quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Tronco de Natal

Na minha casa, manda a tradição que a mesa de Natal tenha bolo rei, bolo rainha, tronco de Natal, sonhos, coscorões e filhoses. De todos os doces, o tronco foi sempre o meu preferido.

Talvez seja a sua textura fofa, ou o delicioso creme de chocolate, ou talvez os pedacinhos de chocolate por cima… não sei…só sei que não consigo resistir.


Depois de algumas tentativas, cheguei a uma receita que me enche as medidas. E tendo em conta o tempo que o tronco durou, atrevo-me a dizer que todos gostaram muito :-) .

Esta receita, é uma excelente sugestão para a época natalícia, um tronco muito fofo, recheado com um creme de chocolate delicioso...

Decorei o meu tronco com lascas de chocolate, a técnica utilizada é simples e dá um efeito muito bonito, parecido com um tronco verdadeiro. As lascas também podem ser utilizadas para decorar lateralmente este bolo.


Tronco de Natal

Ingredientes:
Creme de Chocolate:
100ml de natas
60g de chocolate negro ( com 43% de cacau)
60g de nutella
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de chá de açúcar baunilhado

Bolo:
5 ovos
170g de açúcar
1 colher de chá de açúcar baunilhado
170g de farinha
2 colheres de chá de fermento
50 ml de leite

3 colheres de sopa Baileys (ou outro licor a gosto)

Decoração:
+/-80g de chocolate negro
Açúcar em pó

Preparação:
Creme de Chocolate:
Numa taça à parte colocar o chocolate partido aos pedacinhos, a nutella, o açúcar baunilhado e o açúcar.

Um tachinho colocar as natas ao lume até levantarem fervura. Retirar do lume e deitar por cima do chocolate. Deixar repousar por 2 minutos e depois mexer com uma vara de arames até o chocolate derreter completamente.

Deixar arrefecer completamente antes de utilizar.

Bolo :
Pre-aquecer o forno a 180ºC. Untar um tabuleiro rectangular de 25 por 35 cm com manteiga, forrar o fundo das formas com papel vegetal também untado. Polvilhar com farinha.

Peneirar a farinha e o fermento. Reservar.

Com a batedeira na velocidade máxima bater as gemas, metade do açúcar, o açúcar baunilhado e o leite até obter uma mistura fofa, espessa e volumosa (+/- 10 minutos).

Numa taça à parte, juntar as claras e o sal e bater as claras em castelo. Quando estas começarem a espessar juntar aos poucos o restante açúcar e continuar a bater até ficarem firmes.

Juntar metade das claras à mistura das gemas e envolver suavemente (sem bater!) até ficar homogéneo. Posteriormente, juntar as restantes claras e envolver novamente. Aos poucos juntar a mistura da farinha e continuar a envolver suavemente, até obter uma mistura homogénea. (certifique-se que no fundo da taça não existe farinha por incorporar).

Transferir a massa para o tabuleiro previamente preparado, com a ajuda de uma espátula espalhar a massa. Levar ao forno até estar cozido (teste do palito). Retirar do forno.

Desenformar a torta para um pano limpo. Com cuidado retirar o papel vegetal, pincelar com o baileys e espalhar um pouco do creme de chocolate. Enrolar a torta com a ajuda do pano e aguardar que arrefeça.

Posteriormente, cortar as pontas da torta (aproximadamente 1 cm de cada lado). De uma das extremidades da torta, cortar um pedaço que vai ser colocado no cimo do tronco*. Cobrir o tronco com o restante creme à excepção das extremidades do mesmo.


Decoração:
Cortar o chocolate aos pedacinhos e derrete-lo em banho-maria.

Cortar um quadrado de papel vegetal aproximadamente 30 x 30cm. Dobrar ao meio. Numa das partes do papel vegetal, espalhar o chocolate **. Tapar com a outra parte e alisar a superfície. Enrolar a folha de papel vegetal à volta de uma superfície curva*** e levar ao frigorifico até solidificar.

Retirar do frigorífico e desenrolar o papel vegetal. Ao desenrolarmos o papel vegetal o chocolate vai partir-se em pedaços de diferentes tamanhos e feitios.

Decorar o tronco de Natal com os pedaços de chocolate. Polvilhar com açúcar em pó.


* Não faça um corte a direito, corte ligeiramente na diagonal e depois acerte a extremidade da torta para que fique direito.Se tiver dificuldades a manter o pedaço cortado enrolado, utilize um palito para ajudar a que mantenha o formato.

** Deve espalhar o chocolate de forma a ficar uma camada fina de chocolate e uma margem de 1 ou 2 cm da extremidade da folha.

*** Utilizei um rolo de cartão onde o papel de alumínio vem enrolado, pode ser utilizado também um rolo da massa, um frasco ou uma garrafa de vidro. A ideia é conferir aos pedacinhos de chocolate alguma curvatura.

26 comentários:

  1. Gostei particularmente do efeito das lascas do chocolate, dá-lhe um toque muito realista e guloso!

    ResponderEliminar
  2. Delicioso!! As fotos sao lindas, como sempre.E imagino que o gosto è muito bom.
    Fico lindo.
    Parabéns e Feliz Natal Andreia.

    Um abraço da Italia

    Thais.

    ResponderEliminar
  3. Muito bonito!!Vou guardar a receita, não para este, mas quem sabe para o próximo.. ;)

    Realmente as fotos são de arrasar!!

    Parabéns!!

