sábado, 25 de Outubro de 2008

Bolo de Chocolate e Framboesa

Sem dúvida que as minhas sobremesas favoritas, são as de camadas, que a cada colherada juntam diferentes sabores e texturas. Aqui fica, a receita de mais uma, desta vez, escolhi a dupla chocolate e framboesa.

Acho que é um bolo perfeito para uma ocasião especial. Lindo e vistoso, dá um toque especial a qualquer refeição.

Receita Inspirada do livro "Enciclopédia de Pastelaria".


Ingredientes
Bolo :
3 ovos
60g açúcar
raspa de 1/2 limão
30g de farinha
30g de maisena
2 colheres de sopa de cacau em pó (usei cacau magro)
1 colher de chá de fermento
20g de chocolate para culinária (60%)
1 pitadinha de sal

Cobertura:
300 ml de natas *
200g de framboesas congeladas **
160 g de açúcar
100 ml de água
9 folhas gelatina incolor

Decoração:
100 g de chocolate de leite para culinária


Preparação
Bolo :
Pré-aquecer o forno a 180º. Untar uma forma redonda de 20 cm, com manteiga e polvilhar com farinha.

Bater os ovos com 2 colheres de sopa de água quente, usando a batedeira eléctrica durante 1 minuto. Adicionar o açúcar, a raspa do limão e o sal, bater durante 2 minutos. Peneirar a farinha, a maisena, o fermento e o cacau em pó, sobre os ovos batidos e misturar bem usando a batedeira eléctrica na velocidade lenta.

Partir o chocolate em pedaços e derreter em banho-maria (usei o microondas). Mexer bem o chocolate de modo a que fique brilhante. Junte-o a massa do bolo e misturar bem.

Deitar a massa na forma, levar ao forno, até estar cozido (teste do palito). Retirar do forno, deixar arrefecer um pouco, antes de desenformar. Cortar o bolo em 2 camadas.

Cobertura:
Colocar num tacho as framboesas, o açúcar e a água. Levar ao lume até as framboesas ficarem desfeitas e o líquido ter reduzido para metade. Passar o molho por um passador de rede fia, para descartar as sementes das framboesas. Deixar arrefecer completamente.

Colocar as folhas de gelatina de molho em água fria. Bater as natas bem firmes. Com a ajuda de uma vara de arames envolver suavemente o molho de framboesas nas natas.

Escorrer as folhas de gelatina e dissolve-las num pouquinho de água quente. Deixar arrefecer um pouco, antes de adicionar ao preparado das natas.

Num prato completamente raso, colocar um aro de semifrio de 22 cm (sem a base). Colocar uma camada de bolo do aro ***, deitar 1/3 do preparado das natas, colocar a outra camada de bolo e deitar as restantes natas. Levar ao frigorífico até solidificar completamente.

Desenformar e decorar com aparas de chocolate.



* Para bater as natas bem firmes, colocar no congelador 20 minutos antes de utilizar. Se mesmo assim, não as conseguir bater bem firmes, depois de ter adicionado a gelatina às natas, levar ao frigorífico a prender um pouco, antes de deitar no aro.

** As framboesas que utilizei eram bastante ácidas, se as que utilizar forem doces, reduza a quantidade de áçucar.

*** Se desejar, pode regar as camadas de bolo com uma bebida à sua escolha (whisky, licor de framboesa ou mesmo um pouquinho de leite). Não achei necessário, porque o bolo é bem fofinho e nada seco.

quarta-feira, 22 de Outubro de 2008

Bolo Fofinho de Maçã e Canela

Tento actualizar pelo menos uma vez por semana o Baunilha e Caramelo, mas nem sempre consigo, por causa da faculdade. Mas como a minha sanidade mental começava a escassear e as saudades de cozinhar já eram muitas, decidi que a manhã de hoje, era passada na cozinha!

O Rui tinha me pedido um bolinho com amêndoa. O que me levou ao Bolo italiano de Amêndoa e Chocolate que tinha visto no livro "Pure Dessert”. Simplesmente às vezes as coisas não tem que acontecer… O bolo não saiu exactamente como esperado… não cresceu, agarrou ao papel vegetal e partiu ao meio… Amaldiçoei-me pela escolha mas mesmo assim provei um pouco.. Não era nada do que esperava, possivelmente as adaptações que fiz não correram da melhor maneira. Conclusão: um bolo partido sem sabor.




Fiquei com pena do Rui, que mais logo ia perguntar pelo bolo… Ainda tinha algum tempo antes de ir para a faculdade e como desta vez não podia errar, fiz o velhinho Bolo de Maçã e Canela. Foi o primeiro post que fiz aqui no Baunilha e Caramelo e sem dúvida é um clássico em minha casa há muito tempo. Nunca coloquei foto na receita, por isso achei que era uma boa altura para o fazer :-)


Sem dúvida que a dupla maçã e canela é uma dupla de sucesso, existe uma quantidade inimaginável de bolos com estes ingredientes. Este é apenas mais um, mas este é o meu preferido. O bolo fica muito perfumado com o sabor da canela e da maçã e devido à pouca quantidade de farinha fica muito leve. Gosto de servir o bolo simples, mas para a fotografia vesti-o a “rigor”, coloquei por cima natas batidas e polvilhei com canela.

A receita pode ser encontrada aqui. Fiz apenas metade da receita, por isso usei uma forma redonda de aro amovível de 22 cm (sem buraco). Forrei a base com papel vegetal untado com manteiga, para facilitar na altura de desenformar.


terça-feira, 14 de Outubro de 2008

Sundae de Chocolate e Banana

Apesar de o Outono já ter chegado e com ele um pouco de frio… continuo a adorar comer gelado!

Aqui fica uma maneira de transformar um simples gelado de baunilha, numa sobremesa linda. Ficou aprovadíssimo!


Ingredientes:
(para 4 taças)
½ litro de gelado de baunilha (+/-)
2 bananas

100g de bolachas de aveia
2 colheres de sopa de coco ralado

Molho de Chocolate:
45g de chocolate preto de culinária (60%)
20g de manteiga magra
3 colheres de sopa de açúcar
3 colheres de sopa de leite
1 colher de sopa de whisky (opcional)

Preparação :
Colocar as bolachas num saco e fechar bem. Bater com um rolo da massa até ficarem desfeitas. Juntar o coco às bolachas.

Cortar as bananas às rodelas.

Partir o chocolate em pedacinhos. Misturar todos os ingredientes para o molho de chocolate e levar ao microondas até o chocolate estar completamente derretido. Mexer bem e adicionar o whisky.

Colocar no fundo das tacinhas de gelado, uma colher de sopa da mistura das bolachas, cobrir com um pouco de gelado, rodelas de banana e finalmente um pouco de molho de chocolate. Repetir a camada de gelado, decorar com molho de chocolate e bolacha ralada.