segunda-feira, 31 de Dezembro de 2007

Bom Ano Novo!

Este vai ser o último post do ano...

Que o melhor de 2007, seja o pior de 2008 ! Não se esqueçam dos desejos ao comer as passas, nunca se sabe... pode ser que se realizem!!!

Boas Entradas e até para o Ano !


quinta-feira, 20 de Dezembro de 2007

Muffins de Chocolate com Coração Derretido

Adorei a ideia deste muffin, que vi no site da Vaqueiro. Muito original e tão saboroso, quando se chega a parte da cereja com o chocolate derretido á volta! Divinal! Mas palavras para quê?

Vou colocar uns quantos em caixinhas bem bonitas e vou oferecer a alguns amigos... Depois mostro como ficou !

Ingredientes:
2 dl de natas
60g de chocolate de culinária
1 colher de sopa de manteiga
80 g de açúcar
200g de farinha
1 colher de sobremesa de fermento
1 ovo
Bombons de Ginja (usei Mon Chéri)

Preparação:
Levar as natas ao lume, até começar a ferver. Retirar do lume, adicionar o chocolate partido aos bocadinhos, a manteiga e o açúcar. Mexer bem até derreter o chocolate. Juntar a farinha e o fermento, bater bem com a batedeira até obter um creme fofinho. Juntar o ovo e continuar a bater.

Deitar uma colher da massa nas forminhas de papel para muffins, colocar um bombom e tapar com massa. (Apenas encher 2/3 da forminha com massa, porque esta massa cresce muito!)

Levar a forno pré-aquecido a 180º C, deixar cozinhar +/- 20 minutos.



quarta-feira, 19 de Dezembro de 2007

Um Natal Docinho

Não podia deixar de desejar a todos os que visitam o Baunilha e Caramelo, um Feliz Natal, ao lado daqueles que mais amam! E claro está, cheio de coisinhas doces ...

Obrigada pela visita


terça-feira, 18 de Dezembro de 2007

Tarte de Maçã e Canela

Mais uma receita de maçã e canela, a pedido da minha maninha, que é uma pequenita muito gulosa! Adorou ajudar-me a fazer a tarte (deixei-a amassar e colocar a maçã por cima), segundo ela, eu sou “fixe”!

Não é bem uma tarte de maçã tradicional, porque apenas leva maçã em cima, mas fica muito boa! Faço esta tarte desde que me lembro de cozinhar.

Simples de fazer e saborosa... Ideal para dias como hoje, em que chove lá fora e faz muito frio, cá dentro come-se tarte com chá à lareira.

Ingredientes:
Base :
250 g de farinha
1 ovo
2 colheres de sopa de manteiga (derretida)
80 g de açúcar
leite qb

Recheio
150g de açúcar
2 ovos
700 ml de leite
7 colheres de sopa de maisena.
6 maçãs

Untar uma forma de tarte (com fundo amovível) com manteiga . Numa tigela juntar todos os ingredientes da base e amassar bem. Levar ao frigorífico antes de usar. Estender a massa com ajuda de um rolo e forrar a forma.

Misturar bem o açúcar e a maisena. Juntar os ovos, até formar uma papa, reservar. Levar ao lume o leite ate ferver, quando ferver juntar o preparado dos ovos, misturar bem e levar novamente ao lume, mexendo sempre com uma vara de arames. Retirar do lume, quando estiver uma consistência de creme espesso.

Com o creme ainda quente, deitar por cima da massa. Colocar as rodelas de maçã por cima do creme até cobrir toda a superfície. Polvilhar generosamente com açúcar e canela. Levar ao forno pré-aquecido a 180º.




quarta-feira, 12 de Dezembro de 2007

Bolo de Banana e Passas Caramelizadas

“ Esta é a melhor sobremesa para os dias frios. Sirva o morno ou à temperatura ambiente com leite-creme ou natas batidas para lhe dar o toque perfeito.” Tâmara Milstein

Esta receita, é uma variante do famoso bolo de ananás. Na minha opinião esta receita é bastante melhor, acho-a bastante exótica e diferente. O bolo fica bem fofinho, e a combinação de banana com o caramelo, hummmm. Divinal!

