segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Charlotte de Framboesas

Ontem foi um dia muito especial para mim, pois alcancei uma meta pessoal!! Foi muito mais difícil do que alguma vez imaginei e demorou mais tempo do que tinha planeado… Quando estava quase a desesperar a vida sorriu-me :-)

Fez-me novamente acreditar que as coisas podem correr bem. Hoje as minhas lágrimas são de felicidade…


Para acompanhar a minha alegria, uma deliciosa charlotte de framboesas… Palitos la reine humedecidos com rum e um delicado recheio de queijo creme e framboesas … Delicioso!

Apesar de a charlotte ser deliciosa simples, achei que faltava qualquer coisa…Por isso, depois de tiradas as fotografias, servi a charlotte com um coulis de framboesa e morangos, que na minha opinião fez toda a diferença… Tornou-a perfeita!


Charlotte de Framboesas
Ingredientes:
Xarope:
60ml de água
2 colheres de sopa açúcar
2 colheres de sopa de rum

Recheio:
+/- 200g de palitos la reine
180g de framboesas frescas
200g de queijo creme (tipo philadelphia)
140g de açúcar
1 colher de chá de açúcar baunilhado
6 folhas de gelatina incolor
2 colheres de sopa de água quente
200ml de natas*
2 colheres de sopa de sumo de limão

Coulis de Framboesas e Morangos:
300g de morangos e framboesas (lavados e arranjados)**
Açúcar em pó qb (icing sugar)

Decoração:
Framboesas qb.

Preparação:
Forrar com película aderente uma forma de charlotte (19cm de diâmetro e 9cm altura) com película aderente.

Xarope:
Misturar a água com o açúcar, levar ao lume até o açúcar ficar dissolvido. Retirar do lume e juntar o rum, misturar bem e deixar arrefecer.

Com um pincel humedecer os palitos de la reine com o xarope preparado (não devem ficar demasiado ensopados, senão não vão aguentar na vertical). Dispor os palitos na vertical, encostados uns aos outros, a toda a volta da forma.

Cortar os restantes palitos em cubinhos, humedecer com o xarope e reservar.

Recheio:
Numa taça juntar o açúcar, o açúcar baunilhado e o queijo creme, bater com a batedeira até obter uma mistura lisa e brilhante.

Colocar as folhas de gelatina de molho em água fria por alguns minutos.

Escorrer as folhas de gelatina e dissolve-la na água quente (2 colheres de sopa). Deixar arrefecer um pouco. Aos poucos juntar a gelatina à mistura do queijo creme e misturar bem até ficar homogéneo.

Adicionar o sumo de limão às natas e bate-las bem firmes. Com a ajuda de uma vara de arames envolver suavemente as natas na mistura do queijo creme.

Colocar 1/3 do creme na forma, colocar por cima algumas framboesas e alguns cubos de palitos la reine. Cobrir com mais um pouco de creme, por cima dispor as restantes framboesas e alguns cubos de palitos. Finalmente cobrir com o restante creme. É importante que o recheio da charlotte fique com a mesma altura do que os palitos dispostos na vertical, faça uma camada com cubos de palitos até ficar com a mesma altura.

Levar ao frigorifico durante algumas horas até solidificar (3 a 4 horas).

Coulis de Framboesas e Morangos:
Reduzir a puré os morangos e as framboesas (se desejar passar o puré por um passador de rede fina para descartas as sementinhas e outras partes sólidas). Adoçar com açúcar em pó a gosto.

Na altura de servir, desenforme a charlotte para um prato e com cuidado retire a película aderente.

Decorar com framboesas frescas. Servir acompanhada pelo coulis de framboesas e morangos.


* Para bater as natas bem firmes, colocar no congelador 20 minutos antes de utilizar.
** Para o coulis utilizei morangos e framboesas, no entanto pode apenas utilizar morangos.


quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Mousse de Manga e Maracujá

Setembro é um mês sempre muito complicado e cheio de correrias… Acabadas as férias, é preciso regressar a Lisboa e voltar à rotina… Um mês sempre preenchido, que passa a correr!

