quarta-feira, 25 de Junho de 2008

Bounty Caseiro

Ainda não falei aqui no Baunilha e Caramelo, da minha grande paixão por café. Pois é para além de ser completamente maluca por morangos, chocolate, também sou por café. Adoro desde o café expresso ao café de cevada.

Por isso conseguem imaginar o tamanho da minha alegria, quando o Rui me ofereceu uma máquina de café Nespresso! (Acho que ainda não tinha falado do Rui também, ele é o meu namorado, é um doce e paciente rapaz, que me estraga com mimos e faz tudo para eu ser feliz... sou uma sortuda, não sou?! ) .



Bem... voltado ao tema inicial do post, Bounty Caseiros… A inspiração para a receita de hoje, surgiu quando visitei o blog Cat in The Kitchen. Quando vi a receita, simplesmente não fui capaz de resistir...

O chocolate Bounty traz-me lembranças antigas, quando era miúda, os chocolates, guloseimas e sumos não eram permitidos lá em casa, mas claro o meu pai abria uma excepção para o Bounty (o qual ele ainda adora… e eu também! ) .


Decidi fazer os bombons, especialmente para servir com o cafezinho no final da refeição. Gosto de acompanhar o café com um pouco de chocolate. Ficaram deliciosos e muito parecidos com os originais.

Nota : Cobri uns com chocolate branco, ficaram igualmente deliciosos. Mas continuo a preferi-los cobertos com chocolate de leite.


Ingredientes:
(para cerca de 30 unidades)

200 g de coco seco ralado
100 ml de natas
70 g de manteiga
70g de açúcar de confeiteiro
200 g de chocolate de leite ( ou chocolate branco)

Preparação:
Misturar bem o açúcar e coco ralado. Levar ao lume a manteiga e as natas, até a manteiga derreter. Juntar a manteiga e as natas ao coco e misturar bem.

Moldar pequenas bolas com as mãos (cerca de 1 colher de sopa cada). É necessário pressionar, para tomarem o formato de bolinhas e não se desmancharem. Coloca-las sobre papel vegetal, cobrir com película aderente e levar ao frigorífico durante pelo menos 1 hora.

Derreter o chocolate em banho maria ou no microndas (usei o microndas). Espetar em cada bolinha um palito e mergulhar no chocolate derretido. As bolinhas devem ficar totalmente cobertas pelo chocolate e deve-se deixar escorrer o excesso.



Colocar novamente sobre o papel vegetal e levar novamente ao frigorifico até o chocolate solidificar. Guardar no frigorífico.


terça-feira, 24 de Junho de 2008

Salada de Verão

Os dias quentes já chegaram e com eles, veio muita preguiça e molesa :-) Aqui fica, uma receita tipicamente de Verão: leve, fresca e rápida.

Pode ser servida como prato principal ou como entrada. Receita Original no blog Spanish Recipes.


Ingredientes:
Alface
100 g de presunto
1 laranja grande
5 Nozes

Molho :
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
4 colheres de sopa de azeite
Sal qb
Pimenta Preta qb

Preparação:
Lavar a alface e escorre-la bem. Descascar a laranja e corta-la aos cubos. Partir as nozes e cortar o presunto em pedacinhos.

Colocar a alface numa saladeira, dispor por cima, a laranja, as nozes e o presunto.

Juntar todos os ingredientes do molho e misturar bem. Deitar sobre a salada e misturar.



segunda-feira, 16 de Junho de 2008

Frango com Manga

O ano passado, fui a um restaurante indiano perto de onde estudo. Foi a primeira vez que provei comida indiana, escolhi frango com manga... Apesar de estar um pouco apreensiva (associo indiano a muito picante e a toneladas de caril ...), estava simplesmente delicioso.

Posteriormente tentei reproduzir o prato inúmeras vezes em casa mas sem sucesso … tentei com natas, com leite de coco, com caril… Finalmente consegui chegar a uma receita idêntica! (mas a do restaurante continua a ser melhor...)

Acho que é daqueles pratos que se adoram ou se odeiam... Não aconselho a ninguém que não goste de misturar o doce com o salgado! Eu amei… O sabor da manga ficou suave e agradável. Sem dúvida uma receita diferente e exótica!

Ingredientes:
1 cebola média picada finamente
2 dentes de alho picados
4 colheres de sopa de farinha
6 coxas de frango
1,5 dl de vinho branco
2 dl de água
1 + 1/2 manga grande
3 colheres de sopa Molho de soja
2 colheres de vinagre de sidra
Raspa de 1 limão
Sumo de ½ limão
1 + 1/2 manga grande (madura e doce)
1 colher de sopa açúcar amarelo
Nós moscada qb
Azeite qb
Sal qb

Preparação:
Retirar a pele ás coxas de frango. Temperar o frango com sal, pimenta branca e noz-moscada (moídas na hora).

Numa frigideira antiaderente colocar a cebola e o alho com um pouco de azeite, deixar alourar em lume brando.

Passar as coxas de frango por farinha e colocá-las na frigideira, deixar ganhar cor de ambos os lados. Juntar o vinho branco e a água e deixar cozinhar até as coxas estarem tenras ( se necessário juntar um pouco mais de água).

Posteriormente juntar o molho de soja, a raspa e o sumo de limão, deixar cozinhar durante mais 2 minutos. Finalmente juntar a manga cortada aos cubinhos, o açúcar amarelo e o vinagre de cidra. Rectificar o sal. Deixar cozinhar durante 5 minutos (juntar um pouco de água se o molho estiver demasiado espesso).

Colocar as coxas de frango no prato de servir. Passar o molho resultante, por um passador de rede fina e deitar por cima do frango. Servir acompanhado com arroz branco.

quinta-feira, 12 de Junho de 2008

Trifle de Morango

Infelizmente, não tenho conseguido muito tempo para as minhas aventuras culinárias e agora com a época de exames à porta também não vai ser fácil! Mas prometo que sempre que tiver um tempinho venho cá colocar novidades!

O que não é novidade é que adoro morangos!!! Já tenho inúmeras receitas onde eles são protagonistas e não fui capaz de resistir a mais uma! Este trifle é composto por camadas de bolo de amêndoa, morangos frescos e creme de baunilha. Uma combinação de sabores suaves mas irresistíveis!


Ingredientes:

Bolo de Amêndoa:
100 g de farinha
50 g de maisena
70 g de iogurte natural
50 g de amêndoas trituradas
1 colher de chá de fermento
70 g de açúcar
1 ovo
40 g de manteiga derretida
1 dl de leite

500 g de morangos frescos madurinhos
1 colher de sopa de açúcar

Creme de Baunilha:
4 dl de leite meio gordo
4 colheres de sopa de maisena
1 pitadinha de aroma de baunilha (em pó)
2 ovos
2 gemas
100 g de açúcar


Preparação:

Bolo:
Pré-aquecer o forno a 180º. Untar um tabuleiro rectangular com manteiga e polvilhar com farinha.

Juntar todos os ingredientes para o bolo e bater bem até formar bolhas (se a massa ficar demasiado espessa juntar mais um pouco de leite). Colocar a massa na forma untada e levar ao forno a cozer. Quando estiver cozido (teste do palito), retirar do forno, deixar arrefecer 10 minutos e só depois desenformar. Cortar o bolo aos cubinhos (com cerca de 1 cm de lado).

Lavar muito bem os morangos, cortá-los em pedacinhos pequenos e polvilhar com o açúcar.

Creme:
Dissolver a maisena e a baunilha no leite e levar ao lume num tacho antiaderente. Deixar ferver em lume brando durante 2 minutos, mexendo sempre com uma vara de arames. À parte bater os ovos, com as gemas e o açúcar e juntar ao leite a ferver. Deixar novamente ferver durante +/- 2 minutos, mexendo sempre (até adquirir uma consistencia de creme). Retirar do lume e deixar arrefecer um pouco. Passar o creme ainda morno por um passador de rede fina.

Colocar nas tacinhas uma camada de bolo, uma camada de morangos e finalmente uma camada de creme de baunilha. Decorar com morangos frescos. Levar ao frigorífico durante 3 horas antes de servir.



quarta-feira, 4 de Junho de 2008

Erro com Resultados Desastrosos!

Hoje de manhã recebi um e-mail sobre o Bolo Chiffon de Chocolate , onde era relatado o desastre do bolo de chocolate, possivelmente devido a grande quantidade de bicarbonato de sódio ( ½ chávena de chá).

Ao ler isto corei de vergonha, enganei-me a escrever a receita é ½ colher de chá de bicarbonato de sódio (receita foi entretanto corrigida). Releio várias vezes as receitas, mas escapou-me! Por isso queria pedir desculpas á Sandra por lhe ter provocado um desastre culinário ( e a mais alguém que entretanto tenha feito o bolo …).