Ontem tive cá uns amigos e decidi fazer o dito bolinho, apesar das regras de sensatez digam para nunca experimentar uma receita quando há visitas em casa. Acabei por amaldiçoar-me pela decisão enquanto ele estava no forno, porque achei que estava a demorar muito tempo a cozinhar e comecei a imaginar o fracasso iminente.
Mas apesar dos meus receios iniciais o bolo fica espectacular! Uma das melhores receitas de bolo de chocolate que tenho experimentado... Fofinho, nada seco e fácil de preparar…
E que mais posso dizer?! Não há nada mais reconfortante do que uma bela chávena de café acompanhado com uma fatia de bolo de chocolate e uma bela conversa com amigos!
Notas sobre a receita :
- Não é engano, a forma NÃO é untada. Usei uma forma redonda de alumínio de 22 cm e para meu espanto apenas precisei de soltar o bolo da forma lateralmente e o fundo todo saiu intacto!
-O bolo demora um bocadinho no forno a cozinhar, a meio da cozedura pode ser necessário cobrir com uma folha de alumínio para não queimar.
- Apesar da receita ser só do bolo, decidi recheá-lo e cobrir o topo com mousse chocolate instantânea (apesar de não ser grande fã de coisas instantâneas, o tempo não era muito por isso improvisei!). Pode usar-se outro recheio que se goste mais (doce de morango, natas…).
Ingredientes:
½ chávena de cacau (usei cacau magro)
175gr de farinha
1 + 1/2 colher de chá de fermento em pó
300 gr de açúcar
6 ovos
½ chávena de óleo alimentar
¾ de chávena de água a ferver
½ colher de chá de bicarbonato de sódio
1 pitadinha de sal
Recheio:
1 pacote de mousse de chocolate instantânea
2,5 dl de leite frio
Preparação:
Pré-aquecer o forno a 190º C.
Dissolver o cacau na água a ferver, deixar arrefecer um pouco.
Misturar a farinha com o açúcar, o fermento e o sal. Abrir uma cova no meio e deitar o óleo e depois as gemas. Misturar bem e adicionar água na qual dissolveu-se o cacau, bater tudo até fazer bolhas.
À parte, bater as claras com o bicarbonato de sódio em castelo. Misturar as claras lenta e cuidadosamente à massa. Deitar a massa numa forma grande (quadrada ou rectangular) não untada.
Levar ao forno até estar cozido (teste do palito no centro). Com uma faca cuidadosamente soltar lateralmente o bolo da forma e desenforma-lo sobre um prato.
Cortar o bolo ao meio e recheá-lo com a mousse instantânea preparada conforme as instruções da embalagem. Cobrir o topo com a restante mousse e decorar a gosto.
Olá,
ResponderEliminarAmo bolo de chocolate, acho que a única diferença entre o outro é a quantidade de ovo e água quente, né?!
A sim e a forma sem undar hehehe
Adorei o seu blog.
Bjs
Este bolo está pedindo para ser experimentado. Parece bem fofinho e saboroso.
ResponderEliminarBjs!
Também acho, já comia esse pedacinho com uma bela chávena de chá, bjs
ResponderEliminarrealmente a receita lê-se bem e o resultado parece uma maravilha!!! mais uma nuvem no céu dos bolos de chocolate!!!! obrigada por partilhares essa receita conosco, alías diz obrigada à tua mae pelo bom gosto!!! beijocas PS: receita anotada :-)
ResponderEliminarUma fatia deste chocolat cake... acompanhado de 1 nescafé pingado, uma esplanada, a companhia certa e xarammmm... o pequeno almoço perfeito :o)!
ResponderEliminarEstá muito bonito e nunca tinha pensado em rechear um bolo com uma musse.
ResponderEliminarTambém faço um bolo chiffon de chocolate, ainda não comparei as quantidades, mas os ingredientes e modo de fazer são semelhantes. Faço em forma de chaminé e fica a arrefecer virado ao contrário no gargalo de uma garafa ou copo alto.
Ficou lindo. Gostei da receita. Um destes dias vou experimentar.
ResponderEliminarHuuuuuuuuuuummmmmmmmmmm...
ResponderEliminarNão se faz, fazer um bolo desta natureza e não dar nada aos pobres, até estou com água na boca...
Bjinhos da Bela, amei...
Espero por ti no meu cantinho, e comenta, ok.
Lindo o teu bolo!!
ResponderEliminarTambém andei nestas lides (de bolo de chocolate, entenda-se), ainda ontem fiz um...