Ingredientes:
Cobertura:
40 g de manteiga
100g de açúcar
50g de açúcar mascavado
Sumo ½ limão
2 colheres de sopa água a ferver
2 bananas firmes
½ chávena de passas, nozes e pinhões

Bolo:
2 colheres de sopa de manteiga
125g de açúcar mascavado
2 ovos grandes
1 dl de natas (batidas firmes)
Gotas de limão
80 ml de leite
200g de farinha
1 colher de chá de fermento
1 colher de chá de canela moída
½ colher de noz moscada moída
Papel vegetal

Preparação:
Untar com manteiga uma forma redonda, de aro amovível. Retirar o aro, forrar com papel vegetal a base, colocar de novo e fechar.

Numa frigideira anti-aderente, levar ao lume a manteiga, quando derretida, polvilhar com os açúcares. Juntar depois o sumo de limão e a água a ferver, deixar ferver 10 minutos em lume brando até a mistura ficar caramelizada e com tom castanho-dourado.

Descascar as bananas, corta-las ás rodelas grossas, junta-las ao caramelo, bem como as nozes, pinhões e as passas de uvas. Deixar cozinhar 2 minutos, em lume forte, até tudo ficar coberto com o caramelo. Deitar na forma, espalhar bem para cobrir completamente a base.

Para o bolo, numa tigela, colocar a manteiga e o açúcar e bater com a batedeira. Adicionar os ovos, batendo bem entre cada adição. Juntar as natas (bem batidas com as gotas de limão) e o leite, mexer bem.

Misturar, noutra tigela misturar a farinha com fermento, a canela e a noz-moscada. Peneirar e adicionar a misturar à massa e mexer bem ate ficar homogéneo. Bater bem, se a massa tiver muito dura acrescentar mais um pouco de leite.

Deitar na forma, a massa, sobre os frutos caramelizados. Levar a cozer em forno pré-aquecido a 180º, durante +/- 30 minutos. (Para ver se está cozido fazer o teste do palito)

Quando cozido, retirar o bolo e deixar arrefecer durante 5 minutos. Retirar o aro, virar o bolo sobre um prato, retirar a base e por último tirar com cuidado o papel vegetal.


segunda-feira, 10 de Dezembro de 2007

Bolo de Chocolate com Doce de Morango

A lista de ingredientes é comprida, mas vale bem a pena, porque sai um bolinho bem fofinho, muito saboroso e não é nada seco. De todos os bolos de chocolate que já fiz, este é o melhor de todos !

Desta vez usei uma forma de bolo inglês, porque queria um bolo pequenino. Para usar uma forma redonda, dobrar a receita do bolo.

Ingredientes:
Bolo:
3 ovos
120 g de açúcar
100 g de farinha
30 g chocolate em pó
Fermento em Pó

Recheio :
2 colheres de sopa de doce de Morango
4 colheres de sopa de água
1 colher de sopa de açúcar
1 dl de natas
Sumo limão apenas umas gotinhas

Cobertura
50 g Chocolate de culinária
1 colher de sopa de leite condensado
1 colher de sopa de leite

Preparação:
Para o bolo, numa tigela bater bem os ovos com o açúcar. Quando o creme se tornar fofo, juntar a farinha previamente peneirada com o fermento e o chocolate em pó. Deitar a massa numa forma rectangular untada com manteiga e levar a cozer ao forno (previamente aquecido).

Deixar o bolo arrefecer e corta-lo em 3 partes com uma faca de serrilha.

Levar a lume brando o doce de morango e a água até estar tudo bem dissolvido. Bater as natas bem firmes, juntar o açúcar e o sumo de limão. Espalhar metade do doce numa das partes do bolo, seguido por metade das natas por cima e colocar por cima outra parte do bolo. Espalhar o restante doce e as restantes natas por cima do bolo e finalmente colocar a ultima parte do bolo por cima.

