terça-feira, 2 de junho de 2009

Bolo Chiffon de Cappuccino

Desde que o Rui me ofereceu o livro Sky High, andava com imensa vontade de experimentar um bolinho. O problema era decidir por qual começar!

São 210 páginas de bolos luxuosos de 3 camadas, cada um mais tentador do que o anterior. Sem dúvida, um livro muito bem concebido, fotografias encantadoras e receitas muito convidativas.


Pelo aniversário da minha mãe decidi-me pelo Bolo Chiffon de Cappuccino. Como grande amante de café que é, achei que este seria o bolo perfeito para comemorar mais um aninho.

Ficou aprovadíssimo! Adorei, café, canela, natas e um bocadinho de chocolate a finalizar. Fofo e fresco. Hummmm impossível de resistir!


Bolo Chiffon de Cappuccino - receita adaptada do Livro Sky High de Alicia Huntsman e Peter Wynne

Ingredientes:
Bolo:
4 ovos (gemas e claras separadas)
4 colheres de sopa de óleo
1 colher de sopa de açúcar baunilhado
5 colheres de sopa de café (utilizei Nespresso)
140g + 40g açúcar
130g de farinha
3 colheres de sopa de farinha maisena
1+ 1/2 colher de chá fermento
1+ ½ colher de chá canela
½ colher de chá cremor tártaro


Xarope de Café:
50ml de café
50ml de licor de café
4 + ½ colher de chá de açúcar em pó

Cobertura:
2dl de natas *
4 folhas de gelatina de incolor
1/2 colher de café de essência de baunilha
60g de açúcar
2 colheres de sopa de água quente
Maltesers qb ou chocolate em pó

Preparação:
Pré-Aquecer o forno a 180. Forrar apenas o fundo de uma forma redonda de 20cm com papel vegetal, não untar a forma.

Misturar as gemas, com o óleo , o café (à temperatura ambiente) e o açúcar baunilhado.

Misturar bem a seco, a farinha, a maisena, o fermento, o sal, a canela e 140g de açúcar. Adicionar a mistura das gemas aos ingredientes secos, misturar apenas até ficar homogéneo.

Juntar às claras o cremor tártaro. Bater as claras em castelo, quando estas começarem a espessar juntar o restante açúcar. Envolver suavemente as claras no preparado anterior. Colocar a massa na forma.

Levar ao forno até estar cozido (teste do palito no centro do bolo). Retirar do forno e deixar o bolo arrefecer na forma. Com a ajuda de uma faca, soltar a parte lateral do bolo e desenformar. Com cuidado retirar o papel vegetal. Cortar o bolo em 2 camadas.

Xarope de Café:
Juntar o café com o licor de café e o açúcar. Mexer até o açúcar se dissolver. Reservar.

Cobertura:
Colocar as folhas de gelatina de molho em água fria, por breves minutos.

Bater as natas bem firmes. Quando estas começarem a espessar, adicionar o açúcar e a baunilha , continuar a bater até estas ficarem bem firmes.

Escorrer as folhas de gelatina e dissolve-las em 2 colheres de sopa de água quente. Deixar arrefecer um pouco e juntar o preparado da gelatina às natas. Colocar as natas no frigorifico por breves minutos, até começar a prender.

Num prato colocar uma camada do bolo, regar com metade do xarope de café. Colocar metade das natas por cima do bolo. Colocar a outra camada do bolo por cima, regar com o restante xarope de café e cobrir o bolo com as restantes natas.

Decorar com chocolate em pó ou maltesers. Levar ao frigorífico até servir.

* Para conseguir bater as natas bem firmes, colocar 20 a 30 minutos no congelador antes de as utilizar. Apesar disso, devido ao imenso calor que se fazia sentir, não consegui resultados perfeitos :-( ficaram demasiado liquidas.

30 comentários:

  1. Ficou lindissimo... Aliás, como tudo o que fazes.
    Para além disso deve ter ficado fantástico com esses sabores... A canela, o café, o chocolate e as natas... Adorei!

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  2. Eu amo tudo que leva café. Acho que o paladar fica super requintado.
    Bolos Chiffon são uma ótima pedida, ficam sempre fofinhos e úmidos. Eu gosto muito.
    Parabéns a sua mãe pela passagem de mais um aniversário!
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  3. esta um mimo este bolo eu que adoro cafe ja me estou a ababar linda. lindo e deliciosos.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Gostei imenso!
    Ando a pesquisar bolos para fazer para o aniversário do meu Esparguete, que não gosta de chocolate.
    Já tinha a escolha quase feita, mas agora este veio trocarme as voltas...
    :)

    Bejinhos.

    ResponderEliminar
  5. Vim cá dar através do tastespotting :P O bolo ficou lindo, tem excelente aspecto e de cappucino deve ser bem á minha vontade :D bjinho

    ResponderEliminar
  6. Que bolo delicioso... eu também adoro tudo que leva café...
    Lá terei que experimentar mais esta iguaria.
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Ficou lindo, parece bem fofo, excelente escolha.
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Tens razão, esse bolo parece ímpossível de resistir! E então esse toque final dos Maltesers, adoreeei : D

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  9. Bem, esse bolo tem um aspecto super delicioso!! Bjs

    ResponderEliminar
  10. maravilhoso, tenho que experimentar sem falta!!!!