Eu só tenho pena que os bolos sejam tão proibitivos... para a balança :/... para os olhos nunca e o teu alimenta a alma!!
***
Este blogue é o paraíso para gulosas como eu! O bolo está com um aspecto fofo e apetitoso. Mais uma receita daqui que terei que fazer ;-)
ResponderEliminarbjs
Não acredito como é que só hoje descobri o teu blog, é espectacular, tem umas fotos fabulosas e este bolinho tem uma aspecto delicioso.
ResponderEliminarVou voltar mais vezes e adicionar-te lá no meu cantinho....
Bjs*
Por acaso tb uso esta receita no bolo de chocolate hehehe! :) É mesmo boa! Recomendo!!!!
ResponderEliminarRegiste-se gratis e participe no nosso concurso no novo portal ParaCozinhar em www.paracozinhar.com
Ora vejamos, é de chocolate, portanto, delicioso!
ResponderEliminarNão precisamos de untar a forma, optimo!
Este tem mesmo de entrar para a lista dos meus preferidos....
Bjs
o que vc quer dizer com chavena??
ResponderEliminarKel :
ResponderEliminarUma chávena ou xicara corresponde a aproximadamente 250ml ...
Espero ter ajudado.
Bjos
Olá! Acabei d vir aki a ver s tinhas uma receitinha de bolo de chocolate e laranja. Hoje ocorreu-me k visto k adoro essa combinaçao porque nao experimentar num bolinho? :P E deparei-me com esta receita onde referes k a tua mãe n gosta de bolos de chocolate por serem secos. Vou-te enviar para o mail a minha receita favorita de bolo de chocolate. Testa e depois diz kkr coisa! Bjitosssss
ResponderEliminarOlá!
ResponderEliminarFiz o hoje para os anos do meu pai. E ficou fantástico.
Viva!
ResponderEliminarAntes de mais, parabéns pelo fantástico blog, quer pela apresentação quer pela receitas. É de uma delicadeza tal que até o simples corte de uma faca parece ser tão perfeito tão perfeito!!
Acho incrível!
Sou da Madeira tenho 25 anos tb ;)e tenho uma Bimby. Já não me lembro de como vim parar aqui, mas penseo que através do blog da Luisa Alexandra!
Nesta receita, tenho esta dúvida: que tempo +/- leva a cozer?
Queria fazê-lo mas ao menos ter uma ideia de qt demora...
Sei que os fornos não são iguais, mas se me indicasses já seria /2 caminho andando.
Beijinhos!!!
Ah! e também sou Andreia! Ehehehe
ResponderEliminarKappa,
ResponderEliminarPeço desculpa pela demora da resposta, mas nos ultimos dias tem sido só faculdade! :-)
Infelizmente não me lembro quanto tempo demora o bolo no forno, no entanto lembro-me que demorava bastante tempo (talvez perto dos 40/50 minutos...)
Lamento por não poder ajudar mais... Obrigada pela visita e comentários deixados.
Bjinhos
Andreia
É realmente uma delícia!
ResponderEliminarO recheio fiz com bavariose de morango e pedacinhos de morango...
Fresquinho é de comer e lamber por mais.
Parabéns pelo blog :)
Muito bom este bolinho.
ResponderEliminarMas para a proxima em vez de cacau magro vou experimentar com chocolate em pó.(sou mt gulosa)hi hi hi
Excelente receita.A repetir
Ana Queiros
Adorei o seu Blog e veio de encontro ao que sempre gostei de fazer no Brasil, mas aqui encontro um pouco de dificuldades porque há uma certa diferença nos ingredientes. A minha receita de Chiffon que fiz muitas e muitas vezes, aqui não deu muito certo, por isso agora vou experimentar a sua. Suas receitas são tudo de bom, além do capricho e da linda apresentação das imagens que deixam qualquer um com água na boa! Parabéns!!!
ResponderEliminarConheço esta receita há anos! Era pequena quando a minha mãe fazia, receita da minha avó com 30 e poucos anos. para mim o bolo chiffon de chocolate é clássica pois há outras variantes. E não há bolo melhor! Para fazer a receita não se deve untar e usar uma forma especial para chiffon cake ou uma forma com cone central, bem alta de 25 cm de diâmetro.
ResponderEliminarConheço esta receita há anos! Era pequena quando a minha mãe fazia, receita da minha avó com 30 e poucos anos. para mim o bolo chiffon de chocolate é clássica pois há outras variantes. E não há bolo melhor! Para fazer a receita não se deve untar e usar uma forma especial para chiffon cake ou uma forma com cone central, bem alta de 25 cm de diâmetro.
ResponderEliminar