quinta-feira, 30 de Junho de 2011

Semifrio de Maracujá e Iogurte

Adoro o Verão. Adoro os dias longos, quentes e cheios de sol … Mais do que nunca, as sobremesas com fruta fresca fazem as minhas delícias. Hoje, o fruto escolhido foi o maracujá, sou apaixonada pelo seu sabor ácido e o seu aroma exótico…


Inicialmente pensei em fazer um semifrio de duas camadas: chocolate branco e maracujá…já na cozinha, mudei de ideias… Seria um semifrio com iogurte...

Quem acompanha o Baunilha sabe que para mim, os semifrios ocupam um lugar especial :-) Adoro a sua textura cremosa... se a isso juntarmos maracujá … Simplesmente não sou capaz de resistir!





Semifrio de Maracujá e Iogurte

Ingredientes:
Base:
90 g de bolacha de aveia
100g de bolacha torrada *
50g de manteiga derretida
2 + ½ colheres de sopa de leite

Creme de Iogurte:
4 x 120g iogurtes naturais ( ou a mesma quantidade de iogurte grego)
150ml de polpa de maracujá sem sementes **
200 ml de natas ***

1 colher de sopa de sumo de limão
200g de açúcar
1 colher de chá de açúcar baunilhado
8 folhas de gelatina incolor

Cobertura:
polpa de 2 maracujás
6 colheres de sopa de água
2 colheres de chá de açúcar.

Preparação:
Base:

Trituras as bolachas. Juntar as bolachas com a manteiga e o leite. Misturar até obter uma mistura com aspecto de areia grossa (se necessário juntar um pouco mais de leite).

Colocar um aro de semifrio (de 20 cm) sobre o prato de servir (o prato deve ser completamente raso). Colocar a mistura das bolachas dentro do aro, de modo a cobrir uniformemente o fundo e pressionar (costumo utilizar o fundo de um copo para facilitar a tarefa).

Creme de Iogurte:
Numa taça, juntar os iogurtes e a polpa de maracujá, misturar bem com uma vara de arames.

Colocar as folhas de gelatina de molho em água fria por alguns minutos.

Escorrer as folhas de gelatina e dissolve-las em 3 colheres de sopa de água quente. Deixar arrefecer um pouco e juntar à mistura dos iogurtes. Misturar tudo muito bem (facilita utilizar uma vara de arames).

Juntar as natas com o sumo de limão e bater com a batedeira. Quando estas começarem a espessar, juntar o açúcar aos poucos e continuar a bater até ficarem bem firmes***. Posteriormente, envolver suavemente as natas na mistura dos iogurtes.

Levar ao frigorífico até o creme começar a prender (não deixar solidificar totalmente!).

Com cuidado verter o creme preparado para dentro do aro. Levar ao frigorífico até solidificar totalmente (pelo menos 4 horas).

Cobertura de Maracujá:
Num tachinho colocar todos os ingredientes da cobertura e levar ao lume. Deixar cozinhar em lume brando durante breves minutos até ficar espesso. Retirar do lume e deixar arrefecer completamente antes de utilizar.

Na altura de servir, retirar o semifrio do frigorifico e com cuidado retirar o aro. Decorar com a cobertura de maracujá.


* Pode ser substituída pela mesma quantidade de bolacha de aveia, ou pela mesma quantidade de bolacha Maria.

** Para obter 150ml de polpa de maracujá sem sementes, passei a polpa de 12 maracujás por um passador de rede fina, para descartar as sementinhas . Recomendo a utilização de fruta fresca em vez de polpa enlatada.

***Para bater as natas bem firmes, colocar no congelador 20 minutos antes de utilizar.




quinta-feira, 9 de Junho de 2011

Quadrados de Chocolate e Cereja

Apesar de um pouco atrasado aqui está ele: o post sobre cerejas!

Lembram-se do post do ano passado?! Em que falei sobre o meu pai e a sua paixão por cerejas?! Um ano depois, pouco mudou… temos mais umas quantas cerejeiras no pomar e ele continua a falar com muito entusiasmo sobre o assunto. :-)


As últimas cerejas deste ano foram colhidas esta semana, guardei algumas para fazer estes bolinhos.

O ano passado fiz um delicioso bolo de cereja e canela e um clafoutis, este ano optei por algo mais fresco e vistoso. Uns quadradinhos de chocolate acompanhados com chantilly e cerejas frescas. Garanto que vai ser muito difícil resistir!!





Aproveito para desejar um bom fim-de-semana... com muitas cerejas! :-)

Quadrados de Chocolate e Cereja
Ingredientes
(para cerca de 20 quadrados):
Bolo:
4 ovos
140g de manteiga (à temperatura ambiente)
230g de açúcar
2 colheres de chá de açúcar baunilhado
60g de chocolate em pó
140g de farinha
2 colheres de chá de fermento
160ml de leite

Xarope:
50ml de água
1 colher de sopa açúcar
1 colher de sopa de rum

Cobertura:
100ml de natas
1 colher de sopa de sumo de limão
50g de açúcar
1 colher de sopa de rum (opcional)
+/-20 cerejas

Preparação:
Bolo:
Pre-aquecer o forno a 180°. Untar um tabuleiro de 30x30cm com manteiga. Forrar o tabuleiro com papel vegetal também untado com manteiga.

Peneirar a farinha, o fermento e o chocolate em pó. Reservar.

Com a batedeira, bater a manteiga, metade do açúcar e o açúcar baunilhado, até obter um creme fofo (4 a 5 minutos). Adicionar as gemas e continuar bater até ficar bem misturado. Alteradamente e aos poucos adicionar o leite e a farinha (terminar com a farinha), bater apenas até ficar misturado.

À parte, adicionar o sal às claras e bate-las em castelo. Quando estas começarem a ficar firmes, juntar o restante açúcar e bater até ficarem bem firmes.

Envolver as claras suavemente na massa do bolo.

Verter a massa para a forma anteriormente preparada e levar ao forno até ficar cozido (teste do palito no centro do bolo). Se necessário durante a cozedura, tapar o bolo com uma folha de papel de alumínio para não queimar.

Quando o bolo estiver cozido, retirar do forno e esperar 5 minutos antes de desenformar.

Desenformar o bolo para uma tábua de cozinha. Cortar o bolo aos quadrados.

Xarope:
Juntar o açúcar com a água e levar ao lume até o açúcar ficar dissolvido. Retirar do lume e juntar o rum. Deixar arrefecer um pouco.

Pincelar o bolo quente com o xarope. Deixar arrefecer completamente.

Cobertura:
Juntar às natas o sumo de limão e bater até as natas. Quando as natas começarem a espessar, juntar aos poucos o açúcar e continuar a bater até estas ficarem bem firmes. Adicionar o rum e misturar bem. Guardar no frigorífico até utilizar.

Montagem:
Em cada quadrado de bolo, colocar um pouco de natas (com a ajuda de uma colher ou de um saco de pasteleiro) e uma cereja. Se desejar, decorar com raspas de chocolate.

Guardar no frigorífico até servir.