sexta-feira, 8 de Julho de 2011

Boston Cream Pie

O ano passado visitei Boston… Boston é uma cidade calma, bonita e com um forte ambiente académico. (Na mesma viagem visitei também NY, lembram-se deste post? ).


Guardo boas recordações dessa viagem. Um grupo muito bem disposto, uma viagem descontraída, bom tempo, boa comida… Muito agradável, deixou-me vontade de voltar!


Como devem imaginar aproveitei a viagem também para experimentar um pouco da gastronomia norte americana… Provei as panquecas, os muffins, os cupcakes da Magnolia Bakery… mas ficou-me a faltar a famosa Boston Cream Pie ...

Apesar de o nome sugerir que se trata de uma tarte, é na realidade um bolo. Consiste em duas camadas de bolo esponja, recheado com creme de pasteleiro e coberto com chocolate. Bastante tentador não?!

Desde que voltei de Boston que tenho vontade de fazer este bolo… Aproveitei o aniversário da minha avó Natália, 79 anos mereciam comemoração :-)


A receita é inspirada na Boston Cream Pie do Baked Explorations, um livro que oferece uma abordagem moderna de receitas clássicas americanas (um dos meus favoritos no momento!).

Boston Cream Pie
Inspirado no livro Baked Explorations, Matt Lewis e Renato Poliafito

Ingredientes:
Bolo
240g de açúcar
1 colher de chá de açúcar baunilhado
4 ovos
240g de farinha
1 + ½ colher de chá de fermento
100g de manteiga
200ml de leite

Creme :
400ml de leite
4 gemas
20g de maisena
80g de açúcar
1 colher de sopa de rum
1 colher de sopa de manteiga

Glacê de Chocolate:
60g de chocolate negro de culinária
2 colheres de sopa de chocolate em pó
2 colheres de sopa de açucar
1 colher de sopa de mel
100ml de natas
1 colher de sopa de rum

Preparação:
Bolo :
Pre-aquecer o forno a 180ºC. Untar 2 formas (de 20 cm de diâmetro) com manteiga e forrar o fundo com papel vegetal também untado. Polvilhar com farinha.

Num tachinho juntar a manteiga e o leite, levar ao lume até a manteiga derreter (sem deixar ferver). Retirar do lume e reservar.

Bater os ovos com o açúcar e o açúcar baunilhado até ficar triplicar de volume e ficar espesso (+/- 5 minutos).

Peneirar a farinha com o fermento e o sal. Juntar 1/3 da farinha às gemas e envolver suavemente com uma espátula (sem bater!) . Adicionar a restante farinha e novamente envolver com cuidado.

Adicionar à massa do bolo o leite morno (se este encontrar-se frio aquecer novamente) e envolver apenas até ficar tudo misturado.

Dividir a massa pelas formas anteriormente preparadas e levar ao forno até ficar cozido (teste do palito no centro do bolo). Retirar do forno e deixar arrefecer durante 20 minutos antes de desenformar.

Desenformar os bolos para um prato, retirar o papel vegetal e deixar arrefecer completamente.

Creme de Baunilha:
Numa taça, bater (com uma vara de arames) as gemas com o metade do açúcar e a maisena até obter uma mistura fofa e homogénea.

Num tachinho levar ao lume o leite e o restante açúcar. Quando a mistura ferver, retirar do lume e juntar 1/3 à mistura das gemas (com a ajuda de uma vara de arames misturando sempre!). Transferir a mistura das gemas para o tachinho e misturar bem. Levar novamente ao lume, mexendo sempre com a vara de arames até engrossar e ficar com a consistência de um creme espesso (cerca de 1 minuto) .

Retirar do lume e passar o creme por um passador de rede fina. Adicionar a manteiga e o rum , misturar bem. Deixar arrefecer 10 minutos.

Tapar o creme com película aderente, esta deve ficar directamente em contacto com o creme para evitar que este crie uma superfície dura. Levar ao frigorífico pelo menos durante 30 minutos.

Glacê de Chocolate:
Juntar todos os ingredientes num tachinho e levar ao lume, mexendo frequentemente com uma vara de arames. Deixar ferver até obter uma mistura espessa, homogénea e brilhante.

Retirar do lume e deixar arrefecer completamente antes de utilizar.

Montagem do bolo:
No prato de servir, colocar uma camada do bolo e espalhar o creme de baunilha* por cima. Colocar a restante camada de bolo e sobre o topo do bolo o espalhar o glacê de chocolate.

Levar ao frigorífico até servir.

*não utilizei o creme de baunilha todo, utilizei apenas ¾ do creme preparado.