quinta-feira, 8 de julho de 2010

Pudim Merengado de Banana

Por estes lados tem estado tanto calor que torna-se quase impossível ir para a cozinha… Ninguém sensato liga o forno num dia de calor intenso (definitivamente a sensatez não é a minha característica mais marcada…) :-)

Simplesmente há dias em que preciso de ir para a cozinha e pronto! Pouco interessava se estavam 40°, o pudim de banana não abandonava os meus pensamentos… Tinha que o fazer!

Sempre que desfolhava este livro, parava na página desta receita e questionava-me porque ainda não tinha feito. Parecia simplesmente divino …


Agora que finalmente o fiz, posso dizer, que é verdadeiramente divino!

Camadas de bolacha, banana e de creme de baunilhada, finalizados com um leve e suave merengue … Sem dúvida o meu género de sobremesa, fresca e leve, uma combinação de sabores suaves e de diferentes texturas … Compensou todo o calor passado!

Depois de algumas sugestões dos meus leitores, criei uma conta de facebook para o Baunilha. Por isso se ainda não o fez, junte-se a nós. Mais uma vez obrigada a todos pelos comentários e pelos e-mails :-)


Pudim Merengado de Banana
Receita adaptada do livro The Oprah Magazine Cookbook

Ingredientes:
4 ovos grandes (separados)
110g açúcar
30g de maisena
550ml leite
1 colher de chá de açúcar baunilhado
40g de manteiga
2 bananas maduras e firmes
200g de bolacha Shortcake (ou a mesma quantidade de bolacha Maria)
leite qb.

Preparação:
Num tachinho , juntar 40g de açúcar com a maisena e o sal. Com uma vara de arames, misturar bem em seco. Aos poucos adicionar o leite e misturar até ficar dissolvido. Levar ao lume (médio) até ferver, mexendo frequentemente. Quando levantar fervura retirar do lume.

Bater ligeiramente a s gemas e juntar a estas um pouco de leite quente, misturar bem. Posteriormente adicionar a mistura das gemas ao leite quente e voltar a levar ao lume (mexendo sempre). Deixar ferver cerca de 2 minutos (mexendo sempre com a vara de arames). Retirar do lume e adicionar a manteiga e o açúcar baunilhado. Misturar bem até ficar completamente homogéneo.

Pre-aquecer o forno a 180ºC.

Num refractário redondo de 25 cm, colocar metade das bolachas (ligeiramente humedecidas em leite). Colocar por cima das bolachas, uma banana cortadas às rodelas e tapar com metade do creme preparado. Repetir o processo com as restantes bolachas, a restante banana e o restante creme.

Adicionar as claras, uma pitadinha e sal e metade do restante açúcar. Bate-las na velocidade média da batedeira, quando começarem a ficar brancas e espumosas adicionar aos poucos o restante açúcar. Aumentar a velocidade da batedeira e bater as claras até que estas formem picos suaves e firmes.

Com uma colher de sopa colocar as claras por cima do creme. Dispor as claras de forma a que toquem nas paredes do refractário (previne que encolham). Não alise totalmente as claras, deixe pequenos picos .

Levar ao forno até ficar ligeiramente dourado (15-20 minutos). Deixar arrefecer à temperatura ambiente. Depois de frio, colocar no frigorífico pelo menos 4 horas. Servir bem fresco.


32 comentários:

  1. Realmente ficou com uma aspecto divinal!
    jinhos

    ResponderEliminar
  2. Acredito que seja insensato ligar o forno com 40ºC de temperatura exterior... Mas é totalmente sensato fazê-lo por este pudim... Acredito que deva ser divino, pelo menos assim o caracterizamos quando olhamos para ele!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  3. Parece-me delicioso.
    Tenho que experimentar.
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  4. Poderia facilmetne dirigir-me á cozinha agora e preparar este pudim, estivesse o calor que estivesse, valeria a pena. Como não posso porque o trabalho não me permite sair a meio do dia, farei na próxima oportunidade. Ficou magnífico, apetitoso, delicioso concerteza.

