terça-feira, 17 de agosto de 2010

Bolo de Ananás

Quem não conhece a receita do velhinho Bolo de Ananás e Caramelo?! Eu conheço bem, lembro-me que a minha avó fazia esse bolo para os aniversários cá de casa… Sempre achei piada ao bolo, decorado com as rodelas de ananás e as cerejas em calda.

No outro dia, a falar com a minha avó, ela falou-me de alguns dos bolos que costumava fazer.

Receitas muito antigas, que a minha avó faz desde que a minha mãe era pequena: o velhinho Bolo de Água, o Bolo de Ananás e o Bolo de Vinagre com bicarbonato de sódio (receita que se perdeu e nunca mais conseguimos reproduzir… alguém conhece?).


Gosto de ouvir as suas "aventuras" na cozinha, já me deve ter contado as mesmas histórias umas quantas vezes, mas mesmo assim ainda acho piada… Ela e a vizinha que não sabia cozinhar… simplesmente deliciosas. Outros tempos…

Este bolo não é o velhinho bolo de ananás com caramelo que a minha avó fazia, é uma versão “modernizada”, a minha versão :-)

Para este bolo não fiz o tradicional caramelo, apenas coloquei açúcar, manteiga e o ananás no fundo da forma e por cima coloquei a massa do bolo. Com o calor do forno, o açúcar e a manteiga derretem ficando caramelizados (o sabor fica menos marcado, assim como a cor). Para além disso, utilizei ananás fresco e adicionei um pouco de rum à massa do bolo…

Este bolo foi feito para a minha avó poder matar saudades dos velhos tempos. Na minha opinião fica menos enjoativo do que o “original”, um bolo húmido e muito agradável.


Eu continuo de férias com a minha família, a mesma rotina de sempre: Almoços ruidosos, piscina, passeios à noite, conversas no vão da escada e muitas gargalhadas.

Queria agradecer (mais uma vez!) os comentários que foram deixados no Bolo Fresco de Coco, devo dizer que fiquei surpreendida com a quantidade de pessoas que já fizeram o bolinho. :-)

Bolo de Ananás

Ingredientes:

270g de ananás fresco (sem casca e cortado em fatias de fininhas)
50g de manteiga
100g de açúcar amarelo

Bolo:
80g de manteiga
220g de açúcar
4 ovos médios
260g de farinha
1 colher de chá de fermento
250ml de buttermilk*
2 colheres de sopa de rum

Preparação:
Pre-aquecer o forno a 180º.

Forrar um tabuleiro de 27x17 cm, com papel vegetal untado com manteiga. Cortar a manteiga em bocadinhos pequeninos e dispor por cima do papel vegetal, polvilhar com o açúcar amarelo. Dispor as fatias do ananás sobre o açúcar.

Bolo:
Peneirar a farinha com o fermento.

Juntar o rum ao buttermilk.

Com a batedeira, bater a manteiga com o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado. Juntar os ovos um a um, batendo muito bem entre as adições. Alternadamente juntar a mistura da farinha e o buttermilk à massa. Bater até ficar tudo bem misturado.

Deitar a massa por cima das fatias de ananás e levar ao forno até ficar cozido (teste do palito no centro do bolo) Se necessário durante o tempo da cozedura tapar o bolo com uma folha de alumínio, para não queimar.

Retirar do forno e deixar arrefecer por 5 minutos antes de desenformar (ainda deve estar quente quando o desenformar). Inverter o bolo para o prato de servir, com cuidado retirar o papel vegetal.

Servir morno ou frio.

*Para fazer o buttermilk, utilizei 250ml de leite e 1+1/2 colher de sopa de sumo de limão. Misturar bem o leite com o sumo de limão, deixar repousar à temperatura ambiente por 15 minutos, até talhar.


21 comentários:

  1. Eu sempre gostei muito deste bolo, é realmente muito saboroso.
    Achei que sua versão mais pálida tb ficou muito boa. Imagino que o charme tenha ficado por conta do rum.
    Parabéns!
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito desta reedição do bolo de ananás!... Tb era frequente nas mesas de festa da minha infância...
    babette

    ResponderEliminar
  3. Vir aqui é uma perdição! Bolos de coco e de ananás são os meus preferidos!
    Boas férias!!!

    ResponderEliminar
  4. Olá Andreia, eu aprendi esta recita com o meu marido, porque foi um bolo muitas vezes feito na casa dos pais e o curioso é que a forma como ele faz e a mãe fazia era essa de besuntar a forma com manteiga e polvilhar com açucar. Não o faço à algum tempo mas fiquei com saudades. O meu pai adora o bolo... esse está com óptimo aspecto. Bjo

    ResponderEliminar
  5. Ficou lindo! E deve ser muito suave!
    :o)

    ResponderEliminar
  6. eu adoro este bolo. a receita da minha familia leva amendoa e tambem o caramelo.
    lembro.me dela desde pequenina nso casamentos maracva sempre presença
    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  7. oiiiii tem um selinho pra você no meu blog....

    ResponderEliminar
  8. Oi Andreia! Não vim apenas elogiar tuas receitas, mas tambem dizer-te quão bom é olhar teu blog, sempre colorido com belas fotos...Já te escrevi há algum tempo e gostaria de te dizer que moro em Pelotas, cidade capital do doce no Brasil, doces portugueses sao muito famosos por aqui e sempre que olho teu site me inspiro para cozinhar. Fica o convite para vires nos visitar!!!!

    ResponderEliminar
  9. há bastante tempo que não como o famoso bolo acho que toda a gente já comeu ,o teu ficou lindo,bjs

    ResponderEliminar
  10. Nossa, engordei só de entrar nesse blog ...
    Tudo maravilhoso ... Já estou seguindo

    Abraço

    Daniel Moura
    http://feitonahora.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  11. Adoro bolos de abacaxi.... Priscila Beneducci (Brasil MG)

    ResponderEliminar
  12. É o que eu digo: cada vez uma receita melhor que a outra! Sorte que eu não tenho tido tempo de ir pra cozinha... Se tivesse ia virar uma bolinha!

    ResponderEliminar
  13. Frais et coloré voilà une gourmandise de régal
    Je te souhaite une belle journée
    Valérie

    ResponderEliminar
  14. Saludos desde la española y vecina Salamanca. Me gusta mucho tu blog, es fantástico y en especial este bolo de ananás !!! Simplemente deliciosoo !!

    buen fin de semana

    ResponderEliminar
  15. Este bolo está com um lindo visual. Absolutamente divino. Acho bacana esta tua troca com a tua avó. Muito enriquecedor. E um círculo de energia.

    ResponderEliminar
  16. Olá!

    Eu adoro o teu blog. Não sei se alguma vez comentei, mas gosto muito de vir cá ler as novidades e maravilhar-me com os teus fantásticos bolos e apetitosas fotografias.
    Eu tenho uma receita de bolo de vinagre que me deu a minha prima Dores, uma senhora verdadeiramente adorável. Creio que não leva bicabornato de sódio. Se quiseres a receita, manda-me mail (cor.de.cha@gmail.com) que eu envio :D

    Abraço!

    ResponderEliminar
  17. ola,
    Apos seguir atentamente a receita, lá consegui o fazer e estava divinal....
    Todos adoraram...:)
    Continua
    Beijinhos Ana

    ResponderEliminar
  18. Não sei se já tem a receita do bolo de vinagre, mas eu tenho lá uma há anos, infalível :) É só dizer! c5ofiar@gmail.com Beijinhos!!! (estou aqui à procura de um bolinho p'ro aniversário do namorado, mas a escolha está dificil, parecem-me todos deliciosos!!!

    ResponderEliminar