quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Bolo Fofinho de Maçã e Canela

Tento actualizar pelo menos uma vez por semana o Baunilha e Caramelo, mas nem sempre consigo, por causa da faculdade. Mas como a minha sanidade mental começava a escassear e as saudades de cozinhar já eram muitas, decidi que a manhã de hoje, era passada na cozinha!

O Rui tinha me pedido um bolinho com amêndoa. O que me levou ao Bolo italiano de Amêndoa e Chocolate que tinha visto no livro "Pure Dessert”. Simplesmente às vezes as coisas não tem que acontecer… O bolo não saiu exactamente como esperado… não cresceu, agarrou ao papel vegetal e partiu ao meio… Amaldiçoei-me pela escolha mas mesmo assim provei um pouco.. Não era nada do que esperava, possivelmente as adaptações que fiz não correram da melhor maneira. Conclusão: um bolo partido sem sabor.




Fiquei com pena do Rui, que mais logo ia perguntar pelo bolo… Ainda tinha algum tempo antes de ir para a faculdade e como desta vez não podia errar, fiz o velhinho Bolo de Maçã e Canela. Foi o primeiro post que fiz aqui no Baunilha e Caramelo e sem dúvida é um clássico em minha casa há muito tempo. Nunca coloquei foto na receita, por isso achei que era uma boa altura para o fazer :-)


Sem dúvida que a dupla maçã e canela é uma dupla de sucesso, existe uma quantidade inimaginável de bolos com estes ingredientes. Este é apenas mais um, mas este é o meu preferido. O bolo fica muito perfumado com o sabor da canela e da maçã e devido à pouca quantidade de farinha fica muito leve. Gosto de servir o bolo simples, mas para a fotografia vesti-o a “rigor”, coloquei por cima natas batidas e polvilhei com canela.

A receita pode ser encontrada aqui. Fiz apenas metade da receita, por isso usei uma forma redonda de aro amovível de 22 cm (sem buraco). Forrei a base com papel vegetal untado com manteiga, para facilitar na altura de desenformar.


11 comentários:

  1. Andréia, que perdição de bolo!! Tá ai mais uma de suas lindas receitas que vou fazer... como vc sabe, sou fã incondicional do seu blog, admiro demais teu capricho e talento.
    Beijos, minha querida!

    ResponderEliminar
  2. Não haja dúvida que a dupla maçã e canela é imbatível, eu adoro esses dois sabores juntos!
    O bolo parece mesmo muito fofinho e está com uma cor muito bonita.

    Pena que o primeiro bolo não tenha dado certo mas estava destinado :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Combinação de maçã e canela é simplesmente deliciosa. Pena que o primeiro bolo não saiu bem, mas o segundo a avaliar pela foto compensou o desaire :)

    ResponderEliminar
  4. Conheci seu blog recentemente, mas virei fã. Tem até prêmio pra você lá no meu blog.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  5. Bom dia,
    Conheci o blog recentemente e adorei.
    Gostei da receita vou experimentar mas vamos ver se sai como na foto.

    Fiz uma tarte esta semana e saiu-me muito mal..
    Bjs e PARABENS:

    ResponderEliminar
  6. muito bom aspecto =)devem ser deliciosos.

    beijinhos*

    ResponderEliminar
  7. Canela e maçã já fazem uma dupla de peso, então quando acompanhadas da palavra "fofinho"...é irresistível. ;-)

    bjs

    ResponderEliminar
  8. Valeu pelo segundo bolo. Maça e canela são o casal perfeito. E esse creme por cima? São natas batidas? Bj

    ResponderEliminar
  9. Adorei o bolo! A foto então nem se fala! Rsrsrs... Realmente traje de gala! E essa combinação é mesmo deliciosa!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  10. Adoro =), ainda bem que colocaste as fotos porque o bolo é lindo. A receita é sem dúvida uma a manter e se calhar vai fazer-me substituir a que utilizo uma vez que a tua não tem manteiga :). Obrigada por partilhares.

    ResponderEliminar
  11. Concordo contigo, maçã com canela é uma dupla de sucesso! Bjs

    ResponderEliminar