segunda-feira, 29 de Junho de 2009

Bolo Chiffon de Limão

Já disse que adoro tudo o que leva limão?! Sou apaixonada pelo seu sabor amargo e refrescante... Seja nas saladas, no chá, nos grelhados ou nas sobremesas, para mim, a sua presença é fundamental.



Fiz este bolo para o pequeno almoço, um bolo muito fofo e agradável, com um sabor suave a limão. Perfeito para começar o dia, acompanhado por um copo de leite fresco ou por uma chávena de café.

Queria um bolo simples, por isso não o recheei. No entanto a receita original sugeria recheá-lo com Lemon Curd e cobrir com chantilly. Aumentei também um pouco da quantidade de limão utilizada.



A receita deste bolo foi adaptada do livro Sky High de Alicia Huntsman e Peter Wynne, do qual já tinha falado (curiosamente num post sobre outro bolo chiffon). Adoro o livro, recomendo vivamente, já experimentei várias receitas e todas elas resultaram lindamente.

Bolo Chiffon de Limão
Receita Adaptada do Livro Sky High de Alicia Huntsman e Peter Wynne
Ingredientes:
4 ovos grandes
3 colheres de sopa de óleo
1/2 colher de sopa de raspa de limão
2 colheres de sopa de sumo de limão acabado espremer
50 ml de água
170g de açucar
200g de farinha
½ colher de chá de cremor tártaro
1 colher de chá de fermento
1 pitadinha de sal

Preparação:
Pre-aquecer o forno a 200°C. Forrar o fundo de uma forma redonda (20cm) com papel vegetal (não é necessário untar a forma).

Misturar as gemas, o óleo, com a água, com o sumo e a raspa de limão.

Peneirar a farinha com o fermento com metade do açúcar e o sal. Abrir um buraco no meio e adicionar a mistura das gemas. Misturar bem.

Juntar às claras o cremor tártaro. Bater as claras em castelo, quando estas começarem a espessar juntar o restante açúcar.

Envolver suavemente 1/3 as claras na massa, posteriormente envolver as restantes.

Colocar a massa na forma previamente preparada e levar ao forno. Pode ser necessário tapar o bolo com uma folha de alumínio.

Quando o bolo ficar cozido (teste do palito no centro do bolo) retirar do forno e deixar arrefecer completamente antes de desenformar.

Com a ajuda de uma faca, soltar a parte lateral do bolo e desenformar. Com cuidado retirar o papel vegetal. Polvilhar com açúcar.

terça-feira, 23 de Junho de 2009

Salada de Atum

É sempre com grande prazer, mas às vezes com pouco tempo, que entro na cozinha. Nesses dias, as saladas são a solução perfeita… São coloridas, rápidas e muito frescas. Para quê complicar quando pode ser muito simples?!


Aproveitando uma alface acabada de colher, um dia quente e a falta de inspiração. Eis que surge uma salada rápida, leve e muito saborosa.


Salada de Atum
Ingredientes:

½ cebola pequena
Alface qb.
8 a 10 Batatas pequeninas
1 lata de atum em azeite
2 colheres de sopa de azeitonas
2 tomates médios (não muito maduros)
pepino qb.
Azeite
Sumo de limão
Sal qb
Pimenta acabada de moer qb

Preparação:
Lavar bem as batatinhas. Cozer as batatinhas com a pele , em água abundante temperada com sal. Quando estas estiverem cozidas, descasca-las e tempera-las ainda quentes com azeite, sumo de limão, um pouco de pimenta e de sal. Deixar arrefecer.

Lavar e arranjar a alface. Cortar a cebola e o pepino em rodelas fininhas e cortar o tomate em gomos. Escorrer o atum.

Numa taça grande juntar as batatas, com a cebola, o atum, as azeitonas, o tomate, o pepino e finalmente a alface*. Rectificar os temperos e misturar bem.

* Quando adicionar a alface, as batatas não devem estar demasiado quentes.

quarta-feira, 17 de Junho de 2009

Tartelettes de Morango

Peço desculpa pela minha ausência prolongada, mas tem faltado o tempo para tudo! Com a época de exames a começar, nada melhor do que um doce para alegar o meu dia…


Sempre achei piada às pequenas tartes nas vitrines das pastelarias. Pequenas e delicadas … Muito mais convidativas que uma tarte grande.

Estas tartelettes tem no seu interior, um recheio de queijo creme e natas e para completar um delicioso molho de morangos. Uma fresca e deliciosa sobremesa.



O molho de morango, pode ser também ser utilizado para acompanhar uma bola de gelado com chantilly.

Tartelettes de Morango
Ingredientes:
Base:

200g de farinha
50g de açúcar
1 ovo
50g manteiga (mole)
1 pitadinha de sal

Creme:
200ml de natas *
250g de queijo creme philadelphia
6 folhas de gelatina incolor
150g de açúcar

Molho de Morango:
250g de morangos
1+1/2 colher de sopa de limão
60g de açúcar branco**
100ml de água

Preparação:
Base:
Pré-aquecer o forno a 200º . Untar as formas de tartelettes com manteiga e polvilhar com farinha.

Misturar todos os ingredientes para a base e amassar. Numa superfície enfarinhada, estender a massa com um rolo (deve ficar fininha). Com a massa forrar as forminhas anteriormente preparadas.

