quinta-feira, 16 de Julho de 2009

Bolo Mármore

Não vejo a altura de ficar de férias, dormir até tarde, relaxar um pouco, passar mais tempo na cozinha, sem stress ou horários… Mas por enquanto, vou ter mesmo, que estudar mais uns dias…

Nos últimos tempos o Baunilha tem estado em lume brando. Muitas receitas e as dezenas de fotografias têm-se amontoado, à espera de tempo e boa disposição para fazer os posts.



Sempre que posso, faço um bolinho rápido para me acompanhar nas tardes/noites de estudo. Apetecia-me um bolo com chocolate e desde que comprei o livro Petit Larousse du Chocolat que andava para fazer este bolo mármore.

Um bolo muito, mesmo muito agradável! Simples mas cheio de sabor. Este é um daqueles bolos, que se come uma fatia e depois se come outra e depois temos de nos controlar para não comer todo o bolo...



Fiz pequenas alterações à receita original:
-Acho que o chocolate derretido enriquece os bolos e lhes confere um sabor mais intenso. Por isso acabei por substituir uma parte do chocolate em pó por chocolate derretido.
- Como queria que predominasse o chocolate, por isso não dividi igualmente a massa.
- Não tinha rum em casa, por isso utilizei whisky.
- Acrescentei uma pitadinha de café á massa de chocolate …

Bolo Mármore de Chocolate (Adaptado do Livro Petit Larousse du Chocolat )
Ingredientes:
70g de manteiga
3 ovos
120g açúcar
1 colher de sopa de açúcar baunilhado
150g de farinha
1 colher de chá de fermento
3 colheres de sopa de whisky
50g de chocolate (53% de cacau)
2 colheres de sopa de leite
1 colher de sopa de chocolate em pó
1 colher de chá de café em pó

Preparação:
Pré-Aquecer o forno a 200º. Untar uma forma de 30 por 12 cm com manteiga e polvilhar com farinha.

Com a batedeira, bater a manteiga com o açúcar e o açúcar baunilhado durante 2 a 3 minutos. Adicionar os ovos, um a um, batendo bem entre as adições. Adicionar o rum seguido pela farinha com o fermento.

Dividir a massa em 2 partes , como queria que predominasse o chocolate na massa do bolo, não dividi em parte iguais, utilizei 2/3 da massa para preparar a massa de chocolate.

Derreter o chocolate no micro-ondas ou em banho Maria e deixar arrefecer um pouco.

Dissolver o chocolate em pó e o café no leite, adicionar a uma das partes da massa e misturar bem. Adicionar o chocolate derretido e misturar até obter uma massa homogénea.

Na forma preparada anteriormente, deitar metade da massa de chocolate, colocar a massa branca e finalmente a restante massa de chocolate.

Levar ao forno até estar cozido (teste do palito no centro do bolo), pode ser necessário durante o tempo de cozedura tapar o bolo com uma folha de alumínio.

quarta-feira, 8 de Julho de 2009

Bolo de Açúcar Amarelo e Canela

Os dias tem sido passados a estudar para os exames e ultimamente tem sobrado pouco tempo para o Baunilha e Caramelo...

No entanto, sempre que surge uma ocasião especial, não a deixo passar em branco... Este bolo foi feito, para comemorar os 77 aninhos da minha avó Natália. Já é uma bela idade, por isso merecia um bolinho bem especial!


No último aniversário cá de casa, fiz o Bolo Chiffon de Cappuccino, que recebeu criticas muito positivas. Este bolo é dentro do mesmo género (e também inspirado no mesmo livro...): leve, fofo e fresco.

Achei que a combinação de açúcar amarelo e canela, só podia correr bem e como a minha avó adora canela, pareceu-me perfeito!

Esta é a última fatia do bolo, não fui a tempo de o fotografar inteiro. Mas como apenas sobrou uma fatia (que depois desapareceu misteriosamente …) posso dizer que ficou aprovadíssimo!


