terça-feira, 28 de abril de 2009

Queijadinha

Este fim-de-semana, enquanto remexia em receitas antigas, encontrei uma receita há muito tempo esquecida. A receita de uma queijadinha, que cá em casa toda a gente gostava muito.

É uma receita muito simples, no entanto muito saborosa. Ideal para o lanche com uma boa chávena de café.

Estas loiças na fotografia, são da minha avó e têm mais de 50 anos. A minha avó Natália, tem um louceiro cheio de loiças antigas. Infelizmente, poucos são os serviços que estão completos, pois foram-se partindo ao longo dos anos.

Acho que as loiças antigas, têm uma beleza muito diferente das loiças actuais. São extremamente delicadas e muito ricas em detalhes. Entre as minhas peças preferidas, estão a chávena azul e o prato das borboletas. Lindas, não são?

Queijadinha
Ingredientes:

350 ml de leite
6 ovos
40g de manteiga derretida
70g de coco ralado
230g de açúcar
5 colheres de sopa de farinha

Preparação:
Pre-aquecer o forno a 180°C.Untar um refractário de vidro ou barro (de 28 cm de diâmetro) com manteiga e polvilhar com açúcar.

Colocar os ingredientes num recipiente e triturar com a varinha mágica, até obter uma mistura homogénea *.

Colocar a mistura, no refractário de vidro anteriormente preparado e levar ao forno até estar cozido (teste do palito no centro do bolo). Pode ser necessário, durante a cozedura, tapar com uma folha de papel de alumínio.

Antes de servir, polvilhar com açúcar em pó.

* Em alternativa pode utilizar o liquidificador.

27 comentários:

  1. Que bela queijadinha!! Já se comia!! Eh Eh...
    Bjcas.

    ResponderEliminar
  2. Oi, Andreia!
    As queijadinhas brasileiras, um dos tantos doces herdadas dos portugueses, são um pouco diferentes, mas comi a queijada em Sintra e achei bem gostosa.
    Também gosto de louças antigas. Minha mãe me deu uma louça inglesa, que tem 60 anos, mas também está incompleta, fiz muitas mudanças e foram quebrando, infelizmente.
    Lindinha essa louça, bem delicada.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  3. Primeiro a queijada... Simples, saborosa, com óptimo aspecto...

    E agora a loiça... A loiça antiga remete-nos sempre a momentos nostálgicos (eu por mim falo)... A minha bisavó também tem no seu armário peças idênticas a essas, com flores e debruns em azul... São lindas e "acolhedoras".

    Um beijo*

    ResponderEliminar
  4. Côco e textura de queijadinha só pode ser bom!

    Concordo com a tua "teoria" das loiças. Agora são todas iguais e é tão dificil encontrar serviços assim, que por si só encham a mesa!
    Adorei o pratinho porque antigamente usavam muito as flores, mas é raro encontrar borboletas!

    Bjitos

    ResponderEliminar
  5. Que mimo são essas loiças antigas,dá um ar romantico e nostálgico,e com essa queijadinha, e esse cafezinho, menina é tudo de bom, amei!

    ResponderEliminar
  6. eu simplesmente adoro queijadinha... mas nunca preparei em casa! =)

    adorei a receita!
    beijo!

    ResponderEliminar
  7. As receitas antigas são sempre muito boas, eu pelo menos adoro!
    E as loiças uma fofura, tenho umas idênticas que também eram da minha avó.
    Bjs
    Moira

    ResponderEliminar
  8. e uma bela recirta sem duvida e tao facil de se fazer.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. É tudo de bom! Mas a última vez que comi ainda estava na faculdade... Quase 20 anos atrás... Acho que estou ficando velha...
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  10. Amei seu blog, sou apaixonada pelos doces portugueses, tudo que leva ovo eu amo! bjs

    ResponderEliminar
  11. Que maravilha de queijadinha.
    Também gosto muito de louças antigas, costumo comprar em antiquários ou em feiras, mas quando pertecem aos nossos familiares são sempre especiais.

    ResponderEliminar
  12. Que boa que parece ser! Com aquele aspecto de queijada e com côco! Deliciosa!

    ResponderEliminar
  13. Olá Andreia, vi a receita do bolo de amêndoa no blog da Janeca, fiz e ficou maravilhoso, adorei mesmo, e lá ela dizia que a receita era sua, por isso dei uma passadinha aqui, para agradecer, o bolo ficou delicioso!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Tudo neste blog me faz ficar de àgua na boca...desde as descrições perfeitas...às fotos...eu até sinto o aroma deste café acabado de fazer em conjunto com a queijadinha ainda quente...hummmmm!!! Continue Andreia é tudo MUITO BOM!!!!

    ResponderEliminar
  15. antes de tudo parabens pelo blog. nunca tinha feito queijadas mas experimentei a receita k achei super simples. ficou optima todos ca em casa adoramos. ja adicionei o blog aos meus favoritos. adoro cozinhar...

    ResponderEliminar
  16. Voltei! Há mimos para ti lá no meu blog! :)
    Bjcas.

    ResponderEliminar
  17. Isso é o que se chama o lanche perfeito!
    Uma queijadinha que me parece deliciosa, acompanhada por um cházinho, numa porcelana antiga e linda..O sabor conta, mas todo o visual também.Queijadinha e louça, estão ambas de parabéns.Boa escolha.

    ResponderEliminar
  18. Uma dupla e tanto, queijadinha servida em uma louça antiga, adorei. Também gosto de loças antigas, tenho algumas que são meu xodó.
    Bjs!

    ResponderEliminar
  19. Adoro queijadinhas... Pena que não para tirar um bocadito pelo monitor... :P

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  20. Que delícia.
    Já se comia uma fatiazinha!!!
    Bjinho

    ResponderEliminar
  21. ai não me agoues mais... dá-me uma fatia por favor!!!
    A minha lista de receitas a fazer assim nunca termina!
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  22. Lindas as louças, eu também prefiro as antigas. E a queijadinha deve ser deliciosa!
    Beijos!

    ResponderEliminar
  23. Que saudades de queijadinha!!Adoro!
    Realmente louças antigas são bem mais vistosas!!
    BJs
    Valéria
    Papos de Anjo

    ResponderEliminar
  24. As loiças são realmente muito bonitas, são sempre uma preciosidade!!
    A queijadinha ficou excelente, muito bonita e deve ser muito saborosa!! Adorei a apresentação das fotos! :)

    ResponderEliminar