terça-feira, 30 de Setembro de 2008

Salada Tropical de Camarão

Esta salada é sem dúvida a minha preferida, adoro o sabor da fruta combinada com o camarão. É uma excelente opção, enquanto os dias frios não chegam e o calor ainda se faz sentir.

Pode ser servida como prato principal ou entrada. Se quiser adicionar um toque de sofisticação, utilize vários tipos de alface e umas folhinhas de rúcula. Uma verdadeira delícia!


Ingredientes:
(para 2 pessoas como prato principal)
Alface
½ Manga
½ Papaia
2 rodelas de Ananás
2 kiwis
16 camarões médios cozidos

Molho:
2 colheres de sopa de natas ligeira
1 colheres de sopa de polpa de tomate
1 colher de sopa de maionese
1 colher de sopa de sumo de limão
Pimenta qb

Preparação:
Escolher e lavar a alface. Cortar a alface em tirinhas e colocar no prato de servir.

Descascar a fruta e os camarões. Cortar a fruta aos cubinhos. Dispor por cima da alface, a fruta e os camarões.

Misturar todos os ingredientes do molho e temperar com a pimenta. Rega a salada com o molho.


sábado, 27 de Setembro de 2008

Bolo de Manga

Cada vez se torna mais claro a minha tendência para as sobremesas… Os últimos posts aqui no Baunilha e Caramelo, tem sido todos sobre doces. Prometo nos próximos, tentar fugir um pouco à rotina. :-)

Acho que uma refeição para ser totalmente perfeita, deve terminar com duas coisas: uma boa sobremesa e um bom café. Prefiro as sobremesas leves e de sabor suave… se tiverem fruta, ainda melhor!


É nesta parte que entra a nossa imaginação (e claro, muitos dos nossos gostos pessoais …) escolha uma fruta (fresca ou em calda) e transforme um bolo simples numa sobremesa diferente e agradável.

Receita adaptada da revista brasileira “Delícias de Culinária”.

Ingredientes:
Bolo:

3 ovos
70g de açúcar
85g de farinha
1 colher de chá de fermento
1 pitadinha de sal
100 ml de Compal Light Manga-Laranja *

Cobertura:
½ pacote de gelatina de manga (+/- 45g) **
100 ml de água quente
130 g de manga madura **
200 ml de gelado de baunilha
1 colher de sopa de açúcar de confeiteiro (icing sugar)
100 ml de natas

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 190º. Untar uma forma redonda (21 cm de diâmetro) com manteiga e polvilhar com farinha.

Bater os ovos e o açúcar, com a batedeira na velocidade máxima durante 2 minutos. Juntar a farinha, o fermento (previamente peneirados) e o sal, usando a batedeira na velocidade mais baixa, até obter uma massa fofa.

Transferir a massa para a forma e levar ao forno até estar cozido (teste do palito). Retirar do forno, deixar arrefecer 5 minutos antes de desenformar.

Dissolver a gelatina na água quente e deixar arrefecer um pouco. Colocar a mistura da gelatina e os restantes ingredientes da cobertura no liquidificador, até obter uma mistura homogénea. Levar esta mistura ao frigorífico por alguns minutos, até começar a solidificar (não deixe solidificar totalmente).

No prato de servir (convém que seja totalmente raso), colocar um aro (22 cm de diâmetro) de semifrio. Colocar o bolo dentro do aro e regar com o sumo. Espalhar a cobertura sobre o bolo e levar novamente ao frigorífico até solidificar totalmente.

Na altura de servir, retirar o aro e decorar o bolo com fatias de manga fresca.



* Se substituir este sumo por outro, escolha um sumo que não seja muito espesso.

** Pode substituir a manga por outro fruto. Substitua também, o sabor do sumo e da gelatina, de modo a combinar com o fruto escolhido. Morango, maracujá, pêssego, o que mais lhe agradar... pode ser necessário, rectificar um pouco o açúcar consoante a fruta utilizada.

sábado, 20 de Setembro de 2008

Mousse de Framboesa e Maracujá

Estou de volta a Lisboa para a primeira semana de aulas. Custa-me sempre tanto voltar à rotina… Levantar cedo, chegar a casa cansada, quase não ter tempo para as coisas que gosto de fazer e dormir sempre pouco.

Cheguei a casa tarde e cansada, precisava de uma receita simples e de preferência rápida para o jantar. Decidi fazer uma mousse …

A framboesa e o maracujá são sem dúvida uma dupla de sucesso. Deixe-se levar pela cor maravilhosa, a textura suave e o aroma inconfundível… e desfrute desta sobremesa na companhia de alguém especial. :-)


Ingredientes:
200ml de natas *
160g de açúcar
6 folhas de gelatina incolor
150 ml de polpa de maracujá **
150 ml de puré de framboesa ***

Espelho de Maracujá:
6 maracujás
4 colheres de sopa de açúcar
6 colheres de sopa de água
3 folhas de gelatina incolor


Preparação:
Colocar as folhas de gelatina de molho em água fria.

Bater as natas, quando estas começarem a espessar adicionar o açúcar, continuar a bater até ficarem bem firmes. Com uma vara de arames, envolver suavemente às natas a polpa de maracujá e o puré de framboesa.

Escorrer as folhas de gelatina e dissolve-las em 3 colheres de sopa de água quente. Adicionar a gelatina, ao preparado das natas e envolver muito bem. Colocar em tacinhas individuais e levar ao frigorífico até solidificar.

Espelho de maracujá:
Colocar a gelatina de molho em água fria.

Num tachinho, colocar a polpa dos 6 maracujás, o açúcar e a água. Deixar ferver em lume brando durante 2 minutos. Posteriormente passar a mistura por um passador de rede fina. Levar novamente ao lume (sem deixar ferver), adicionar as folhas de gelatina (previamente escorridas) e mexer até ficarem totalmente dissolvidas.

Deixar arrefecer totalmente. Colocar por cima da mousse e enfeitar com algumas sementinhas do maracujá. Levar ao frigorífico até a altura de servir.



* Para bater as natas bem firmes, colocar no congelador 15 a 20 minutos antes as usar.

** Passar a polpa de maracujá por um passador de rede fina para descartar as sementes do maracujá.

*** Para o puré de framboesa usei framboesas congeladas. Deixar as framboesas descongelar completamente antes de as triturar. Passar o puré por um passador de rede fina para descartar as sementinhas.

sábado, 13 de Setembro de 2008

Semifrio de Café e Whisky

Passados os exames de Setembro ( custa tanto passar Agosto a estudar.... ), este é o último fim-de-semana, antes das aulas começarem. Achei que este semifrio, já com cores de Outono, seria perfeito para dizer adeus às férias do Verão.

Este semifrio, de textura suave e delicada combina na perfeição, o sabor do café, com o whisky e um toque de chocolate. Tenho a certeza que esta receita, se vai tornar um “clássico” cá em casa. Simplesmente delicioso!


Notas:
- Usei 2 tipos de bolacha, para o sabor do chocolate não predominar, no entanto se preferir, pode apenas usar bolachas de chocolate.

- Para obter um bom resultado final, é importante que use um café instantâneo de boa qualidade. Usei o Nescafé Expresso Intenso e Cremoso (100% Puro Arábica ). É um café muito perfumado com um sabor intenso, sem se tornar demasiado amargo.

Ingredientes:

Base :
120g de bolachas tipo Maria de chocolate
90g de bolachas de aveia
1 colher de sopa de manteiga magra (amolecida)
Leite qb.

200ml de natas *
1 colher de sopa de café instantâneo em pó
80g de açúcar
1 colher de sopa de whisky
3 colheres de sopa de água quente
5 folhas de gelatina incolor
Raspas de chocolate qb.

Preparação:
Triturar as bolachas. Misturar as bolachas com a manteiga e juntar leite até obter uma mistura com aspecto de areia grossa.

Colocar apenas o aro de uma forma de semifrio sobre o prato de servir (convém que este seja completamente raso). Colocar a mistura das bolachas dentro do aro, de modo a cobrir uniformemente o fundo e pressionar um pouco (costumo utilizar o fundo de um copo para facilitar esta tarefa).

Colocar as folhas de gelatina de molho em água fria.

Bater as natas, quando estas começarem a espessar adicionar o açúcar e café em pó. Continuar a bater, quando estas ficarem bem firmes, adicionar o whisky.

Escorrer as folhas de gelatina e dissolve-las na água quente. Deixar arrefecer um pouco. Com uma vara de arames, adicionar a gelatina ao preparado das natas e misturar bem.

Levar o preparado das natas, ao frigorífico até prender um pouco (sem deixar solidificar totalmente!). Espalhar o preparado das natas sobre as bolachas.

Levar novamente ao frigorífico até solidificar totalmente. Na altura de servir, retirar o aro e decorar com raspas de chocolate.


* Para bater as natas bem firmes, colocar as natas 15/20 minutos no congelador antes de as usar.


sábado, 6 de Setembro de 2008

O Fim do Verão ...

Está a chover lá fora, o Verão está a chegar ao fim, o que me deixa incrivelmente nostálgica... Tinha tantos planos para receitas frescas, que acabaram por nunca deixar o papel.

O blog tem andando parado, porque estou a estudar para os exames de Setembro. Não devo ter novidades até a semana que vem... Lamento, hoje não há receita, é mesmo só conversa fiada e algumas fotografias.


Foi muito divertido (e até posso dizer um pouco terapêutico …) passar estes dois meses com a minha família. Somos uma família grande com uma dinâmica estranha e muito característica (acho que vistos de fora devemos parecer um pouco loucos …). Rimos sempre muito e nem sempre as conversas fazem muito sentido, mas eu adoro!


Tive oportunidade de “ajudar”, um pouco no nosso pomar (que o meu avô e o meu pai tratam sempre com tanto carinho e dedicação). Primeiro vieram as cerejas, depois vieram as maçãs, as peras e os pêssegos seguidos pelas ameixas, as amoras, as amêndoas e avelãs … finalmente os figos e as uvas. E quase, quase a chegar estão os diospiros, os marmelos e as castanhas! :-)



Adoro todo o processo de confecção das receitas … se juntar o facto dos ingredientes utilizados, terem sido plantados e colhidos em família (sem químicos), torna-se ainda mais agradável!


Tirei muitas fotografias (mesmo muitas…), li imenso e ri imenso. Libertei-me de todo o stress acumulado e reencontrei o meu equilíbrio.

Este domingo volto para Lisboa. Vou sentir falta dos longos passeios de bicicleta, das idas à piscina, das conversas tardias no vão da escada, das caminhadas, das refeições em família e de tudo o resto...

Prometo dar noticias em breve!