quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Bolo de Frutos Cristalizados

Dezembro como sempre, está a ser caótico… uma correria entre testes e compras de Natal…

Para evitar a mesma situação do ano passado (em que não consegui fazer nenhum post verdadeiramente natalício …), ainda em Novembro, desfolhei os meus livros de culinária e tracei um plano de receitas para Dezembro. Algumas mais tradicionais do que outras, mas todas relembrando a época Natalícia …


O primeiro da minha lista era um bolo inglês, no entanto na altura de fazer a receita, não sabia onde a tinha colocado, procurei, procurei e simplesmente não a encontrei…. Já com os ingredientes em cima da bancada da cozinha, acabei por adaptar outra receita, improvisando assim, um bolo inglês ...

Apesar o pequeno percalço, o bolo ficou muito saboroso e até bastante parecido com o “verdadeiro”. Muito bom mesmo, desapareceu num instante acompanhado por um chazinho quente :-) Uma delícia!


Não fiz a receita numa forma de bolo inglês, em vez disso utilizei formas redondas de 15 cm de diâmetro. Tal como disse anteriormente existe qualquer coisa com os bolos pequeninos que simplesmente adoro…

Devido as sucessivas adaptações que a receita foi alvo, não me atrevi a chama-la de bolo inglês. Ficou apenas Bolo de Frutos Cristalizados...

Bolo de Frutos Cristalizados
Adaptado do livro Pâtisserie Facile, Sarah Lewis

Ingredientes:
200g de açúcar amarelo
1 colher de chá de açúcar baunilhado
1 colher de chá de raspa de limão
160g de manteiga magra
4 ovos
3 colheres de sopa de whisky
280g de farinha
2 colheres de chá fermento
50g de passas de uva
140g de frutos cristalizados cortados em cubinhos pequenos (utilizei ananás e papaia)
50g amêndoas partidas grosseiramente
50g nozes partidas grosseiramente

amêndoas sem pele qb.

Preparação:
Pre-aquecer o forno a 190º C. Untar 4 formas redondas de 15 cm de diâmetro com manteiga. Forrar o fundo da forma com papel vegetal untado com manteiga e polvilhar com farinha.

Com a ajuda da batedeira, bater o açúcar amarelo, o açúcar baunilhado, a raspa de limão e a manteiga, até obter um creme esbranquiçado. Juntar os ovos um a um, batendo muito bem entre as adições. Posteriormente juntar o whisky e misturar novamente.

Com a batedeira na velocidade lenta, adicionar a farinha e o fermento (previamente peneirados) e bater até ficar tudo bem misturado.

Adicionar os frutos secos e os frutos cristalizados à massa. Misturar com uma colher de pau, até estes ficarem distribuídos homogeneamente.

Colocar a massa nas formas previamente preparadas (até metade da sua altura). Alisar a massa e enfeitar com amêndoas.

Levar ao forno até estar cozido (teste do palito no centro do bolo). Se necessário durante a cozedura, tapar o bolo com o papel de alumínio.

Deixar arrefecer um pouco, antes de desenformar.

22 comentários:

  1. Seu blog é lindoo... e as receitas devem ser maravilhosas (pelo menos é o q as fotos mostram! ^^)
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Ola, gostei mutio!!!
    Perfectos fotos tambem!!!
    todo blogue e linda !!!!
    Beijinhos e boa semana
    sugar plum....

    ResponderEliminar
  3. Andreia ficou muito apetitoso e seu Bolo de Frutas.
    Eu aprecio muito este tipo de bolos e ainda comprei frutas cristalizadas para fazer algo com carinha de Natal.
    Aqui em casa os bolos tem que ser pequenos, pois somos só duas pessoas e gosto que acabem rápido. Além do mais ficam super bonitinhos bem pequenos.
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  4. Qué delicia de tarta. Preciosa presentación.
    Un beso

    ResponderEliminar
  5. Andreia, sempre que venho aqui parar, fico de boca aberta a olhar para o écran, e depois vêm as interrogações: como é possível ser-se tão prendada?! estas fotos, estes bolos, este blogue, enfim...TUDO!!! Aqui tudo é belo e acima de tudo: bom!! Este blogue tem cá uma qualidade menina!!Parabéns!!

