sábado, 23 de fevereiro de 2008

Tarte de Morango

Tenho me aguentado como posso, tenho cozinhado freneticamente e mantenho-me ocupada o máximo possível, para não pensar em nada... Estou numa fase nova da minha vida e devo confessar que estou completamente aterrorizada! Tenho de tomar decisões importantes e simplesmente não me sinto capaz de decidir seja o que for…. Então cozinho, cozinho e cozinho …

Esta é a última fatia, de uma tarte de morango muito saborosa. Adoro esta receita, ideal para sobremesa. Costumo fazer a mesma tarte com pêssego (gelatina com o mesmo sabor), ou com manga.

Update: Novas Fotografias da Receita

Tarte de Morango
Ingredientes:
Base:
150g de farinha
3 colheres de sopa de açúcar
1 0vo
2 colheres de sopa de manteiga (à temperatura ambiente)
Leite qb

Creme de Baunilha:
1,5 dl de leite condensado
3 dl de leite
1 gema
2 colheres de sopa de farinha maisena
1 pitadinha de essência de baunilha
1 colher de sopa de manteiga amolecida

3,5 dl de água
1 pacote de gelatina de morango
Morangos qb

Preparação:
Untar uma forma de tarte (com fundo amovível) com manteiga. Pré-aquecer o forno a 180º.

Amassar a farinha, o açúcar, o ovo e a manteiga, ir adicionando aos poucos o leite, até obter uma massa homogénea (que não se prende aos dedos e fácil de estender).

Numa superficie enfarinhada estender a massa com um rolo (deve ficar fina) e forrar a forma da tarte com a massa. Picar a massa com um garfo. Colocar por cima papel vegetal e encher com feijão seco. Levar ao forno até estar cozida.

Depois de cozida, retirar do forno e descartar o feijão e o papel vegetal. Reservar.

Creme de Baunilha:
Num tacho, misturar bem o leite condensado, o leite, a manteiga, a gema, a maisena e a baunilha. Levar ao lume, mexendo sempre com a vara de arames até obter um creme espesso. Espalhar o creme, sobre a massa e deixar arrefecer.

Lavar bem e arranjar os morangos. Cortar os morangos* fininhos e dispô-los sobre o creme (já frio).

Preparar a gelatina com a água e deixar arrefecer. Levar ao frigorífico a prender um pouco (deve ficar com a consistência de clara de ovo). Colocar cuidadosamente a gelatina sobre os morangos. Levar ao frigorífico até servir.

* Quando os morangos não são muito doces, costumo colocar uma colher de chá de açúcar por cima deles antes de colocar a gelatina.





23 comentários:

  1. Excelente aspecto q essa Tarte tem!!!.... fiquei a salivar...já comia essa última fatia!!!...

    bjcas

    ResponderEliminar
  2. cozinhar é uma excelente terapia. gostava muito de te ajudar, mas nessas alturas ng nos pode ajudar. apenas te envio muita forca!!! a tarte ficou como sempre - linda!beijocas

    ResponderEliminar
  3. Não é a primeira vez que visito o seu cantinho e gosto muito até ja fiz receitas .

    passe no meu blog tenho la um miminho

    ResponderEliminar
  4. Esta tarte fica bem bonita e deve ficar uma bela de uma delicia...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Uma opção bem versátil e saborosa para a sobremesa.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  6. Adoro morangos e, pela receita deve ser deliciosa, mas nao consigo ver a foto! :-(

    bj
    lucia1

    ResponderEliminar
  7. Obrigado linda, pelo seu comentario no meu cantinho...
    Sei que está numa fase da vida dificil,se precisar de falar estou aqui, desejo-lhe muita força!!!
    a sua tarte está divinal..Andreia
    posso faze-la???
    bjocas,janeca!

    ResponderEliminar
  8. Obrigada a todas pelo carinho :-)

    Janeca, claro que pode fazer!

    Bjos
    Andreia

    ResponderEliminar
  9. Linda só passei para saber se está tudo bem!!!!
    Muita força..Tá!
    bjcas,janeca!

