda temos mais um... Como devem imaginar não faltou/nem vai faltar bolo em nenhuma destas datas :-)

Lembro-me da noite em que decidi criar o Baunilha, depois de visitar uns quantos blogs, achei que devia criar o meu.


Tudo parecia fazer sentido na minha cabeça, o que eu nunca imaginei era que não ia ser tão fácil quanto isso. Quando tirei as primeiras fotografias e vi o resultado final, quase que desisti, percebi então que se eu queria ter um blogue de culinária como tinha imaginado, tinha que aprender muito… E a verdade é que aprendi e continuo a aprender.

Apesar de já ter passado 4 anos continuo a adorar o que faço. Adoro escolher as receitas, fazer os bolos, tirar as fotografias, escrever os posts e a cereja no topo do bolo são os e-mails e os comentários que recebo. Aproveito esta ocasião para agradecer a todos os que dedicam um bocadinho do seu tempo a escrever um comentário. O meu muito obrigada!

Finalmente a receita…


Queria uma receita especial para celebrar os 4 aninhos do Baunilha. Queria algo visualmente bonito e diferente. Decidi arriscar fazer um bolo com riscas verticais.

Achei que ia ser bastante mais complicado, do que na realidade foi… Talvez seja ligeiramente mais trabalhoso do que um bolo de camadas, mas não se deixe intimidar com o tamanho da receita, porque o resultado final é lindo!

Um bolo fofo, leve e delicioso. Sem dúvida à altura da ocasião :-)

Bolo de Chocolate e Baunilha
Bolo de Baunilha
3 ovos
100g de açúcar
1 colher de açúcar baunilhado
100g de farinha
1 colher de chá de fermento
30ml de leite

Bolo de Chocolate
3 ovos
100g de açúcar
80g de farinha
20g de chocolate em pó
1 colher de chá de fermento
30 ml de leite

Cobertura:
300ml de natas
2 colheres de sopa de limão
150g açúcar
1 colher de açúcar baunilhado

2+1/2 colheres de sopa de Malibu (pode ser substituído por outro licor da gosto, rum, ou mesmo leite aromatizado com um pouco de baunilha)
20g de coco ralado
framboesas qb.

Preparação:
Bolo de Baunilha:
Pre-aquecer o forno a 180ºC. Untar um tabuleiro rectangular de 25 x 30 cm com manteiga, forrar o fundo das formas com papel vegetal também untado. Polvilhar com farinha.

Peneirar a farinha e o fermento. Reservar.

Com a batedeira na velocidade máxima bater as gemas, 50g de açúcar, o açúcar baunilhado e o leite até obter uma mistura fofa, espessa e volumosa (entre 7 a 10 minutos).

Numa taça à parte, juntar as claras e o sal e bater as claras em castelo. Quando estas começarem a espessar juntar aos poucos o restante açúcar (50g) e continuar a bater até ficarem firmes.

Juntar metade das claras à mistura das gemas e envolver suavemente (sem bater!) até ficar homogéneo. Posteriormente, juntar as restantes claras e envolver novamente.Aos poucos juntar a mistura da farinha e continuar a envolver suavemente, até obter uma mistura homogénea. (certifique-se que no fundo da taça não existe farinha por incorporar).

Transferir a massa para o tabuleiro previamente preparado, com a ajuda de uma espátula espalhar a massa. Levar ao forno até estar cozido (teste do palito). Retirar do forno, com a ajuda do papel vegetal retirar o bolo da forma e deixar arrefecer.

Bolo de Chocolate:
Peneirar o chocolate em pó com a farinha e o fermento. Proceder de forma igual ao bolo de baunilha.

Cobertura:
Colocar as natas numa taça bem limpa e seca.

Juntar às natas o sumo de limão e bate-las com a batedeira na velocidade máxima. Quando estas começarem a espessar, juntar aos poucos o açúcar e o açúcar baunilhado. Bater até ficar bem firme. Reservar no frigorífico até utilizar.

Montagem:
Aparar as pontas de bolo e cortar o bolo de chocolate em tiras com aproximadamente 5 cm de largura** (obtive 5 tiras de 5 x 25 cm). Repetir o procedimento para o bolo de Baunilha.

Com um pincel humedecer os bolos como Malibu. Espalhar por cima das tiras de bolo, uma fina camada de natas batidas (aproximadamente 3 colheres de sopa por cima de cada bolo). Polvilhar com o coco ralado.

No prato de servir, começar por enrolar uma tira de chocolate (a parte do creme deve ficar para dentro e deve enrolar de forma a que não fique espaço vazio no centro do bolo).



Enrolar uma tira de bolo de baunilha (a tira de bolo de deve começar no sítio onde acabou a anterior, evitando deixar espaços vazios no interior do bolo) , repetir o procedimento para outra tira de bolo baunilha. Posteriormente repetir o processo para 2 tiras de bolo de chocolate, seguidas por 3 tiras de bolo de baunilha e terminar com 2 tiras de chocolate.



Cobrir o bolo com chantilly, reservando um pouco para a decoração.