    ResponderEliminar
  11. adorei este bolinho,aliás é tdo fantástico aki no teu blog. continua. jinhos

    ResponderEliminar
  12. Adorei a receita.
    As fotos estão perfeitas!!
    bjss

    ResponderEliminar
  13. Lindiiiiiiiiiiiissimo esse teu bolo. Parabéns!!!!
    Bjinho

    ResponderEliminar
  14. Bolo lindo e com aspecto de ser uma delícia (como tudo o que publicas).

    Beijos e obrigada.

    *

    ResponderEliminar
  15. Andreia que delícia de Blog!!!
    Fiquei encantada com TUDO e todas as receitas, parabéns!

    ResponderEliminar
  16. O bolo é lindo, o prato maravilhos, a foto um luxo...
    Njs.

    ResponderEliminar
  17. Deve ser muito bom!
    Minha mãe também ia adorar pois ela ama café! Vou ver se faço para ela!
    Além disso ficou lindo!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  18. Ola Andreia! Parabens pelo delicioso blog. Seu bolo parece uma delicia tambem!
    Sou brasileira e vivo nos EUA. Adoro receitas portuguesas mas frequentemente tenho problemas com o idioma. Parece que meu portugues se perdeu do seu, hehehehe!!!!!Poderia por favor me dizer o que e "natas" e se poderia ser substituido por outro ingrediente?
    Obrigada.
    Liz Thompson

    ResponderEliminar
  19. Liz:

    Aqui em Portugal nós chamamos natas ao que no Brasil se chama de creme de leite fresco. O que corresponde a heavy cream no Estados Unidos :-)

    Beijinhos
    Andreia

    ResponderEliminar
  20. Andreia tem realmente um blog verdadeiramente delicioso:).
    Será que me poderá ajudar e dizer-me onde comprar o cremor tártaro?

    Obrigada

    Cris

    ResponderEliminar
  21. À procura de uma receita para o bolo de aniversário do meu pai vim parar ao teu blog. Fiquei deliciada.
    Vou tentar fazer esta maravilha do bolo chiffon de cappucino, mas posso garantir que não terá o lindo aspecto do teu (pastelaria não é o meu forte e fico sempre decepcionada com o resultado...)

    Parabens mais uma vez pelo belo espaço.

    ResponderEliminar
  22. Olá Andreia. Cada vez que tento escolher uma delícia para confecionar fico indecisa porque na realidade gostaria de os fazer a todos. Mas tem mesmo de ser um de cada vez. Para este bolo será que me podia dizer onde encontrar cremor tártaro? Obrigada!

    ResponderEliminar
  23. Ana,

    O cremor tartáro é um pó branco, que é usado para estabilizar as claras deos ovos, aumentando sua tolerância ao calor e o seu volume.

    Durante muito tempo, procurei o cremor tártaro em todos os supermercados, apesar de no estrangeiro poder ser facilmente encontrado nos supermercados, aqui em Portugal nunca o encontrei lá.

    Até que uma amiga, disse-me que comprava na farmácia( estranho não é?! ) mas a verdade é que compro o meu cremor tártaro na farmácia :-) .

    Se no entanto não encontrar cremor tártaro, aumente ligeiramente a quantidade de fermento na receita e adicione uma pitadinha de sal às claras antes de as bater em castelo. A receita do bolo Chiffon de Limão também pede por cremor tártaro, mas já a fiz sem ele e o resultado foi muito idêntico (para não dizer igual...)

    Espero ter ajudado.

    Bjinhos
    Andreia

    ResponderEliminar
  24. Venho por este meio lhe agradecer esta excelente receita!
    Devo dizer que já a fiz por duas vezes e é simplesmente divinal!
    Todos adoraram e repetiram, muitos parabéns!
    Continuação de óptimas receitas ;)
    Cristina T.

    ResponderEliminar
  25. ola :)

    gostava muito de fazer este bolo...mas nao entendo a parte da mistura dos ingredientes secos...porque diz para misturar a esses ingredientes o sal...mas acima nao tem a quantidade de sal...nem se é grosso ou fino

    obrigada

    ResponderEliminar
  26. Olá Xana,
    Na receita quando me refiro aos ingredientes secos refiro-me à farinha, à maisena, ao fermento, ao sal, à canela e a 140g de açúcar.

    O sal é sal grosso e a quantidade é pequena (aproximadamente 1/3 de uma colher de café, apenas umas areias de sal...).

    Espero ter ajudado :-)
    Beijinhos
    Andreia

    ResponderEliminar
  27. Encontrei este blog recentemente e fiquei maravilhada. Adoro fazer bolos e doces, apesar de não ficarem com um quinto da beleza do que é aqui apresentado. Ainda hoje fiz esta receita e o meu bolo ficou tão feinho, acho que é preciso mesmo uma pitada extra de paciência para deixar tudo bonitinho. :)
    Parabéns pelo trabalho. *

    ResponderEliminar