quinta-feira, 12 de março de 2009

Bolo de Chá da Avó Natália

Hoje trago uma receita bem velhinha, este foi o primeiro bolo que aprendi a fazer. Vi e ajudei a minha avó a faze-lo tantas vezes, que um dia aventurei-me a faze-lo sozinha. Foi assim que começou a minha caminhada pelo mundo dos bolos.

A minha infância está cheia de recordações deste bolo, que nunca faltava lá em casa, nos dias de festa ou quando havia visitas. A receita original, retirei do caderno de receitas da minha avó, o velhinho "Bolo de Água" (chamado assim, porque a receita leva uma chávena de água).

Lembro-me que a minha avó fazia inúmeras adaptações a esta receita, substituía a chávena de água por chávena de leite, café ou mesmo sumo de laranja.

Todas as adaptações resultam muito bem, ficando igualmente deliciosas. Para o bolo de hoje, utilizei chá de maçã e canela e substitui a raspa de limão por canela, com o fim de evidenciar o seu sabor. Ficou perfeito.


Não é um bolo sofisticado e complicado. É um bolo simples daqueles que as avós fazem e que inunda toda a casa com o seu agradável aroma, enquanto está no forno. Grande e muito fofinho, torna-se ideal para acompanhar uma chávena de chá.

Ás vezes, é simplesmente reconfortante voltar ao ínicio …


Bolo de Chá da Avó Natália
Ingredientes:

5 ovos
210g de açúcar amarelo
160g de açúcar branco
200ml de chá de maçã e canela *
1 + ½ colher de chá de canela
1 + ½ colher de chá fermento
300g de farinha

Preparação:
Pré-Aquecer o forno a 180º. Untar com manteiga e polvilhar com farinha, uma forma de buraco grande.

Com a batedeira eléctrica, bater as gemas com o açúcar. Juntar lentamente o chá, misturar bem. Adicionar a farinha, a canela e o fermento previamente peneirados e bater bem. Bater as claras em castelo e envolve-las suavemente na massa do bolo.

Deitar a massa na forma preparada e levar ao forno até estar cozido (teste do palito no centro do bolo). Se necessário cobrir o bolo com uma folha de papel de alumínio durante a cozedura.

* Para a infusão, utilizei uma saqueta de chá e 200ml de água quente. O chá, quando adicionado ao bolo, deve estar completamente frio.


29 comentários:

  1. Que belo aspecto!...
    Só uma pergunta, antes de o testar: leva mesmo essa mistura de açucares (a quantidade total parece-me bastante, mas se calhar é mesmo assim um bolo muito docinho!....)
    obrigada

    ResponderEliminar
  2. Olá Nana:

    Sim, a quantidade de açucar é mesmo esta, o bolo fica um bolo bastante grande. No entanto pode sempre reduzir um pouco a quantidade e adaptar ao seu gosto.

    Bjinhos
    Andreia

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigada pela resposta tão pronta!
    Já não tenho desculpa para não a experimentar...hoje mesmo!!!

    ResponderEliminar
  4. Lindo o bolo,e a ternura pela avó...

    ResponderEliminar
  5. De facto, as receitas das nossas avós e mães, primam pela simplicidade!

    Utilizaste o chá de maçã e canela que é um dos meus favoritos, pelo que o sabor do bolo deva ser maravilhoso!

    Uma óptima receita!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. que bom minha querida,as memórias de infânçia são umas boas riquezas que temos,jinhos grandes

    ResponderEliminar
  7. Todas as receitas das avós são maravilhosas e enchem-nos a alma!
    Gostei desta receitinha.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Andreia, que receita interessante...realmente é bom demais retornar à infância...sabor de saudade mesmo ..
    As fotos ficaram lindas!
    Bjos, Sarinha

    ResponderEliminar
  9. Está guardadinha a receita...tem tudo para eu gostar!! bjinho

    ResponderEliminar
  10. Adoro estes bolos com cara de avó, e este parece uma delícia.

