terça-feira, 13 de março de 2012

Bolo de Coco

No último post, falei da minha nova rotina e como isso me afastou da minha cozinha. Os posts nos últimos tempos tem sido menos frequentes e apesar de não ter tanto tempo como antigamente, todos os domingos tenho feito um bolo e tenho tirado fotografias.

À espera de tempo e um pouco de inspiração estão receitas simplesmente deliciosas… uma delas era este lindo bolo de coco.



Esta receita é muito versátil e aqui no Baunilha já assumiu vários formatos: começando com o Bolo de Chocolate e Framboesas, passando pelo Bolo de Chocolate e Baunilha e pelo Bolo de Chocolate com Chantilly e Morangos…. Acho que não consigo escolher a versão que gostei mais, acho que todos os bolos ficaram lindos e deliciosos!


Esta versão com coco, resultou num bolo fresco e delicioso. As tirinhas de coco fresco tornam este bolo muito elegante e vistoso, uma excelente sugestão para decoração de bolos e cupcakes.

Obrigada a todos pelos emails e as minhas desculpas pela demora nas respostas. Mas todos, mesmo todos irão receber uma resposta. :-) Mais uma vez, muito obrigada.


Bolo de Coco
Ingredientes :5 ovos
160g de açúcar (80g + 80g)
1 colher de chá e açúcar baunilhado
60ml de leite
160g de farinha
1 colher de chá de fermento
1 pitadinha de sal.


Xarope:
50ml de leite
70ml de leite do coco
50g de açúcar
2 colheres de sopa de rum aromatizado de coco

Cobertura:
200ml de natas*
2 colheres de sopa de sumo de limão
100g de açúcar
1 colher de chá de açúcar baunilhado


Decoração:
1 coco

Preparação:
Pre-aquecer o forno a 180ºC. Untar duas formas redondas de 22 cm com manteiga, forrar o fundo das formas com papel vegetal também untado. Polvilhar com farinha.
Peneirar a farinha e o fermento. Reservar.
Com a batedeira na velocidade máxima bater as gemas, 80g de açúcar e leite até obter uma mistura fofa e espessa e volumosa (entre 7 a 9 minutos).

Numa taça à parte, juntar as claras e o sal e bater as claras em castelo. Quando estas começarem a espessar juntar aos poucos o restante açúcar (80g) e continuar a bater até ficarem firmes.

Juntar metade das claras à mistura das gemas e envolver suavemente (sem bater!) até ficar homogéneo. Posteriormente, juntar as restantes claras e envolver novamente.

Aos poucos juntar a mistura da farinha e continuar a envolver suavemente, até obter uma mistura homogénea. (certifique-se que no fundo da taça não existe farinha por incorporar).

Transferir a massa para as forma previamente preparadas e levar ao forno até estar cozido (teste do palito). Retirar do forno e com a ajuda de uma faca soltar lateralmente o bolo da forma. Desenformar e deixar arrefecer as duas camadas de bolo.

Xarope:
Num tachinho, misturar o leite e o açucar e levar ao lume até o açúcar dissolver. Retirar do lume e juntar o leite de coco e o rum e misturar. Deixar arrefecer antes de utilizar.

Cobertura:
Colocar as natas numa taça bem limpa e seca. Juntar às natas o sumo de limão e bate-las com a batedeira na velocidade máxima. Quando estas começarem a espessar, juntar aos poucos o açúcar e o açúcar baunilhado. Bater até ficar bem firme. Reservar no frigorífico até utilizar.

Montagem:
No prato de servir colocar uma camada de bolo e humedece-la com metade do xarope preparado. Espalhar um pouco das natas batidas (aproximadamente 1/3) , colocar segunda camada de bolo e humedece-la com o restante  xarope.

 Cobrir o bolo com as restantes natas batidas (topo e laterais). Decorar o bolo como tirinhas de coco.**

* Para bater as natas bem firmes, colocar no congelador 20 minutos antes de utilizar.
** Na altura de escolher o coco, certifique-se que este ainda contem liquido no seu interior. Comece por partir o coco e retirar a casca exterior. Lavar o coco e secar com papel absorvente. Com um descascador de legumes cortar o coco em tirinhas finas.