    ResponderEliminar
  4. Ficou muito bonito e simples. Cá em casa não temos tronco de natal, mas houve um ano em que o meu tio Zé nos trouxe um, foi o delírio :)

    ResponderEliminar
  5. Ficou muito bonito.
    Nunca faço, mas vou experimentar um destes dias.
    Obrigada pela partilha da receita.
    Beijinhos e um Feliz Natal para todos
    Belinha
    Mundo das Receitas
    http://mundodasreceitas.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Lindo, lindo esse tronco.
    Hei-de fazer, mas vai ser fora da época.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Lindo, lindo! Desejo Feliz Natal e um Bom 2012!
    Beijos :)

    ResponderEliminar
  8. uma tradição bem gostosa e colorida, a mesa fica um sucesso com este tronco tão bonito
    Bom Natal
    beijocas
    Paula

    ResponderEliminar
  9. Um tronco lindissimo, Andreia. Gosto imenso mas cá em casa não são muito apreciadores... Um dia vou fazer só para mim. Adorei a tua técnica do chocolate, acho que vou adoptá-la para outros bolos també. Aproveito para desejar um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo. Beijinhos!

    ResponderEliminar
  10. Eu também adoro tronco de natal.... e este ficou mesmo lindo!!!! :)

    ResponderEliminar
  11. Andreia, o tronco ficou lindo! Adorei também o prato... Onde o comprou? Votos de um Feliz Natal!

    ResponderEliminar
  12. Obrigada a todos os que deixaram comentários :-) Muito obrigada, retribuo os votos de boas festas.

    A travessa comprei na loja da fábrica Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha. A Bordalo tem loiças lindas e acessíveis :-)

    Beijinhos e Boas Festas
    Andreia

    ResponderEliminar
  13. Lindo e apetitoso... como tudo o que nos apresenta neste cantinho maravilhoso.As lascas de chocolate retratam bem a casca verdadeira de 1 árvore."DIVINO" Beijinhos e Feliz Natal.

    ResponderEliminar
  14. Querida Andreia,
    Primeiramente muito prazer, adoro seu blog! Desejo a você tudo de bom! Feliz Natal e muito sucesso no Ano Novo.Sou brasileira, moro em São Paulo, queria te perguntar: 1. o que seriam as natas aqui no Brasil? creme de leite? e 2. posso substituir o açucar baunilhado pela baunilha líquida? Grande Abraço, Lia

    ResponderEliminar
  15. boa noite, passei para te deseja FELIZ NATAL.

    ResponderEliminar
  16. Olá, Andreia!
    Vi agora a tua receita, um bocadinho tarde.
    Fiz ontem o meu tronco de Natal, que (cof, cof) ficou o máximo!
    Gostei muito da ideia das lascas, para a próxima utilizo.
    Nunca tinha feito este bolo, mas decidi-me à aventura. Não segui nenhuma receita específica de tronco de Natal, utilizei uma receita de bolo de chocolate normal que costumo fazer, mas troquei as forma e inventei muito. No meio do processo pareceu-me muito mal, mas é uma aposta ganha.
    Andava um bocadinho indecisa com a decoração, mas as tuas imagens inspiraram-me, vou utilizar frutos vermelhos. Levo sempre ideias daqui, obrigada ;)
    Feliz Natal, muito doce. E para o ano, queremos mais receitas maravilhosas e as imagens lindas a que já nos habituaste!!

    ResponderEliminar
  17. Mais uma vez, muito obrigada pelos comentários e retribuo os votos de um feliz Natal :-)

    Lia,
    Peço desculpa pela demora na resposta, mas o seu comentário ficou perdido na minha caixa de comentários a moderar. As minhas desculpas...

    Respondendo às perguntas, natas equivale a creme de leite no Brasil e não há problema nenhum em substituir por baunilha liquida.

    Isabel,
    Acho que a decoração com frutos silvestres, também vai ficar muito bonita. O tronco que vou fazer para o almoço de Natal, vai ter lascas do chocolate e cerejas, outra opção também muito agradável. :-)

    Feliz Natal para todos
    Beijinhos
    Andreia

    ResponderEliminar
  18. Andreia, obrigada pela atenção das respostas.Vou tentar fazer, ir treinando para o próximo Natal. Tenha um ótimo final de ano e FELIZ 2012, abraço, Lia

    ResponderEliminar
  19. Olá!!!

    O tronco de chocolate é sempre muito vistoso e saboroso!!Este então uhuhuhuhuhuh!!!!Desejo a você Boas Festas e mais e mais sucesso em seu blog.Bjs. http://degustarleresonhar.blogspot.com

    ResponderEliminar
  20. Andreia, que tronco fantástico!!! Peço desculpa por estar atrasada com o meu comentário e com os meus parabéns! A receita e as fotos de tronco são maravilhosas! Tão elegantes e apetitosas como sempre! E a decoração é uma maravilha! =) Fica perfeito com o tronco! =)
    Muito obrigada por mais umas receitas doces e tão boas, Andreia! Feliz Ano Novo para você! Tudo de melhor para você e para a sua família!
    Beijinhos***

    ResponderEliminar
  21. Andreia, assim que vi esta torta fantástica decidi logo que iria fazer parte da mesa de natal cá de casa, e assim foi. Dia 24 de manhã pus mãos à obra e saiu um lindo e delisioso tronco de natal... tão bom que hoje vou repetir a receita a pedido do namorado que não se cala a dizer que quer o tronco!! Boas entradas e beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Desejo-lhe um Feliz Ano Novo e que continue a presentear-nos com estas receitas maravilhosas, que tanto me inspiram, passo horas a olhar para as fotos, os olhos também comem :) parabéns pelo fantástico blog, digno de um livro ao melhor nível bjs

    ResponderEliminar