Não se deixe intimidar com o tamanho da receita. Apesar de longa, não tem nada de muito complicado. Acho que o resultado, justifica bem o tempo dispendido! Se desejar pode preparar o bolo no dia anterior e só no próprio dia o rechear.

Bolo de Açúcar Amarelo e Canela
Ingredientes:

Bolo:
4ovos
130g de açúcar amarelo
170g de farinha
1 colher de chá de fermento
1 colher de chá de canela
2 colheres de sopa de manteiga

Xarope:
70ml de água
1 + 1/2 colher de sopa de açúcar branco
2 colheres de sopa de whisky (ou rum)

Cobertura:
200 ml de natas*
1 colher de café de canela
2 colheres de sopa bem cheias leite condensando cozido **
3 folhas de gelatina incolor
2 colheres de sopa de água quente

Decoração:
4 bombons Ferrero Roche (utilizei Ferrero Rondnoir, mas pode utilizar qualquer bombom do tipo)

Preparação:
Bolo:
Pré-Aquecer o forno a 200°C. Forrar apenas o fundo de uma forma redonda (de 20 cm), com o papel vegetal. Não é necessário untar a forma.

Derreter a manteiga e deixar arrefecer até ficar á temperatura ambiente.

Num recipiente que resistente ao calor, bater os ovos ligeiramente e gradualmente juntar o açúcar. Colocar este recipiente, por cima de outro que contenha água quente, misturar bem até o açúcar ficar completamente dissolvido e a mistura dos ovos aqueça á temperatura do corpo. Remover do calor e bater com a batedeira durante +/- 4 minutos (a mistura dos ovos deve ficar espessa e firme).

Peneirar a farinha, o fermento e a canela. Em 2 adições, envolver suavemente a farinha na massa (não bater, nem misturar em demasia, apenas enquanto houver farinha visível). Adicionar a manteiga derretida á massa e envolver com cuidado.

Colocar a massa na forma anteriormente preparada e levar ao forno. Pode ser necessário durante a cozedura colocar uma folha de papel de alumínio sobre o bolo.

Quando o bolo estiver cozido (teste do palito no centro do bolo), retirar do forno e deixar arrefecer completamente antes de desenformar. Com a ajuda de uma faca, soltar a parte lateral do bolo e desenformar. Cuidadosamente retirar o papel vegetal e cortar o bolo em 2 camadas. Reservar.

Xarope:
Juntar todos os ingredientes e levar ao lume até ferver e o açúcar ficar completamente dissolvido. Deixar arrefecer antes de utilizar.

Cobertura:
Colocar as folhas de gelatina de molho em água fria.

Bater as natas com uma batedeira. Quando estas começarem a espessar, juntar o leite condensado e a canela. Continuar a bater até as natas ficarem bem firmes.

Escorrer as folhas de gelatina e dissolve-las em 2 colheres de sopa de água quente. Deixar arrefecer um pouco antes de adicionar á mistura das natas. Se as natas batidas, ficaram demasiado liquidas, levar uns minutos ao frigorífico até prender (mas sem deixar solidificar completamente).

Colocar uma camada do bolo, no prato de servir e com um pincel de culinária humedecer o bolo com metade do xarope preparado. Colocar 1/3 das natas sobre a camada do bolo e cobrir com a outra camada do bolo. Regar com o restante xarope e cobrir o bolo com as restantes natas.

Levar ao frigorifico pelo menos 3 horas antes de servir.

Decoração:
Cortar os bombons em 2 partes e dispor por cima do bolo. Em alternativa, pode decorar com raspas de chocolate.


* Para conseguir bater as natas bem firmes, colocar 20 a 30 minutos no congelador antes de as utilizar.

** Para cozer o leite condensado, colocar a lata numa panela cheia de água e deixar ferver durante +/- 1h. Deixar arrefecer completamente antes de abrir a lata e utilizar. Tenho conhecimento que já existem latas de leite condensado cozidas á venda nos supermercado, no entanto nunca experimentei este produto…