    Tenho uma amiga que faz muitas vezes uma receita chamada Bolo de Água, variando tb com leite, mas a variante de chá maçã e canela deve ser mesmo boa! :)

    ResponderEliminar
  11. Nada como uma viajem aos sabores da nossa infância. O bolo deve ser uma maravilha, vou experimentá-lo num destes dias.
    As fotos ficaram lindíssimas.
    Bjs
    Moira

    ResponderEliminar
  12. Andreia, que vontade me deu! Vou testar djá! ;)

    Um beijo!

    ResponderEliminar
  13. que lindo bolo. realemnte estas recitas mais antigas sao as emlhores-.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Simplesmente adoro tudo o que leve caramelo... Nota 10 para o bolino da avó... ;)

    ResponderEliminar
  15. Andreia, posso substituir o açucar amarelo?? Aqui no Brasil não é muito fácil de achá-lo, a não ser que seja conhecido com outro nome que desconheço, seria açucar mascavo?
    Beijos e parabéns pelas maravilhosas receitas.

    ResponderEliminar
  16. Ola Paulinha:

    O Açucar Amarelo é diferente do açucar mascavado. No entanto, pode substituir o açucar amarelo por açucar mascavado claro (pode haver necessidade de corrigir um pouquinho a quantidade... ). Espero ter ajudado.

    Bjinhos
    Andreia

    ResponderEliminar
  17. Bolos simples e versáteis: Adoro.
    Deve ter ficado delicioso!
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  18. Oh que bom...esses bolinhos são mesmo bons...vou guardar a receita :)

    beijocas

    ResponderEliminar
  19. Andréia, esse chá é muito bom. Deve ter dado um sabor especial ao bolo.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  20. Andréia Adorei o bolo,a receita e a sua avó!!!Com certeza é um bolo típico das vovós!!
    Beijo grande
    Valéria
    http://paposdeanjo.blogspot.com

    ResponderEliminar
  21. Os bolinhos da avó são sempre deliciosos. Gostei das tuas adaptações, deve ter ficado óptimo.

    ResponderEliminar
  22. Adorei o blog!! Tens óptimas receitas e parece tudo delicioso!!:))
    Vou adicionar-te a minha lista para ver espreitando as receitas!!:P
    bjs
    _malinha

    ResponderEliminar
  23. Gostei muito da receita deste Bolo de Chá da Avó Natália. Lá, onde estiver, deve ter ficado toda vaidosa com esta "postagem" da sua querida Netinha!
    Realmente o chá de Maçã e Canela deve dar-lhe um sabor muito especial. E o que eu gostei mesmo foi do Rosmaninho. Será que por aí já há? Na minha aldeia ele abre muito mais tarde...Bjs. Bombom (Avó)

    ResponderEliminar
  24. Olá Andréia,
    Adorei o seu blog,tem um ar de sofisticação, vc tem bom gosto, as fotos são lindas e as receitas então... Quero testar a receita desse bolo,mas terei de trocar o açúcar amarelo pelo comum, devo usar a mesma medida,ou seja,370g de açúcar branco? Aqui no Brasil não temos um açúcar com essa denominação. Parabéns pelo blog.
    Bjs, Iraide

    ResponderEliminar
  25. Obrigada a todos que deixaram comentários.

    Bombom: acho que a planta não é rosmaninho, mas sim alfazema.

    Iraide: Não sei a quantidade exacta, se apenas usarmos açucar branco. Mas acho que será aproximadamente 370g de açúcar.

    Bjinho
    Andreia

    ResponderEliminar
  26. Foi muito simpático da sua parte ter me respondido tão prontamente.
    Obrigada pela atenção.
    Bjs, Iraide.
    periasta

    ResponderEliminar
  27. Estes bolinhos caseiros com história são um conforto. Bela sugestão!

    ResponderEliminar
  28. Este bolinho despertou a minha atenção. Não vou resistir e levo comigo. Quando levo um bolinho para as minhas colegas já estão sempre à espera de um ingrediente fora do comum (o ingrediente secreto...), esta vez vai ser um cházinho.
    Que blog tão doce... já estou a seguir
    Obg e Bjs

    ResponderEliminar