Colocar o chantilly reservado num saco de pasteleiro e decorar o topo do bolo a gosto. Levar ao frigorífico até a altura de servir. Na altura de servir decorar com framboesas frescas e polvilhar com açúcar em pó.

* Para bater as natas bem firmes, colocar no congelador 20 minutos antes de utilizar.
** É muito importante que todas as tiras tenham aproximadamente a mesma largura. Facilita cortar uma tira de papel com a largura pretendida, colocar em cima do bolo e cortar uma tira de bolo com o mesmo tamanho.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Bolo de Chocolate e Framboesas

Esta é a última fatia de um bolo de chocolate delicioso… Apesar de não ter tirado fotografias ao bolo inteiro, não podia deixar “desaparecer” a última fatia sem tirar pelo menos uma fotografia.


Este bolo foi feito para comemorar uma data especial, o meu aniversário (nem acredito que já tenho 27…. os tempo passa tão rápido!). Queria um bolo de chocolate e framboesas. Decidi-me por um bolo fofinho, húmido, leve… Delicioso, posso dizer que esteve à altura da ocasião, recebeu muitos elogios e desapareceu num instante.

Para a decoração deste bolo utilizei pedaços de chocolate que parecem pequenos pedaços de madeira, à venda na Hussel. O topo do bolo decorei com chantilly. Fico muito bonito!!

Novembro vai ser um mês cheio de novidades aqui no Baunilha… o Baunilha está quase a completar 4 anos!!


Bolo de Chocolate e Framboesas
Ingredientes :
5 ovos
160g de açúcar (80g + 80g)
60ml de leite
130g de farinha
30g de chocolate em pó
½ colher de chá de café em pó
1 colher de chá de fermento
1 pitadinha de sal.

Xarope:
130ml de água
2 colheres de sopa de açúcar
3 colheres de sopa de rum

Cobertura:
300ml de natas*
2 colheres de sopa de sumo de limão
150g de açúcar
1 colher de chá de açúcar baunilhado

200g de framboesas frescas
+/- 300g de Chocolate de leite em crosta. **

Preparação:
Pre-aquecer o forno a 180ºC. Untar duas formas redondas de 22 cm com manteiga, forrar o fundo das formas com papel vegetal também untado. Polvilhar com farinha.

Peneirar a farinha, o chocolate, o café e o fermento. Reservar .

Com a batedeira na velocidade máxima bater as gemas, 80g de açúcar e leite até obter uma mistura fofa e espessa e volumosa (entre 7 a 9 minutos).

Numa taça à parte, juntar as claras e o sal e bater as claras em castelo. Quando estas começarem a espessar juntar aos poucos o restante açúcar (80g) e continuar a bater até ficarem firmes.

Juntar metade das claras à mistura das gemas e envolver suavemente (sem bater!) até ficar homogéneo. Posteriormente, juntar as restantes claras e envolver novamente.

Aos poucos juntar a mistura da farinha e continuar a envolver suavemente, até obter uma mistura homogénea. (certifique-se que no fundo da taça não existe farinha por incorporar).

Transferir a massa para as forma previamente preparadas e levar ao forno até estar cozido (teste do palito). Retirar do forno e com a ajuda de uma faca soltar lateralmente o bolo da forma. Desenformar e deixar arrefecer as duas camadas de bolo.

Xarope:
Num tachinho, misturar a água com o açúcar e levar ao lume até o açúcar dissolver. Retirar do lume e juntar o rum e misturar. Deixar arrefecer antes de utilizar.

Cobertura:
Colocar as natas numa taça bem limpa e seca. Juntar às natas o sumo de limão e bate-las com a batedeira na velocidade máxima. Quando estas começarem a espessar, juntar aos poucos o açúcar e o açúcar baunilhado. Bater até ficar bem firme. Reservar no frigorífico até utilizar.

Montagem:
Lavar as framboesas, escorrer e seca-las com cuidado em papel de cozinha.

No prato de servir colocar uma camada de bolo e humedece-la com 1/3*** do xarope preparado. Espalhar um pouco das natas batidas (aproximadamente 1/3) e distribuir 140g framboesas sobre a superfície do bolo. Colocar segunda camada de bolo e humedece-la com o 1/3 do xarope. Cobrir todo o bolo com uma camada fina de natas batidas (topo e laterais).

Decorar a lateral do bolo com os pedaços de chocolate.

Colocar as restantes natas no saco de pasteleiro e decorar o topo do bolo. Dispor as restantes framboesas no prato de servir. Levar ao frigorífico até servir.


* Para bater as natas bem firmes, colocar no congelador 20 minutos antes de utilizar.
** O chocolate é vendido em embalagens de 200g, precisei de 2 embalagens. Cortei as tiras ao meio (no sentido da largura) de forma a obter pedaços mais finos. Ao cortar, o chocolate partiu-se e obtive pedaços de diferentes alturas. Posteriormente, na altura de decorar, intercalei pedaços de chocolate compridos com pedaços mais curtos.
*** Não utilizei todo o xarope preparado apenas utilizei 2/3.