    ResponderEliminar
  10. Que bom aspecto!
    Decisões?
    Compreendo que te tentes manter o mais ocupada possível...
    Temos de combinar um cafezinho :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Dava tudo para puder comer uma fatia da tua tarte de morango. Adoro tudo que tenha morango e esta tarde parece-me absolutamente uma delícia. Estou a contar os dias para puder provar a tua tarte de morango :)

    Beijinhos e boas receitas

    ResponderEliminar
  12. que bom esta torta !vocè è muito brava a fazer doce...desculpa o meu portugues eu so' italiana e falo mais que menos a sua lingua..meus amigos na italia sou brasileros.... suo blog è muito muito lindo e seu doce tem agua na boca... beijao angela

    ResponderEliminar
  13. que bom esta torta !vocè è muito brava a fazer doce...desculpa o meu portugues eu so' italiana e falo mais que menos a sua lingua..meus amigos na italia sou brasileros.... suo blog è muito muito lindo e seu doce tem agua na boca... beijao angela

    ResponderEliminar
  14. vou postar essa receita maravilhosa com creditos para vc me meu blog se me permiti... o que é dl?

    ResponderEliminar
  15. De Cordeiro:

    Dl significa decilitro. 1dl = 100 ml .

    Claro que pode fazer o post no seu blog, é sempre com grande prazer que vejo as minhas receitas, em outros blogs.

    Bjinhos
    Andreia

    ResponderEliminar
  16. Oi! :) andreia, estou a pensar fazer esta receita como bolo de aniversário :)
    Achas que dá para 11 pessoas? Se calhar tenho de dobrar a receita, e fazer em 2 formas :). Help hehehe Beijinho!

    Andreia, Madeira.

    ResponderEliminar
  17. Olá Katya,
    Esta receita é muito boa, uma das minhas preferidas! Acho que é melhor fazer duas tartes, porque todos vão querer repetir...

    Espero que goste da receita :-)
    Beijinhos
    Andreia

    ResponderEliminar
  18. Beijinho, obrigada! :)
    Eu sou "tu" :p
    Já tenho os ingredientes para a receita :)
    Ah! Lembras-te que diametro tinha a forma redonda? Bj
    PS- urgente ehehe faço anos Sexta e amanhã faço a tarte lol. BEIJO!!

    ResponderEliminar
  19. Olá Katya,

    A forma que utilizei é de 28cm :-)

    Apenas umas dicas:
    - Não deixar a base demasiado fina, para não partir quando cozinhada.
    -Deixe espaço para a gelatina e os morangos, se utilizar uma forma mais pequena, não coloque todo o creme de baunilha.
    - Coloque a gelatina apenas quando ela estiver quase a solidificar (tipo clara de ovo).

    Espero que corra tudo bem :-)Depois conta-me como correu.
    Beijinhos
    Andreia

    ResponderEliminar
  20. Viva Andreia :) Venho dar notícias! Eeheheh Olha, foi divinal, muito gabada a tua tarte! Correu bem a final, contufo na confecção da massa lol, escreveste nos ingredientes "ovo" mas na confecção escreveste gema. Conclusão: Uma massa foi direitinha para o lixo eheheh (mas tb penso que tb deitei leite a mais). Então optei por deitar o ovo lol inteiro e uma pinguita de nada de leite. E voilà, 5*. Definitivamente és a minha idolatrada mestre (amadora é pouco!) de cozinha! Adoro-te! Eheheh. Beijão!!!

    ResponderEliminar
  21. Katya,
    Fico contente em saber que a tarte foi muito gabada :-) É sempre bom quando isso acontece, especialmente em ocasiões importantes…

    Quando ao problema do ovo/gema , é possível fazer a base de ambas as formas. Inicialmente fazia a base da tarte apenas com a gema, depois comecei a fazer com o ovo todo. Gostei mais dos resultados com o ovo todo, por isso alterei os ingredientes e esqueci-me de alterar a preparação… (o erro já foi corrigido!)

    Beijinhos
    Andreia

    ResponderEliminar
  22. Ola Andreia!

    Primeiro, e visto que e a primeira vez que lhe escrevo, quero felicita la pelo seu blog. Maravilhoso! Fotos lindissimas, o resultado final das receitas e sempre fantastico! Parabens!!
    Relativamente a esta receita da tarte de morangos, queria perguntar lhe s e normal que a massa dp de cozida fique rija, porque a minha ficou ate custou um pouco a cortar, nao sei se foi farinha que usei em demasia ou se tem algo a ver com a ausencia dos feijoes quando foi a assar...
    O recheio e mto saboraso e a gelatina resultou na perfeicao!!
    Beijinhos
    Rita

    ResponderEliminar
  23. Ola Rita,

    Fico contente em saber que gostou da receita :-)

    Possivelmente a massa ficou tempo demais no forno e quando arrecefeu ficou demasiado rija... No entanto a receita desta massa, não é uma massa muito mole.

    Espero ter ajudado :-)
    Beijinhos
    Andreia

    ResponderEliminar