30 comentários:

  1. Olá Andréia,
    ADOREI!!! Que bolo mais LINDO e com certeza DELICIOSO!!!
    Amei a apresentação com essas fitas de coco...
    Parabéns!!!
    Grande beijo, Irene

    ResponderEliminar
  2. Olá Andreia... já tinha saudades das tuas receitas deliciosas e das tuas fotos de tirar o folêgo (e abrir o apetite). A decoração esta fantástica e aposto que o sabor consegue superar todas as minhas expectativas. =) Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Fica de facto um bolo elegante. Gosto do delineado castanho bem fininho (qual eyeliner) nas lasquinhas de coco :)

    ResponderEliminar
  4. A apresentação do bolo é fenomenal!
    Belíssimo! Parabéns!

    ResponderEliminar
  5. fica tãoooo lindo :D

    simplesmente adorei a simplicidade :D


    deu-me uma ideia para o bolo do dia do pai ;)

    ResponderEliminar
  6. Que lindo!!! Ficou divinal e o sabor deve ser dos Deuses. Adoro côco!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  7. Parece maravilhoso. E está lindo! Parabéns!

    ResponderEliminar
  8. Andreia, eu sempre que venho aqui fico deslumbrada com os teus maravilhosos bolos...no meu antigo blog tinha lá alguns bolos com receitas que tirei do teu blog que ja seguia ha muitos anos... maravilhoso, simplesmente maravilhoso como tudo na tua cozinha!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Sendo uma fã de côco este bolo é um sonho para mim!!!Para além de lindo, vistoso e muito elegante deve ser uma delicia de se comer.

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  10. Andréia, você me fez viajar no tempo... esse bolo me lembra o bolo de casamento de minha prima, de quando eu tinha 3 anos de idade, isso só faz 38 anos. O bolo era lindo assim. Vou experimentar sua receita que parece divína. Bjs.

    ResponderEliminar
  11. Mais um bolo que vou experimentar. Tenho a certeza que será tão bom como todos os que tenho feito daqui do blogue :)

    http://trendmetoday.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Irrepreensível no aspecto e por certo delicioso! Anotada ;)
    Babette

    ResponderEliminar
  13. Tão lindo!!!!
    E partir o coco, Andreia?! Como fazes? Da última, e única, vez que comprei um coco fresco foi um tormento parti-lo, aquilo é duríssimo!

    ResponderEliminar
  14. Ou não fosse eu fã de tudo o que leva coco, adorei este bolo. Gosto muito das lascas de coco fresco na decoração, simples e perfeita. :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  15. Andreia, que saudades! =)
    E você voltou com mais um bolo lindíssimo! Que maravilha! Adoro bolos de coco e gostei muito da sua decoração de raspas de coco fresco! O bolo ficou irresistível! E super saboroso, sem dúvida! =)
    Ainda adoro as cores que você escolhe para as suas fotos! =) São sempre muito delicadas! =)
    Beijinhos***

    ResponderEliminar
  16. ola

    fiz este bolo para o dia do pai e foi um sucesso ;)
    tive de alterar a receita pois precisava de um bolo maior.

    se quiseres dar uma espreitadela coloquei foto no meu blog
    http://cromasdacozinha.blogspot.pt/

    bj e continuação de doces inspirações ;)

    ResponderEliminar
  17. Bolo lindo! fotografia fantástica! e deve ser delicioso!

    ResponderEliminar
  18. ficou tão lindo este bolo
    Parabéns por este presente

    ResponderEliminar
  19. Olà Andreia.
    Lindo de ver e penso delicioso de comer...
    Adorei, fresco e adoro o coco.
    Parabens
    Um abraço daqui da Italia.
    Thais.

    ResponderEliminar
  20. Uau! Parece delicioso! Adorei o teu blog, muito bonito! Abraços, Lu

    ResponderEliminar
  21. Boa tarde.
    O bolo parece delicioso. Pelo menos o seu aspecto e a sua apresentação leva-nos a crer que é mesmo óptimo.
    Parabéns
    Beijinho

    ResponderEliminar
  22. Olá, adorei o blog, tem fotos lindas e dá uma vontade de comer Mmmmmmmmmmmm! Só queria pergutar uma coisa e desculpe a burrice mas sempre ouvi dizer que coco fresco não é agradável porque é amargo, é verdade? E as tirinhas não oxidam? Obrigado e parabéns pelo blog. è Magnifico! Elsa

    ResponderEliminar