quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Bolo de Banana e Passas Caramelizadas

“ Esta é a melhor sobremesa para os dias frios. Sirva o morno ou à temperatura ambiente com leite-creme ou natas batidas para lhe dar o toque perfeito.” Tâmara Milstein

Esta receita, é uma variante do famoso bolo de ananás. Na minha opinião esta receita é bastante melhor, acho-a bastante exótica e diferente. O bolo fica bem fofinho, e a combinação de banana com o caramelo, hummmm. Divinal!

Ingredientes:
Cobertura:
40 g de manteiga
100g de açúcar
50g de açúcar mascavado
Sumo ½ limão
2 colheres de sopa água a ferver
2 bananas firmes
½ chávena de passas, nozes e pinhões

Bolo:
2 colheres de sopa de manteiga
125g de açúcar mascavado
2 ovos grandes
1 dl de natas (batidas firmes)
Gotas de limão
80 ml de leite
200g de farinha
1 colher de chá de fermento
1 colher de chá de canela moída
½ colher de noz moscada moída
Papel vegetal

Preparação:
Untar com manteiga uma forma redonda, de aro amovível. Retirar o aro, forrar com papel vegetal a base, colocar de novo e fechar.

Numa frigideira anti-aderente, levar ao lume a manteiga, quando derretida, polvilhar com os açúcares. Juntar depois o sumo de limão e a água a ferver, deixar ferver 10 minutos em lume brando até a mistura ficar caramelizada e com tom castanho-dourado.

Descascar as bananas, corta-las ás rodelas grossas, junta-las ao caramelo, bem como as nozes, pinhões e as passas de uvas. Deixar cozinhar 2 minutos, em lume forte, até tudo ficar coberto com o caramelo. Deitar na forma, espalhar bem para cobrir completamente a base.

Para o bolo, numa tigela, colocar a manteiga e o açúcar e bater com a batedeira. Adicionar os ovos, batendo bem entre cada adição. Juntar as natas (bem batidas com as gotas de limão) e o leite, mexer bem.

Misturar, noutra tigela misturar a farinha com fermento, a canela e a noz-moscada. Peneirar e adicionar a misturar à massa e mexer bem ate ficar homogéneo. Bater bem, se a massa tiver muito dura acrescentar mais um pouco de leite.

Deitar na forma, a massa, sobre os frutos caramelizados. Levar a cozer em forno pré-aquecido a 180º, durante +/- 30 minutos. (Para ver se está cozido fazer o teste do palito)

Quando cozido, retirar o bolo e deixar arrefecer durante 5 minutos. Retirar o aro, virar o bolo sobre um prato, retirar a base e por último tirar com cuidado o papel vegetal.


4 comentários:

  1. O bolo deve ficar uma delícia. Eu gosto de bolo de ananás mas, confesso que prefiro os bolos sem caramelo. Mas essa foto ficou mesmo uma tentação!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Só tenho uma coisa a dizer: DI-VI-NAL!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. já estou a imaginar uma fatia desse bolo acompanhado de um bom chá á hora do lanche.. hummmmm

    ResponderEliminar
  4. Esses seus bolos são sempre uma perdição...!

    Bjs.

    ResponderEliminar