sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Muffins de Amoras Silvestres

Os mais atentos já devem ter reparado, que algo mudou aqui no Baunilha e Caramelo… Não foi uma mudança de imagem radical como o inicialmente previsto, acabou por ser apenas uma pequena actualização de imagem.

Tinha planeado uma mudança profunda e depois de alguns ensaios, pedi opinião a alguns amigos. Todos torceram o nariz e disseram que gostavam mais do antigo… E como só vale a pena mudar, se for para melhor … Apenas mudei pequenos pormenores (que possivelmente os mais distraídos nem notam!) :-)


Recentemente comprei um livro, do qual gosto particularmente, The Hummingbird Bakery Cookbook. Tarek Malouf, era um jornalista, na ABC News, mas decidiu mudar a sua vida... Abriu uma pastelaria, em Notting Hill, que rapidamente se tornou num local muito afamado e de sucesso.

Não é preciso dizer que quando for a Londres vai ser uma paragem obrigatória, pois não?!


Este livro é recheado de fotografias magníficas e receitas muito apelativas de muffins, brownies, cupcakes, cookies, tartes e bolos, todos tipicamente americanos. Até agora, apenas experimentei 2 receitas e ambas com resultados muito bons.

Voltei a ir apanhar amoras silvestres, com a minha manita e tenho o frigorífico cheio delas. Por isso fiz mais uma receita com estes frutinhos.


Adaptei uma receita que levava mirtilos e substitui-os por amoras… Segui à risca a receita do livro, com a esperança, que as amoras não afundassem (como aconteceu no último bolo …) Para a minha alegria, não afundaram e distribuíram-se homogeneamente pela massa!

Quanto aos bolinhos …. Adorei. Ideais para o lanche ou pequeno-almoço, de fácil confecção e muito fofinhos. Totalmente aprovados!



Muffins de Amoras Silvestres
Para cerca de 30 bolinhos pequenos, receita adaptada do livro The Hummingbird Bakery Cookbook

Ingredientes:
300g de farinha
370g de açúcar
1+ ½ colher de chá de fermento
½ colher de chá de bicarbonato de sódio
1 pitadinha de sal
350 ml leite*
1+ ½ colher de sopa de sumo de limão *
1 ovo
½ colher de café de extracto de baunilha em pó
70g de manteiga derretida
300g de amoras silvestres

Prepracão:
Misturar bem o leite com o sumo de limão, deixar repousar à temperatura ambiente por 15 minutos, até talhar.

Pre-aquecer o forno a 180º. Colocar as forminhas de papel dentro das formas dos muffins.

Numa tigela, juntar a farinha, açúcar, fermento, bicarbonato de sódio.Com a batedeira na velocidade lenta, misturar bem os ingredientes em seco.

Adicionar ao leite, o ovo e a baunilha, misturar.

Com a batedeira na velocidade média, juntar a mistura do leite à farinha e bater até esta ficar misturada. Colocar a batedeira na velocidade lenta, adicionar aos poucos a manteiga derretida (deve-se deixar arrefecer um pouco, antes de a juntar à massa), aumentar a velocidade e bater até obter uma massa homogénea e suave.

Delicadamente com a ajuda de uma colher de pau, envolver 250g de amoras silvestres na massa.

Encher as forminhas de papel com massa até 2/3 da altura. Em cada forminha, colocar 4 ou 5 amoras, sobre a massa.

Levar ao forno a cozer. Deixar os muffins crescer e ganhar um pouco de cor, posteriormente tapar com uma folha de papel de alumínio. Quando estiverem cozidos (teste do palito no centro bolo), retirar do forno, deixar arrefecer um pouco e desenformar.

Depois de frios, se desejar polvilhar com açúcar em pó.

* Que pode ser substituído por 350ml buttermilk.

33 comentários:

  1. Que delicia.. apetece comer um como sobremesa ;)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Receitas boas e fotos ainda melhores, mas isso mantém-se!

    Quanto à mudança, não sei dizer o que mudou, mas algo mudou (a cor de fundo??).
    Parece-me mais leve...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Que muffins deliciosos!!
    Mandas um agora para o lanche??

    Quanto ao blog, tb me parece que foi a cor que mudou! :D
    Está lindo!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. O teu blog é maravilhoso, as fotos saõ maravilhosas e ele está cada dia mais lindo.
    Estes Muffins ficaram maravilhosos e as fotos como sempre realçam tudo o que é necessário para perceber-mos como devem ter ficado maravilhosos

    ResponderEliminar
  5. Estão uma delicia, excelente apresentação.
    A minha modesta opinião acho que os amigos têm razão.
    bjssss

    ResponderEliminar
  6. Se tem um blog que merece um selinho, é este!
    Adoro estas receitas!

    Dê uma passada pelo meu... Tem um presente pra você!
    Um beijo!

