quarta-feira, 19 de março de 2008

Bolo-Gelado de Baunilha e Banana

Adoro comer gelado em qualquer estação do ano… Mas principalmente, adoro comer gelado em frente á lareira, enquanto lá fora chove e faz muito frio!

Esta receita, esperava à um tempinho, na minha grande lista de “receitas a fazer”. Retirei do blog Milk and Cookies que visito regularmente. Depois de ver aquelas fotos lindas…Como poderia resisitir? !

Fiz as seguintes adaptações, à receita original:
- substitui as tâmaras frescas por passas de uva.
- substitui também o Marsala por Whisky (cá em casa apenas existem duas garrafas de bebidas alcoólicas Whisky e Licor de Café... e apenas são usadas em sobremesas ...)
- Apenas usei metade da receita do bolo em baixo, que é suficiente se usar uma forma de 24 por 12 cm.


Bem, o resultado final?! ADOREI! Para além de ficar com um aspecto irresistível… a combinação dos sabores é fenomenal, o bolo, o gelado, as bananas, o whisky e o chocolate …uma combinação agradável e muito suave! Na minha cabeça, já estão futuras experiências com outros sabores de gelado e ingredientes diferentes!

Amanhã vou de férias, por isso aproveito para desejar a todos os que me visitam, uma Páscoa Feliz… E depois de tanta conversa, finalmente a receita:

Bolo-Gelado de Baunilha e Banana

Ingredientes:
Base:
35g de farinha
30g colheres de sopa de farinha maisena
2 ovos grandes
½ colher de café de essência de baunilha
½ colher de chá de fermento
70g de açúcar
1 pitadinha de sal

1l de gelado de baunilha (ligeiramente amolecido)
1 banana
3 colheres de sopa de whisky
2 colheres de sopa de passas de uva.
Chocolate em pó

Preparação:
Base:
Pré-aquecer o forno a 180 º. Untar papel vegetal com manteiga e forrar uma forma rectangular (24cm por 12cm).

Peneirar a farinha, a maisena e o fermento. Reservar.

Bater as gemas, com a baunilha e com do metade do açúcar, até obter uma mistura fofa e esbranquiçada.

Bater as claras em castelo com o sal, adicionar gradualmente o restante açúcar e bater até as claras estarem firmes e brilhantes. Com uma vara de arames, envolver suavemente as claras, na mistura das gemas. Adicionar farinha á massa (por 3 vezes), envolver apenas até a farinha estar misturada.

Colocar a massa na forma até ter 1,5 cm de altura, alisar a superfície da massa. Levar ao forno até estar cozido (teste do palito). Deixar arrefecer e desenformar.


Gelado:
Deixar as passas de uva a macerar no whisky durante 20 minutos. Forrar a forma com papel vegetal (deixar pontas grandes, para depois ser mais fácil desenformar...) colocar o bolo de baunilha no fundo.

Numa tigela grande, misturar bem as passas de uva e o whisky com o gelado de baunilha. Cortar a banana em rodelas fininhas ( +/- 0.5 cm de espessura).

Colocar um pouco do gelado sobre o bolo, dispor as rodelas de banana em cima de modo a cobrir toda a superfície, tapar com o restante gelado. Bater na forma, para soltar as bolhas de ar. Levar ao congelador pelo menos durante 8 horas para solidificar.

Quando estiver sólido, usar as pontas do papel vegetal, para levantar o bolo da forma. Retirar o papel vegetal, colocar num prato e polvilhar generosamente com chocolate em pó. Cortar ás fatias (esperar uns minutinhos antes de servir, se for capaz de resistir!)



6 comentários:

  1. também gosto muito do blog milk&cookies :-) o gelado ficou muito bom e como tu também gosto de comer gelado em qualquer estacao do ano! beijocas, boa páscoa e boas férias!

    ResponderEliminar
  2. Hummm, que bom que deve ser...
    Boas férias e boa Páscoa :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Comia agora um bocadinho! Tem um aspecto... yummie :)

    ResponderEliminar
  4. Ficou com um aspecto delicioso
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Esta sobremesa é muito original e uma tentação. A combinação de banana com gelado deve ficar excelente.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Que coisa bonita! Eu de dieta e esta receita aqui a chamar por mim! ;)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar