domingo, 22 de Fevereiro de 2009

Bolo de Noz

Estou de férias e tenho passado todo o tempo que posso na cozinha. Tenho feito alguns bolinhos, simples e práticos, para a hora do lanche. Muitos são rapidamente devorados, antes mesmo de conseguir tirar fotografias ...

Este é um bolo rústico e denso, parecido com aqueles que as avós fazem. É a escolha perfeita para acompanhar um chá na hora do lanche.


Nem sempre tirar as fotografias, é uma tarefa fácil. Por vezes é um processo bastante demorado e muitas vezes os resultados não ficam como o imaginado, obrigando a recomeçar tudo.

Por isso, não podia deixar de agradecer ao Rui, por tão pacientemente, me ter ajudado a montar o “cenário” para esta receita e me ter ajudado com as fotografias.


Não me lembro ao certo, onde a minha mãe, comprou esta cesta, mas sei que foi numa feira tradicional, já lá vão mais de 15 anos. Quando era miúda, servia para transportar de tudo um pouco, desde lanches a bonecas, entre outras bugigangas. Olhar para ela, traz-me tantas recordações boas…

Nota: É um bolo bastante pequeno, por isso recomendo a dobrar a receita e a utilizar um tabuleiro rectangular.


Bolo de Noz
Ingredientes:
110g de açúcar
70g de manteiga (utilizei manteiga magra)
3 ovos
80g de farinha
120g de miolo de noz triturado
1 colher de chá de fermento
3 colheres de sopa de whisky
70g de sultanas

Preparação:
Colocar as sultanas de molho no whisky durante uns minutos.

Pré-aquecer o forno a 180°C. Untar com manteiga e polvilhar uma forma de bolo inglês (12x22 cm).

Num recipiente, bater a manteiga com o açúcar. Adicionar as gemas e bater mais um pouco. Juntar a farinha previamente peneirada com o fermento e o miolo de noz, bater bem. Posteriormente adicionar as sultanas e o whisky, bater até ficar tudo misturado.

Bater as claras em castelo e envolve-las suavemente na massa. Deitar a massa na forma preparada e levar ao forno até estar cozido (teste do palito no centro do bolo).


sábado, 14 de Fevereiro de 2009

Bolo Delícia de Chocolate

Comecei o ano com o Bolo de Café e Chocolate, intenso no sabor mas super fofinho na textura. Rapidamente entrou na minha lista de favoritos, neste bolo o whisky tem uma forte presença, mas foi justamente isso que me agradou, tornando-o diferente dos restantes bolos de chocolate.


Por me ter “apaixonado” por essa receita, revisitei-a para o Dia dos Namorados. Substitui o whisky por Baileys e enriqueci-o com uma cobertura.

O Baileys torna o sabor do bolo, muito mais suave, mas igualmente encantador. O chocolate, o café e o Baileys completam-se na perfeição e resulta um bolo extremamente aromático.


Este bolo é a minha sugestão para o Dia dos Namorados. Que melhor maneira, para terminar uma refeição a dois, do que a partilhar a sobremesa com a nossa cara metade ?!

Desejo a todos um óptimo dia, com ou sem namorado(a), faça o bolo e sente-se a conversar com os que mais ama.


Bolo Delícia de Chocolate (o bolo foi baptizado novamente pela minha mãe, eu diria que ela gostou :-) )

Ingredientes:
Bolo:
200g de açúcar
3 colheres de sopa de manteiga (utilizei manteiga magra)
2 ovos (à temperatura ambiente)
1+1/2 colher de sopa de açúcar baunilhado
2 colheres de sopa de café instantâneo em pó
1 colher de sopa de chocolate em pó
150 ml de água quente
100 ml de Baileys
1 pitadinha de sal
70g de chocolate negro (Cacau a 53%)
1 colher de chá de fermento
220g de farinha


Cobertura:
1dl de natas
20g de chocolate negro para culinária (Cacau a 53%)
1/2 colher de chá de café instantâneo em pó
1 colher de sopa de Baileys
2 colheres de sopa de açúcar em pó (icing sugar)

Decoração:
100g de chocolate negro para culinária

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 190ºC. Untar com manteiga e polvilhar com farinha, uma forma redonda sem buraco de 20 cm ou um tabuleiro rectangular de 20x30 cm.

Num recipiente, juntar o chocolate em pó e café, adicionar a água quente e mexer até dissolver. Adicionar o Baileys e o sal. Deixar arrefecer completamente.

Partir o chocolate em pedacinhos e derrete-lo em banho-maria ou no microondas. Deixar arrefecer.

Com a batedeira eléctrica, bater a manteiga com o açúcar. Juntar os ovos, batendo entre cada adição. Adicionar o chocolate derretido e o açúcar baunilhado, bater bem.

Com a batedeira na velocidade lenta, juntar metade da mistura de café à massa do bolo. Posteriormente adicionar metade da farinha e do fermento (previamente peneirados), misturar bem.

Finalmente, adicionar a restante mistura de café e a restante farinha. Bater bem com a batedeira, até a massa ficar homogénea.