    ResponderEliminar
  7. Mas uma receita bem tentadora com amoras silvestres, eu adorei e fiquei com vontade de comer um desses teus muffins :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  8. Olá! Que aspecto tão bom :D Regressei de uma semanita lá na terrinha e tb andei às amoras. Desde pekena que se tornou tradição. Mas eu n resisto mto tempo, como-as logo lollll Bjitosss

    ResponderEliminar
  9. Parecem uma verdadeira delícia! Amoras silvestres são deliciosas... só é pena serem tão «espinhosas» de apanhar!

    ResponderEliminar
  10. Obrigada a todas, pelos comentários simpáticos e encorajadores.•
    Sim, foi o fundo que mudou, substitui o cinza por um azul claro. Acho que assim fica mais leve e agradável.

    Também "alarguei" o Baunilha, assim vou poder colocar fotografias maiores, onde os pormenores ficam mais visíveis.

    Obrigada Lilian pelo selinho, fiquei muito contente.

    Bjinhos
    Andreia

    ResponderEliminar
  11. Andreia!!
    Que linda cozinha!! =)
    Estou amando e degustando cada quitute...;)
    Os muffins estão com uma carinha de deliciosos, viu?!

    Um bejim...
    da Vinni
    Lá do amehliadigital.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Querida Andreia,

    Adorei estes muffins! E como está o tempo hoje pelos meus lados é isso que apetece com uma chávena de café bem quentinha!

    Também tenho ido apanhar amoras silvestres e aventurar-me no meio daqueles espinhos todos!

    Acho que vou fazer a tua receita da charllote de frutos silvestres...

    Beijo

    ResponderEliminar
  13. Andreia como sempre as fotos deixam-me estupefacta.
    este ano ainda nao fui as amoras e depois de ver a tua receita anterior bem que me deu vontade.
    ver se ainda vou a tempo ou não.
    beijinhos
    e boa semana

    ResponderEliminar
  14. Esses muffins ficaram com muito bom aspecto e as fotos optimas como sempre.
    Bjs
    Moira

    ResponderEliminar
  15. Amei seu blog!

    Que delícia. Vou fazer este muffin!!!hum

    Renata Grimone
    www.menucaseiro.blogspot.com

    ResponderEliminar
  16. hummmm... que sorte que tu tens de poder colher amoras silvestres e fazer delicias com elas!
    estao lindos!

    ResponderEliminar
  17. estão lindos e gulosos! Acho que os vou fazer hoje mas com pequenas variações... (vim cá ver a tua receita de pudins de maracujá e já levo brinde)!
    bjs e aproveito para dizer que gosto das variações (pouco perceptíveis) do novo blog!

    ResponderEliminar
  18. Mas que Muffins maravilhosos :D
    Ja comia um :P
    JInhussss

    ResponderEliminar
  19. Oi..

    tudo bom???
    Nossa, deve ter ficado uma delícia esse muffin hein?

    Quando puder da uma passadinha no meu blog tbm pra dar sua opinião sobre meus artesanatos e receitinhas tbm que ainda vou postar..rsrs..

    Abraços

    ResponderEliminar
  20. Excelente adaptação da receita. Deve ter ficado delicioso.

    ResponderEliminar
  21. Mais uma vez, tenho que agradecer a todos os que deixaram comentários tão simpáticos.Assim que puder vou retribuir as visitas.

    Micas e Ana Maria: Depois não deixem de me contar como correu. Gosto sempre de saber o que as pessoas acharam.

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  22. bem, vim cá para deixar o meu comentário...e já que perguntas, cá vai: ma-ra-vi-lho-sos!!!
    Adorei os muffins... variei os frutos por sumo de maracujá natural (porque os tenho aos quilos cá por casa) e reduzi ao açúcar e só acrescentei no topo uma framboesa para lhe dar cor. Ficaram magníficos....

    obg pela receita. já apontei e vou repetir! beijocas

    ResponderEliminar
  23. que receita tão bem explicada e que fotos magnificas! já jantei, mas até comia uns muffins!

    ResponderEliminar
  24. Que delícia!!! Vou te seguir...

    beijos

    ResponderEliminar
  25. Lindos e perfeitos!!!
    Bjs e um bom fim de semana

    ResponderEliminar
  26. Simplesmente maravilhosos....
    Parabéns pelo blog e pelas deliciosas receitas publicadas.

    ResponderEliminar
  27. Que delicia, tanto de fotos como de receitas.
    Andava mm à procura destes muffins, são perfeitos.Parabéns!
    Ah, e não deixes de ir à Hummingbird Bakery, tanto a de Notting Hill como a de Portobello, são ambas fantasticas, desde a decoração do espaço até aos muffins. Deliciosos posso garantir. Só é pena o tempo nas filas. Ambas estão sempre a abarrotar.

    ResponderEliminar
  28. Olá! Procurava algo diferente em receitas de muffins/queques para as minhas ginjas e achei que esta tua receita, poderia servir! Às mil maravilhas!
    Parabéns pelo blog!

    isa

    http://manasecompanhia.blogspot.com/

    ResponderEliminar