Para a cobertura, derreter o chocolate de culinária no micro-ondas, juntar o leite condensado e o leite e envolver bem, ate obter um creme homogéneo e brilhante. Cobrir o bolo com ele, decorar com raspinhas de chocolate.

Deixar no frigorífico até servir.

quinta-feira, 6 de Dezembro de 2007

Bolo de Cenoura à Sefardita

Mais um bolo do Livro Bolos de Todo Mundo:

“Os sefarditas são judeus que viveram nos países árabes do Médio Oriente e Europa, a partir dos finais do século XV, depois de terem sido expulsos de Espanha (na época, território muçulmano). Este bolo de cenoura tem muitos sabores interessantes que formam sendo adaptados, ao longo dos anos , à dieta sefardita e é tão nutritivo como saboroso.” Tâmara Milstein

Foi a primeira vez que fiz o bolo e posso dizer que ficou aprovadíssimo! Muito bom mesmo, simples e de fácil execução.

O bolo tinha cobertura de geleia mas eu não coloquei.

Ingredientes :
1 chávena de açúcar
4 ovos
raspa de 1 limão
1 e ½ chávena de cenoura crua ralada
2 chávenas de amêndoas moídas
½ chávena de farinha com fermento
1 colher de chá de canela em pó
½ chávena de nozes
1/4 chávena de passas de uva

Preparação:
Untar com manteiga uma forma redonda de aro amovível (eu usei uma forma de bolo inglês)Pré-aquecer o forno a 190º.

Bater o açúcar com as gemas e a raspa do limão até obter um creme fofo e volumoso. Juntar a cenoura ralada e as amêndoas moídas, misturar tudo muito bem. Em seguida, adicionar a farinha, a canela, as nozes e as passas de uva.

Bater as claras em castelo firme e envolve-las delicadamente na massa do bolo.

Deitar o preparado na forma e levar ao forno a cozer.


terça-feira, 4 de Dezembro de 2007

Tarte de Frutos Secos e Maçã

Ás vezes são as receitas mais simples, as mais saborosas... Inventei um pouco, mas o resultado final foi bastante bom! Ideal para acompanhar com uma boa chávena de chá quentinho!

Ingredientes:
Massa:
200g de farinha
4 colheres de sopa de açúcar
100 g d manteiga magra
1 gema de ovo
Baunilha (uma pitadinha)
1 pouco de leite

Recheio:
5 Maçãs
½ chávena de água
1/2 colher de chá de açúcar
1/2 colher de canela
½ colher de chá de manteiga
1 chávena de frutos secos picados grosseiramente (pinhões, passas, nozes, amêndoas, avelãs... o que se gostar mais! Eu usei um pouco de tudo.)
1 colher de açúcar para polvilhar
1 clara de ovo

Preparação:
Para a massa, peneirar a farinha para uma tigela, adicionar a manteiga até a misturar parecer pão ralado fino. Acrescentar o açúcar branco, a gema de ovo e a baunilha, misturar tudo muito bem. Colocar leite suficiente para mexer a massa.

Numa superfície ligeiramente polvilhada com farinha, estender a massa para forrar a forma de 20 cm (previamente untada com manteiga). Levar as aparas ao frigorífico durante 30 minutos. Trabalhar as aparas para decorar o topo da tarte (eu cortei com o molde para bolachinhas).

Descascar as maçãs e corta-las aos cubinhos. Num tacho que possa ir ao lume, colocar as maças, uma colher de açúcar, a canela, a agua e a manteiga. Cozer em lume brando, mexendo até as maças ficarem tenras.

Picar a base da massa, colocar por cima a maçã cozida, deitar por cima os frutos secos e a restante massa. Pincelar a massa com clara de ovo e polvilhar com açúcar branco.

Levar ao forno a 180º durante 35 minutos.