    ResponderEliminar
  5. A avaliar pelo aspecto, valeu a pena o sacrificio do forno ligado num dia de calor.
    Ficou mesmo guloso.
    Bjns

    ResponderEliminar
  6. Oi adorei esta receita e com certeza farei. Gosto muito de pratos com banana e esses aqui me encheu os olhos.
    Quer dizer que está muito quente em Lisboa? Vou refazer minhas malas. Viajo para Paris no dia 11/07 e chego em Lisboa dia 24/07...bela Lisboa que adoro...ficarei no Chiado e vou me fartar com as delícias que se come ai!!!
    Bjs
    Z!!!

    http://cozinhadazela.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. que maravilha amiga como sempre,biejinhoss

    ResponderEliminar
  8. Quase que tenho um "ataque" quando aqui passo... só coisas boas!!!!

    ResponderEliminar
  9. Que coisa com cara de gostosa!!!!
    =O
    Parabéns!!

    ResponderEliminar
  10. Bom dia!!

    Devo dizer que esta receita parece deliciosa!!!!
    Vou tentar experimentar no fim-de-semana, condiz bem com uma prainha e uma banhoca no mar:D

    ResponderEliminar
  11. Mais uma encantadora sobremesa e com ingredientes que temos sempre por casa... Que óptimo!

    Neuza.

    ResponderEliminar
  12. Que óptimo aspecto. Deve ser mesmo muito delicioso!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  13. Andreia, amo visitar seu blog...
    Que delícia de receita, hein?!

    Bjus

    Eliane

    receitaserecipestop.blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. Eu tenho ar condicionado na cozinha, mas mesmo assim não me apetece muito ficar cozinhando nos dias mais quentes.
    O aspecto desta sobremesa ficou realmente divino!
    Eu adoro receitas com banana. São maravilhosas.
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  15. Esta sobremesa tem um aspecto divinal...uma verdadeira tentação! Deve ser uma delícia e eu vou ter que experimentar! ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Está de comer com os olhos! Ficou linda! Deve ser mais que divina! Certamente valeu enfrentar o calor!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. eu sei que as vezes parece de didos mas eu faço o mesmo.
    se quero um bolinho tem de ser hehe
    esta suberbo este pudim
    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  18. Oi Andreia :)
    Simplesmente adoro o teu blog!!
    Ainda nao tinha deixado um comentário mas venho cá espreitar mtas vezes... principalmente qdo tenho assim vontade de ver fotos lindas de coisas deliciosas ;) !!
    Obrigada e n deixes nunca de partilhar este dom :) bjinhos*

    ResponderEliminar
  19. ficou mesmo com um aspecto divinal e chamativo.

    bjka

    ResponderEliminar
  20. Que delicia!!
    adorei teu cantinho!
    já estou te seguindo!

    ResponderEliminar
  21. Olá.
    Aqui está uma receita leve e fácil de fazer e com um aspecto delicioso.
    Vou exprimentar
    Beijinho
    Nanda

    ResponderEliminar
  22. Uauuu! vou te dizer heim fiquei babando.
    bjks

    ResponderEliminar
  23. Adorei, parece uma delícia, vou fazer a receita e aproveito que está muito frio aqui no Sul do Brasil, assim ligo e forno e aproveito o calorzinho...

    Tenho um blog de gastronomia aqui no Brasil e adorei seu Blog (ótima fonte de referência), já o coloquei nos meus favoritos, assim não o perco de vista.

    Beijos;

    Fabi Artmann

    ResponderEliminar
  24. assim que li o título fez-me lembrar uma sobremesa da cantina do hospital sao francisco xavier, simplesmente
    rodelas de banana envolvidas em leite creme. uma delícia.
    Boa continuação.
    bjos :)

    ResponderEliminar
  25. Que delícia de blog. Já favoritei. Adorei as fotos e o conteúdo. Parabéns.
    Abraços
    Diego

    ResponderEliminar
  26. Eu experimentei e ficou maravilhoso. Apenas fiz uma pequena alteração por limitação de ingredientes na altura, não coloquei açucar de baunilha e adicionei canela...vale a pena. Venham mais calorias!!! Obrigada Andreia pela partilha

    ResponderEliminar
  27. Olá,
    Fico contente em saber que gostou. Este pudim com canela também deve ficar delicioso, para a próxima vou colocar.
    Beijinhos
    Andreia

    ResponderEliminar
  28. Parece delicioso ;) vou experimentar hihihi

    Obrigada
    Living2Cook*

    ResponderEliminar