Colocar por cima papel de alumínio e encher com feijão seco. Levar ao forno até estarem cozidas. Descartar o feijão e o papel de alumínio.

Creme:
Bater o açúcar com o queijo creme, até obter uma mistura homogénea. À parte, bater as natas até ficarem bem firmes.

Colocar as folhas de gelatina de molho em água fria por breves minutos. Escorre-las e dissolve-las em 2 colheres de sopa de água quente.

Deixar a mistura da gelatina arrefecer um pouco antes de junta-la à mistura do queijo creme, misturar bem. Com ajuda de uma vara de arames, envolver suavemente as natas na mistura do queijo.

Colocar este preparado dentro das bases das tartelettes (já completamente frias) e levar aofrigorifico a sólidificar.

Molho de Morango:
Lavar e cortar os morangos em pedaços pequenos.

Num tacho colocar os morangos, o açúcar, a água e o sumo de limão. Levar ao lume durante ±5 minutos (em lume brando, mexendo ocasionalmente).

Quando os morangos ficarem desfeitos, retirar do lume e triturar com a varinha mágica. Deve obter um molho de morangos espesso, no entanto, se ainda estiver muito líquido levar novamente ao lume (mexendo sempre …) até obter os resultados desejados.

Deixar arrefecer completamente.

Na altura de servir, com cuidado desenformar as tartelettes. Colocar por cima o molho de morango e decorar com morangos frescos.


* Para conseguir bater as natas bem firmes, colocar 20 a 30 minutos no congelador antes de as utilizar.

** A quantidade de açúcar pode variar com a acidez dos morangos utilizados


terça-feira, 2 de Junho de 2009

Bolo Chiffon de Cappuccino

Desde que o Rui me ofereceu o livro Sky High, andava com imensa vontade de experimentar um bolinho. O problema era decidir por qual começar!

São 210 páginas de bolos luxuosos de 3 camadas, cada um mais tentador do que o anterior. Sem dúvida, um livro muito bem concebido, fotografias encantadoras e receitas muito convidativas.


Pelo aniversário da minha mãe decidi-me pelo Bolo Chiffon de Cappuccino. Como grande amante de café que é, achei que este seria o bolo perfeito para comemorar mais um aninho.

Ficou aprovadíssimo! Adorei, café, canela, natas e um bocadinho de chocolate a finalizar. Fofo e fresco. Hummmm impossível de resistir!


Bolo Chiffon de Cappuccino - receita adaptada do Livro Sky High de Alicia Huntsman e Peter Wynne

Ingredientes:
Bolo:
4 ovos (gemas e claras separadas)
4 colheres de sopa de óleo
1 colher de sopa de açúcar baunilhado
5 colheres de sopa de café (utilizei Nespresso)
140g + 40g açúcar
130g de farinha
3 colheres de sopa de farinha maisena
1+ 1/2 colher de chá fermento
1+ ½ colher de chá canela
½ colher de chá cremor tártaro


Xarope de Café:
50ml de café
50ml de licor de café
4 + ½ colher de chá de açúcar em pó

Cobertura:
2dl de natas *
4 folhas de gelatina de incolor
1/2 colher de café de essência de baunilha
60g de açúcar
2 colheres de sopa de água quente
Maltesers qb ou chocolate em pó

Preparação:
Pré-Aquecer o forno a 180. Forrar apenas o fundo de uma forma redonda de 20cm com papel vegetal, não untar a forma.

Misturar as gemas, com o óleo , o café (à temperatura ambiente) e o açúcar baunilhado.

Misturar bem a seco, a farinha, a maisena, o fermento, o sal, a canela e 140g de açúcar. Adicionar a mistura das gemas aos ingredientes secos, misturar apenas até ficar homogéneo.

Juntar às claras o cremor tártaro. Bater as claras em castelo, quando estas começarem a espessar juntar o restante açúcar. Envolver suavemente as claras no preparado anterior. Colocar a massa na forma.

Levar ao forno até estar cozido (teste do palito no centro do bolo). Retirar do forno e deixar o bolo arrefecer na forma. Com a ajuda de uma faca, soltar a parte lateral do bolo e desenformar. Com cuidado retirar o papel vegetal. Cortar o bolo em 2 camadas.

Xarope de Café:
Juntar o café com o licor de café e o açúcar. Mexer até o açúcar se dissolver. Reservar.

Cobertura:
Colocar as folhas de gelatina de molho em água fria, por breves minutos.

Bater as natas bem firmes. Quando estas começarem a espessar, adicionar o açúcar e a baunilha , continuar a bater até estas ficarem bem firmes.

Escorrer as folhas de gelatina e dissolve-las em 2 colheres de sopa de água quente. Deixar arrefecer um pouco e juntar o preparado da gelatina às natas. Colocar as natas no frigorifico por breves minutos, até começar a prender.

Num prato colocar uma camada do bolo, regar com metade do xarope de café. Colocar metade das natas por cima do bolo. Colocar a outra camada do bolo por cima, regar com o restante xarope de café e cobrir o bolo com as restantes natas.

Decorar com chocolate em pó ou maltesers. Levar ao frigorífico até servir.

* Para conseguir bater as natas bem firmes, colocar 20 a 30 minutos no congelador antes de as utilizar. Apesar disso, devido ao imenso calor que se fazia sentir, não consegui resultados perfeitos :-( ficaram demasiado liquidas.