Esta sobremesa é perfeita para quando há pouco tempo… Uma receita de rápida preparação, simples e fresca.


Um pequeno doce para finalizar uma refeição, quatro ou cinco colheradas de puro prazer. Servi a mousse em pequenas chávenas de vidro, uma ideia diferente e engraçada…

A qualidade desta sobremesa, depende principalmente da qualidade e da doçura das frutas utilizadas. Não gosto de utilizar polpa de manda ou polpa de maracujá enlatada, prefiro o sabor da fruta fresca. Utilizei uma manga madura e docinha que havia na fruteira. Também adicionei polpa de maracujá, que tornou a mousse ainda mais irresistível e aromática…


Esta receita pode ser facilmente adaptada, podendo a manga e o maraujá serem substituidos por outras frutas: morangos, amoras, framboesas ... o que se desejar!

Mousse de Manga e Maracujá
Ingredientes:
3 iogurtes naturais (3x120g)
150ml de polpa de maracujá
150ml de leite condensado
280g manga (cortada aos quadradinhos)
2 colheres de sopa de água
4 folhas de gelatina incolor
100ml de natas*
1/2 colher de sopa de sumo de limão

Preparação:
Triturar a manga, até ficar reduzida a puré.

Passar a polpa de maracujá por um passador de rede fina, para descartar as sementinhas.

Colocar as folhas de gelatina de molho em água fria, durante alguns minutos.

Numa taça misturar os iogurtes naturais com o leite condensado, a manga e o maracujá, misturar bem.

Com a batedeira, bater as natas com o sumo de limão até estas ficarem bem firmes. Reservar no frigorífico até utilizar.

Escorrer as folhas de gelatina e dissolve-las nas duas colheres de sopa de água quente. Misturar bem e deixar arrefecer um pouco.

Juntar à gelatina, uma colher de sopa da mistura dos iogurtes e dissolver bem. Aos poucos e mexendo sempre, juntar a gelatina á mistura dos iogurtes, misturar até ficar homogéneo. Posteriormente envolver as natas suavemente.

Colocar em tacinhas e levar ao frigorífico a solidificar.

Na altura de servir decorar com um pouco de polpa de maracujá ou manga.

* Para bater as natas bem firmes, colocar no congelador 20 minutos antes de utilizar.


sexta-feira, 3 de setembro de 2010

“Bolo” de Melancia

Hoje não trago uma receita, nem um bolo verdadeiro (apesar do nome do post assim o dar a entender :-) ) Trago uma forma diferente de servir a melancia.


Achei a ideia muito original e depois de ver este post, não consegui resistir a fazer também! É uma forma muito bonita e criativa de servir uma melancia num dia quente como o de hoje. Apesar do seu aspecto imponente a sua preparação é muito simples.

Toda a gente achou muita piada ao dito bolo… Todos menos a minha maninha, que apanhou uma valente desilusão, porque achou que era mesmo um bolo...


Tinha planeado uma série de posts com ideias engraçadas e frescas para o Verão… Mas acabo por nunca ter tempo para fazer tudo o que planeio! Pode ser que no inicio da próxima semana faça algumas, como ainda está calor e o Outono ainda não deu sinais de si.


Não existe propriamente receita, apenas umas pequenas notas para ajudar na preparação. No Veggie Belly existem fotografias passo a passo, não dá para enganar…

Notas à receita:
-Utilizei uma melancia de tamanho médio para a receita e decorei com um pouco de hortelã.
-Apenas vai precisar de uma faca e uma colher parisiense (para fazer as bolinhas).
-Coloquei num prato de pé alto porque fica mais bonito e imponente. O meu prato era completamente raso e depois de cortada a melancia perde um pouco de água, por isso aconselho a usar um prato com rebordo, para não escorrer.
- Depois de preparar o "bolo" levar ao frigorífico até à altura de servir.