terça-feira, 28 de abril de 2009

Queijadinha

Este fim-de-semana, enquanto remexia em receitas antigas, encontrei uma receita há muito tempo esquecida. A receita de uma queijadinha, que cá em casa toda a gente gostava muito.

É uma receita muito simples, no entanto muito saborosa. Ideal para o lanche com uma boa chávena de café.

Estas loiças na fotografia, são da minha avó e têm mais de 50 anos. A minha avó Natália, tem um louceiro cheio de loiças antigas. Infelizmente, poucos são os serviços que estão completos, pois foram-se partindo ao longo dos anos.

Acho que as loiças antigas, têm uma beleza muito diferente das loiças actuais. São extremamente delicadas e muito ricas em detalhes. Entre as minhas peças preferidas, estão a chávena azul e o prato das borboletas. Lindas, não são?

Queijadinha
Ingredientes:

350 ml de leite
6 ovos
40g de manteiga derretida
70g de coco ralado
230g de açúcar
5 colheres de sopa de farinha

Preparação:
Pre-aquecer o forno a 180°C.Untar um refractário de vidro ou barro (de 28 cm de diâmetro) com manteiga e polvilhar com açúcar.

Colocar os ingredientes num recipiente e triturar com a varinha mágica, até obter uma mistura homogénea *.

Colocar a mistura, no refractário de vidro anteriormente preparado e levar ao forno até estar cozido (teste do palito no centro do bolo). Pode ser necessário, durante a cozedura, tapar com uma folha de papel de alumínio.

Antes de servir, polvilhar com açúcar em pó.

* Em alternativa pode utilizar o liquidificador.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Tarte de Limão Merengada

Esta linda e saborosa tarte, foi-me oferecida pela Célia, quando estava de férias em casa dos meus pais.

Sem dúvida, que a Célia e eu, partilhamos a mesma paixão pela culinária. Quando nos encontramos, as nossas longas conversas, levam-nos sempre numa viagem de aromas e sabores.


A Célia, para além de fazer saborosas sobremesas, é uma verdadeira especialista a fazer compotas e pão. Quem sabe, se algum dia, ela não decide criar um blog de culinária e partilhar connosco as suas receitas!


Esta deliciosa tarte é irresistível, para amantes de limão, como eu. O merengue torna-a muito suave e leve. Uma verdadeira tentação!

Não podia, deixar de agradecer novamente à Célia, pela sua disponibilidade e contagiante boa disposição.

Tarte de Limão Merengada
Ingredientes:
1 Base de Massa folhada fresca

Creme :
4 gemas
½ chávena de açúcar
1 colher de sopa de maisena
½ chávena de água
2 dl de leite
1 limão

Merengue :
4 claras
110g de açúcar

Preparação:

Base:
Pre-aquecer o forno a 180º.
Forrar uma tarteira com papel vegetal e colocar a massa folhada por cima. Colocar por cima da massa, outra folha de papel vegetal e cobrir o fundo com feijão seco.

Levar ao forno até a base ficar cozinhada. Retirar do forno, descartar o feijão e o papel vegetal de cima da massa folhada.

Creme de Limão:
Num tacho, misturar as gemas, o açúcar, o sumo e a raspa da casca de limão, o leite e a maisena dissolvida na água. Leva-se ao lume, mexendo sempre até levantar fervura.

Colocar o creme, dentro da base de massa folhada.

Merengue:
Bater as claras em castelo com o açúcar. Colocar o merengue sobre o creme de limão e polvilhar com um pouco de açúcar. Levar ao forno a alourar.

Servir fresca.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Salada Primavera

Já voltei de férias, que como sempre, pareceram demasiado curtas... No entanto, serviram para descansar um pouco.

Apesar destas quase 3 semanas de ausência aqui no blog, durante esse tempo continuei a cozinhar. Faltou o tempo (e devo confessar que também um pouco de inspiração…) para editar fotografias e fazer os posts. Agora, espero finalmente, conseguir pôr as minhas receitas em dia. Apenas, para alimentar um pouco a curiosidade... em lista de espera está uma deliciosa tarte de limão merengada, bolinhos de café e um bolo mármore. :-)


Hoje, trago a receita de uma salada, para não pensarem que no Baunilha e Caramelo só há doces. É uma receita perfeita para estes dias de Primavera. Pode ser servida como prato principal, para uma refeição mais leve ou como acompanhamento de um prato de carne ou peixe grelhado.

Um dos aspectos, que gosto nas saladas, é a facilidade com que adaptamos as receitas ao que temos em casa… O resultado?! Um prato cheio de cor, porque sem dúvida, que os olhos comem sempre primeiro!


Salada Primavera

Ingredientes:
Alface qb
1 tomate médio
¼ de pepino médio
5 azeitonas
1 ovo cozido
1/2 de chávena de queijo flamengo cortado aos cubinhos
¾ de chávena de croutons com alho e ervas armomáticas (receita em baixo)
Molho de iogurte qb. (receita em baixo)

Preparação:
Lavar e escolher bem a alface. Cortar o tomate em cubinhos e o pepino em rodelas fininhas. Cortar o ovo em quatro partes.

Colocar a alface num prato grande de servir. Dispor por cima, o tomate, o queijo, o pepino, as azeitonas e o ovo. No centro do prato, colocar os croutons. Regar a salada com o molho de iogurte.

Croutons com Alho e Ervas Aromáticas
Ingredientes:

6 a 7 fatias de pão cortado em fatias com +/- 1 cm de espessura
3 colheres de sopa de azeite
1 + 1/2 colher de sopa de manteiga derretida
1 colher de chá de orégãos secos
3 colheres de chá de alho em pó
1 + 1/2 colher de chá de salsa seca
1 colher de sopa de queijo parmesão em pó (opcional)
Pimenta e sal qb

Preparação:
Pre-aquecer o forno a 200°C.

Cortar as fatias de pão em cubinhos e colocar numa taça grande. Juntar a salsa seca, os orégãos e o queijo parmesão.

Misturar o azeite com a manteiga, adicionar o alho, o sal e a pimenta. Deitar por cima dos cubinhos de pão, misturar bem.

Colocar os cubinhos de pão num tabuleiro grande e levar ao forno até ficarem torrados e estaladiços. Mexer frequentemente, de modo a torrar de todos os lados. Se necessário, tapar com uma folha de alumínio, para não ficarem demasiado escuros.


Molho de iogurte
Ingredientes:

2 colheres de sopa de iogurte natural
1/2 colher de sopa maionese
1 colher de sopa de sumo de limão
Sal a gosto

Preparação:
Juntar todos os ingredientes e misturar bem até obter um molho homogéneo.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Uma Pascoa Feliz

Hoje, finalmente, entro de férias da faculdade. Vou aproveitar estes dias, para passear um pouco. Espero voltar com energia redobrada e a boa disposição. No entanto, antes de ir, não podia deixar de desejar uma Páscoa Feliz.

Prometo quando voltar, colocar a correspondência do Baunilha e Caramelo em dia (até lá peço um pouco mais de paciência …)!


Boas Férias
Até Breve