segunda-feira, 19 de Outubro de 2009

Bolo de Aniversário para uma Princesa

A minha irmãzinha sem duvida que é uma lutadora. Sempre bem disposta e sorridente, muito meiguinha, mas às vezes muito teimosa também! Adora comer, ouvir música e cantar. A primeira palavra que disse foi Andreia e apesar da nossa grande diferença de idades, damo-nos muitíssimo bem.

Acompanha-me para todo o lado, sempre com um sorriso e todas as sextas feiras quando volto a casa, recebo o melhor abraço do mundo. Ela torna as nossas vidas mais alegres, com as suas gargalhadas e boa disposição. Não poderia ter melhor irmã.



A minha princesinha fez anos no inicio desta semana e este ano fui eu que fiz o bolo. Depois de algumas hesitações, acabei por me decidir por um bolo de “andares” onde não faltou cor, gomas e pintarolas, que ela tanto adora.

A receita do bolo não é novidade é o Bolo de Coco e Rum, que foi muito apreciado cá em casa e foi o escolhido por ela. Acho que gostou do bolo, pois os seus olhos brilharam quando o viu e comeu uma fatia gigantesca. :-)


Instruções de Preparação:
Fazer 1 receita do Bolo de Coco e Rum numa forma redonda de 22 cm de diâmetro.

Desenformar o bolo para um prato.

Pincelar o bolo ainda quente com leite de coco (+/- 50 ml).

Fazer ½ receita de Bolo de Coco e Rum numa forma redonda de 12 cm de diâmetro.

Desenformar o bolo para um prato. Com cuidado colocar o bolo em cima do bolo preparado anteriormente (tendo o cuidado de o colocar centrado).

Pincelar o bolo mais pequeno com leite de coco (+/- 25ml) . Deixar arrefecer completamente e levar ao frigorifico.

Preparar 1 + ½ receita da cobertura do bolo. Cobrir o bolo com a cobertura e levar novamente ao frigorífico.

Decorar com pintarolas, coco ralado e bolinhas coloridas. No topo do bolo colocar as gomas.

Guardar no frigorífico até a altura de servir.

Outras Notas :
- Utilize um prato sem estampados, de preferência com uma cor alegre.

- Se optar por fazer o bolo no dia anterior, apenas coloque as pintarolas e os outros enfeites no próprio dia.

- No topo do bolo coloquei gomas, que espetei em palitos. Estas podem ser substituídas por chupa-chupas de várias cores e feitios.

sexta-feira, 9 de Outubro de 2009

Bolo de Tâmaras e Nozes

Apesar o Outono ter chegado em Setembro, aqui por Lisboa, só agora é que começou a dar os primeiros sinais. Os dias têm estado cinzentos e chuvosos e começa a apetecer aqueles bolos típicos de Outono. Bolos mais densos, com frutos secos, que combinam na perfeição com uma chávena de chá quente.

Adoro frutos secos, desde amêndoas às avelãs passando pelos alperces e sem esquecer as tâmaras… e consequentemente adoro a sua presença nos bolos, tornando-os mais ricos em sabor e em textura.


Gostei muito deste bolo, cheio sabor e muito fofinho. Adicionei uma mão cheia de nozes à receita original, o que a tornou ainda mais deliciosa. A receita original sugeria um molho de caramelo para regar o bolo, que obtei não fazer, pois achei o bolo perfeito só assim.

Conservou-se bem durante vários dias sem perder as características iniciais, até acho que no segundo dia estava ainda melhor...


Bolo de Tâmaras e Nozes
Receita adaptada de Sticky Date Cake With Caramel Sauce

Ingredientes:
250g de tâmaras (já sem o caroço)
300ml de água a ferver
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
120g de manteiga (à temperatura ambiente)
180g de açúcar amarelo
1+1/2 colher de chá de açúcar baunilhado
2 ovos (à temperatura ambiente)
70g de nozes
280g de farinha
1 colher de chá de fermento

Cortar as tâmaras em pedacinhos pequenos. Colocar as tâmaras num recipiente, juntar o bicarbonato de sódio e a água a ferver. Misturar e deixar arrefecer completamente.

Pre-aquecer o forno a 190º. Forrar um tabuleiro de 30x20 cm com papel vegetal, untado com manteiga e polvilhado com farinha.

Peneirar a farinha com o fermento .

Bater o açúcar amarelo com o açúcar baunilhado e com a manteiga, até obter um creme esbranquiçado. Juntar os ovos um a um, batendo muito bem entre as adições. Alternadamente adicionar a farinha e a mistura das tâmaras (já à temperatura ambiente), com ajuda de uma colher de pau, misturar bem. Por fim adicione as nozes partidas aos pedacinhos, envolva até ficarem distribuidas homogeneamente.

Deitar a massa na forma anteriormente preparada. Levar ao forno até estar cozido (teste palito no centro do bolo, este deve sair limpo e seco). Retirar do forno e desenformar, retirar com cuidado o papel vegetal e deixar arrefecer.

Depois de frio cortar em quadrados, se desejar polvilhar com açúcar em pó.

quinta-feira, 1 de Outubro de 2009

Muffins de Chocolate e Laranja

Eu sei que esta é a 4 receita de muffins num curto espaço de tempo… vou tentar no próximo post fugir um pouco à rotina que ultimamente parece se ter instalado aqui no blog…

Mas durante a semana o tempo nunca é muito e gosto de ter em casa uns bolinhos para adoçar um pouco o inicio do dia. Os muffins são sempre uma excelente opção, são rápidos, prático e são inúmeras as combinações de sabores que podemos fazer.


Numa tentativa de fugir um pouco às receitas dos muffins mais comuns, experimentei esta receita. Na massa entram cereais, iogurte e pedacinhos de chocolate, sendo o toque final dado pelo ligeiro sabor a laranja.


O resultado é bastante agradável, especialmente mornos, com o chocolate ainda derretido... :-)


Muffins de Chocolate e Laranja
para cerca de 18 bolinhos pequenos, receita adaptada do livro Chocolat Desserts + Mignardises

Ingredientes:
80g de açúcar amarelo
230g de farinha
1 colher de chá bem cheia raspa de laranja
70g de cereais (utilizei Nestlé Fitness e Fruits)
1 colher de chá de fermento
50g + 20g chocolate meio amargo (com cacau a 50%)
1 ovo
100ml de leite
3 colheres de sopa de óleo
2 iogurtes naturais (240g)

Preparação:
Pre-aquecer o forno a 190°C. Colocar as forminhas de papel dentro das formas dos muffins.

Cortar o chocolate aos pedacinhos pequenos.

Partir os cereais grosseiramente, de forma a que não fiquem pedaços muito grandes.

Misturar bem em seco, a farinha, o fermento, o açúcar, os cereais e a raspa de laranja.

Combinar o ovo, com o leite, o óleo e o iogurte e até obter uma mistura homogénea. Juntar à mistura da farinha e bater até todos os ingredientes ficarem bem misturados.

Com a ajuda de uma colher de pau, envolver 50g chocolate na massa até ficar distribuído homogeneamente.

Colocar a massa nas forminhas de papel até 2/3 da sua altura. Colocar por cima o chocolate restante e levar ao forno até estar cozido (teste do palito no centro do bolo).