Este semana a minha irmã fez anos, como já é tradição, sou eu que faço os bolinhos de aniversário cá de casa. Mostrei-lhe várias fotografias de bolos de aniversário… mas os seus olhinhos não saíam de um bolo coberto com gomas. Estava escolhida a decoração!

O bolo ficou lindo, infelizmente as fotografias foram tiradas à presa e não retratam totalmente a sua beleza. Acho que nenhuma criança consegue resistir a um bolo assim.. Muitas gomas,pintarolas e confetis. Muita cor e alegria. A minha irmã adorou!
A massa do bolo que escolhi foi a do Bolo Tiramisu (deliciosa e infalível!). Mas desta vez recheei com ananás e não utilizei queijo creme. Resultou um bolinho fresco e muito agradável!

Bolo de Ananás
Ingredientes:
Bolo:
4 ovos
4 colheres de sopa de água quente
240g de açúcar
1 colher de chá de açúcar baunilhado
100g de farinha
100g de maisena
1 + ½ colher chá de fermento
Xarope:
150ml de sumo de ananás*
2 colheres de sopa de rum (opcional)
Cobertura:
200ml de natas**
1 colher de sopa de sumo de limão
100g de açúcar
1 colher de chá de açúcar baunilhado
1 colher de sopa de rum (opcional)
4 rodelas de ananás enlatado
Decoração:
Gomas qb.****
Confetis qb.
pintarolas qb.
Preparação:
Bolo:
Pre-aquecer o forno a 180º. Untar duas formas*** de 20 cm com manteiga e forrar o fundo com papel vegetal também untado com manteiga. Polvilhar com farinha.
Com a batedeira eléctrica na velocidade máxima, bater os ovos com a água quente (durante 2 minutos), até a mistura ficar espessa e com espuma. Adicionar o açúcar e o açúcar baunilhado, bater continuamente durante 3 minutos. Com a batedeira na velocidade mais baixa, juntar a farinha, a maisena e o fermento em pó, até obter uma massa fofa.
Transferir a massa para as forma previamente preparadas e levar ao forno até estar cozido (teste do palito). Retirar do forno e com a ajuda de uma faca soltar lateralmente o bolo da forma. Desenformar e deixar arrefecer as duas camadas.
Xarope:
Misturar o sumo de ananás com o rum. Reservar.
Cobertura:
Colocar as natas numa taça bem limpa e seca. Juntar às natas o sumo de limão e bate-las com a batedeira na velocidade máxima. Quando estas começarem a espessar, juntar aos poucos o açúcar. Bater até ficar bem firme. Adicionar o rum e envolver suavemente. Reservar no frigorífico até utilizar.
Montagem:
No prato de servir colocar uma camada de bolo e humedece-la com metade do xarope preparado.
Escorrer as rodelas de ananás e triturar grosseiramente. Juntar 3 colheres de sopa das natas batidas do açúcar ao ananás e misturar bem. Distribuir homogeneamente a mistura do ananás por cima da camada do bolo.Posteriormente colocar segunda camada de bolo e humedece-la com o xarope restante.
Cobrir com a cobertura e levar ao frigorifico. Na altura de servir, decorar com as gomas, pintarolas.
* Utilizei ananás enlatado em sumo de ananás por isso aproveitei essa calda.
**Para bater as natas bem firmes, colocar no congelador 20 minutos antes de utilizar
***Se não conseguir colocar as duas formas, ao mesmo tempo no forno, primeiro prepare metade da receita e leve ao forno até ficar cozido, posteriormente prepare a segunda camada.