Deitar a massa na forma preparada e levar ao forno até estar cozido (teste do palito no centro do bolo). Depois de 15 minutos no forno, tapar com uma folha de papel de alumínio.

Retirar do forno e deixar arrefecer. Desenformar o bolo para o prato de servir.


Num tachinho juntar todos os ingredientes para a cobertura e levar a lume brando (mexendo sempre). Deixar o chocolate derreter completamente e o creme engrossar um pouco. Espalhar a cobertura por cima do bolo e deixar arrefecer completamente.

Decorar com raspas de chocolate.

terça-feira, 10 de Fevereiro de 2009

Bolo Fresco de Coco

Os dias tem estado tristes e chuvosos … E para mim, a melhor maneira, de aproveitar a tarde de um dia chuvoso, é aventurar-me em mais uma “experiência” culinária.


Desta vez, o escolhido foi um bolo de coco. Já algum tempo, que queria experimentar esta receita (assim como tantas outras que continuam na “lista de receitas a fazer" … ) Fiz bem não esperar mais…

Estes cubinhos, que se comem em duas dentadas são irresistíveis. Frescos e deliciosos. Torna-se impossível comer só um…


Bolo Fresco de Coco
Ingredientes:

Bolo :
3 ovos
240g de açúcar
200ml de leite
270g de farinha
1 colher de chá de fermento
1 colher de sopa de manteiga magra

Calda:
200ml de leite de coco
100 ml de leite
½ lata de leite condensado

Cobertura:
200g de coco seco ralado

Preparação:
Pre-aquecer o forno a 190C. Untar com manteiga e polvilhar com farinha um tabuleiro de 30x22 cm.
Peneirar a farinha e o fermento. Reservar.

Com a batedeira, bater os ovos, o açúcar e a manteiga, durante 2 minutos na velocidade máxima. Alternadamente adicionar a farinha e o leite à massa, bater por mais 2 minutos.

Deitar a massa na forma previamente preparada e levar ao forno até estar cozido (teste do palito no centro do bolo).

Quando o bolo estiver cozido, desenformar o bolo e cortar em cubos com +/- 7 cm de lado. Deixar arrefecer.

Numa tigela, juntar o leite de coco, o leite e o leite condensado, misturar bem. Mergulhar os cubos de bolo na calda preparada e em seguida passar pelo coco ralado, de modo a cobrir todos os lados generosamente.

Levar ao frigorifico pelo menos 2 horas, antes de servir.


sexta-feira, 6 de Fevereiro de 2009

Torta de Noz e Chocolate

Estou de fim de semana prolongado em casa dos meus pais e quase de férias !!! Para mim, a melhor maneira de comemorar, é passar algum tempo na cozinha :-)

Cá em casa, os meus pais e os meus avós (e sem esquecer a minha maninha! ), preferem os bolos que levam frutos secos. De preferência simples, fofinhos e sem grandes complicações. Por isso, quando vi esta receita, não resisti a experimentar.



Esta torta de noz e chocolate, é uma verdadeira tentação. Ficou aprovadissíma e desapareceu num piscar de olhos.

As tortas são uma óptima opção para quando há pouco tempo. De fácil preparação, apenas precisam de breves minutos no forno. Mais simples é difícil. :-)

Torta de Noz e Chocolate (receita adaptada do blog Italiano Fior di Zucca)

Ingredientes:
4 ovos grandes (gemas e claras separadas)
120g de açúcar em pó (icing sugar)
120g de farinha
1 colher de chá de fermento
2 colheres de sopa de miolo de noz moído

Recheio:
2 gemas
100g de açúcar em pó (icing sugar)
1 colher de sopa de whisky ou rum
50g de chocolate negro
1 colher de sopa de manteiga
4 colheres de sopa de miolo de noz moído

Preparação:
Pre-aquecer o forno a 180°C. Forrar um tabuleiro (23x30 cm), com papel vegetal untado com manteiga.

Com a batedeira, bater as gemas, com metade do açúcar até obter uma mistura com o dobro do volume (+ /- 3 minutos na velocidade máxima). Adicionar a farinha com o fermento e misturar bem.

Bater as claras em castelo com o restante açúcar. Envolver suavemente as claras, na mistura das gemas. Posteriormente envolver o miolo de noz.

Deitar a massa, na forma previamente preparada e levar ao forno até estar cozida (teste do palito no centro do bolo). Cuidado, para não deixar a torta cozinhar demais, apenas precisa de alguns minutos no forno.

Desenformar a torta, para um pano limpo. Com cuidado, retirar o papel vegetal e enrolar a torta com o pano, para evitar que a torta se cole. Deixar arrefecer completamente.

Recheio:
Com uma vara de arames, misturar as gemas com o açúcar, cozinhar em banho-maria ( +/- 10 minutos) até engrossar. Juntar o chocolate e mexer até este dissolver completamente. Retirar do lume, adicionar a manteiga e o whisky e misturar bem. Deixar arrefecer um pouco.

Com cuidado, desenrolar a torta, recheá-la e polvilhar com noz moída. Enrolar novamente, polvilhar com um pouco de noz moída ou açúcar em pó.