terça-feira, 15 de Abril de 2008

Bananas Salteadas com Crosta de Amêndoa e Coco

Depois do Frango com Ananás Agridoce preparei esta receita para a sobremesa. Adorei a combinação da banana com o molho e o gelado de baunilha, na minha opinião ficou óptimo! Sem duvida para repetir mais vezes!

Receita Inspirada da Revista Saberes e Sabores de Março de 2008 (adaptada aos gostos pessoais e ao que havia no armário :-) )

Ingredientes para 4 pessoas:
2 bananas (não muito maduras)
3 colheres de sopa de amêndoa finamente ralada
2 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de coco
Manteiga qb

Molho:
1 colher de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de açúcar
0.5 dl de sumo de laranja
2 colheres de sopa Whisky

4 bolas de gelado de nata

Preparação:
Misturar a amêndoa com o açúcar e o coco. Descascar e cortar as bananas ao meio. Role-as na mistura anterior.

Numa frigideira antiaderente colocar um pouco de manteiga. Quando esta estiver quente, introduzir as bananas e deixar alourar de todos os lados (lume brando para não queimar). Retirar as bananas e reservar.

Limpar a frigideira com papel de cozinha e levar de novo ao lume com a vaqueiro e o açúcar. Quando o açúcar caramelizar (tom claro), juntar cuidadosamente o sumo de laranja com o whisky e deixar ferver agitando a frigideira até dissolver o caramelo completamente.

Deitar imediatamente sobre as bananas e servir acompanhado com uma bola de gelado.



Frango com Ananás Agridoce

Já vai algum tempo desde o último post, tenho andado desaparecida, porque ando com muito trabalho na faculdade e não tenho tido tempo para as minhas aventuras culinárias! Mas estou de volta!

Esta receita, faz-me lembrar dos tempos do secundário, em que eu e algumas amigas, íamos ao restaurante chinês almoçar. Comíamos quase sempre frango com ananás ou porco com bambu e cogumelos :-) Guardo muitas recordações desses “bons velhos tempos" …

Receita inspirada na revista "Saberes e Sabores" de Março de 2008. Já fiz várias vezes a receita desde que comprei a revista , por isso não é preciso dizer, que gostei muito do resultado final.

Ingredientes para 2/3 pessoas :
2 peitos de frango
1 colher de café de paprika
Sal qb
½ cebola grande
1 tomate maduro médio (descascado e cortado aos cubinhos)
2 tiras de pimento (usei verde e amarelo)
2 rodelas de ananás de lata
2 dl da calda do ananás
1 colher de sopa de maisena (amido de milho)
3 colheres de sopa de açúcar amarelo
3 colheres de sopa de vinagre de sidra
5 colheres de sopa de polpa de tomate


Preparação:
Cortar o peito de frango aos cubinhos, temperar com sal a gosto e a paprika. Cortar o pimento e o ananás aos pedacinhos.

Dissolver a maisena na calda do ananás. Juntar a polpa de tomate, o vinagre e o açúcar e misturar bem.

Descascar a cebola e cortar às rodelas fininhas. Deitar um pouco de azeite no Wok e levar ao lume com a cebola, até esta ficar loirinha. Juntar o frango e deixar cozinhar até estar dourado, mexendo sempre com uma espátula.

Adicionar o tomate e cozinhar até este estar desfeito. Juntar o ananás e o pimento, deixar saltear durante +/3 minutos. Regar com o molho preparado, deixar ferver e engrossar um pouco, mexendo sempre.

Servir com arroz branco.