    ResponderEliminar
  6. Olá Andreia,
    Eu faço de minhas palavras as da Isabel, realmente ficamos vidradas ao ecrán do computador de boca aberta, com um AAHHHHHH!!!! que nos sai da boca, tal é a beleza das fotos. Parece que estamos a folhear um daqueles livros de culinaria lindissimos, em que os bolos e sobremesas parecem ser da n/ imaginação de tão perfeitas.

    Eu pessoalmente não sou mmuito apreciadora de frutas cristalizadas, mas mesmo assim, acho que tenho que experimentar pois parece-se ter ficado muito saboroso.

    PArabéns pelo blog e pelo prazer de cozinhar que nos transmite.

    Beijinhos alda ( do www.talismaacessorios.wordpress.com

    ResponderEliminar
  7. como sempre... as fotos dizem tudo. é com grande expectativa que aguardo os proximos post de Natal!

    ResponderEliminar
  8. Que bolo lindo e deve ser realmente delicioso!
    Adoro seu blog, sempre admiro suas receitas. É um dos meus preferidos.
    Bjos

    ResponderEliminar
  9. Parece uma delicia :) como sempre!! bjinhos

    ResponderEliminar
  10. sempre receitas espectaculare... obrigada por partilhares conosco. Esta vai ser a minha proxima, experiencia. Beijos

    ResponderEliminar
  11. Lindo e com cara de Natal! As fotos estão perfeitas :o)

    Bjos,
    Dani

    ResponderEliminar
  12. Andreia,

    Suas postagens sempre tão lindas, receitas divinas, fotos delicadas e cheias de cores!!!

    Estava com saudades de passar por aqui, mas sempre que passa minha lista de receitas a fazer aumenta!

    Se você não se importar depois eu queria conversar sobre Lisboa... Eu e meu marido estamos planejando uma viagem a Europa e devemos ficar uns 3 dias em Lisboa. Será nossa primeira vez na Europa! Quero especialmente indicações sobre a culinária em Lisboa! E também dicas sobre hospedagem...

    Beijocas.

    ResponderEliminar
  13. Nem sei por onde começar... é tudo DELICIOSO!!!


    Um beijinho
    Eduarda

    ResponderEliminar
  14. Andreia, parabéns pelas fotos e pelo blog! Fiquei encantada!
    Um beijo!

    ResponderEliminar
  15. Oiiii Andreia tudo bem????

    Sempre que dá faço uma visitinha no seu blog(ele é lindo, um charme mesmo), esse bolo natalino parece DIVINO, estava querendo fazer uma cesta de natal com produtos caseiros, sei fazer pão e cookies, estava querendo um bolo natalino, vou testar o seu e depois te conto como ficou, ele parece delicioso.
    Na hora que der me faça uma visitinha também ainda sou "recém-nascida" no mundo dos blog mas ainda chego a perfeição como vc...rs
    Um abraço
    Renata
    meu blog: http://charmedecozinha.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  16. oal andreia

    pode nao ser um genuino bolo ingles mas que esta uam delicia esta sim.
    o olhos comem:-)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  17. não gosto de frutas cristalizadas, mas minha mãe ama demais... vou passar a receita pra ela!!!


    beijos

    ResponderEliminar
  18. Olá é a primeira vez que visito o seu blogue e fiquei maravilhada com as receitas e com a forma que fotografa cada prato!

    Nota-se o amor pela cozinha e e seu bom gosto e o clique perfeito da fotografia!

    Vou voltar mais vezes.

    beijinhos

    Sandra

    PS: podia colocar uma lista de seguidores para ser mais fácil vir cá qd houver novidades.

    ResponderEliminar
  19. receitas com um aspecto que apetece comer o computador.........

    ResponderEliminar
  20. Maravilhoso, boa idéia fazê-lo redondo, é uma ótima dica para presentear, a foto ficou linda!
    Também me inspirei em uma receita inglesa pro Natal.Bjss

    ResponderEliminar
  21. Eu fiz, com a minha namorada Lau, muitos bolos inglêses para presentear. Até fotografei o passo a passo (só falta vencer a preguiça pós natal para editar e postar.
    Tenho me apaixonado por esse bolo e procurado receitas diferentes.
    Confesso que achei lindo nessa forma redonda, até mais que no tradicional. Vou adotar.
    Mas me permita a brincadeira, você ao não se atrever chamar de Bolo Inglês, acabou por chama-lo pelo nome original: Fruit Cake!
    Bom Fim de Ano!
    (Sempre sinto admiração quando visito teu blog)

    ResponderEliminar