terça-feira, 25 de março de 2008

Brownies com Bolacha

O Brownie é um bolinho tipicamente americano. Existem muitas versões da sua origem, mas esta é a mais popular:

Um cozinheiro, esqueceu-se de adicionar fermento na preparação de um bolo de chocolate. Para não admitir o seu erro, cortou a massa em quadrados pequenos e servi-os anunciando que tinha preparado alguns "brownies". Os convidados aparentemente adoraram e rapidamente a sua inveção acidental, tornou-se muito popular.

Quando penso em brownies, associo imediatamente a um bolinho de chocolate, por isso quando vi esta receita chamou-me à atenção. Resolvi experimentar e o resultado ficou encantador.

Ingredientes para 10 unidades:

Bolo:
80g de Manteiga
130g de açúcar
2 ovos
120 ml de sumo de laranja
130g de farinha
1 colheres de café de fermento em pó

Cobertura:
2 colheres de sopa manteiga
1 colher de sopa de leite
2 colheres de café pronto forte
3 bolachas Oreo

Preparação:

Pré-aquecer o forno a 180º. Untar um tabuleiro rectangular de 15 por 15 cm com manteiga e polvilhar com farinha.

Amassar bem a manteiga com o açúcar. Juntar depois os ovos, o sumo de laranja, assim como a farinha e o fermento (previamente peneirados) e bater mais um pouco até obter uma massa homogénea. Colocar a massa no tabuleiro, levar ao forno até estar cozido (teste do palito).

Deixar arrefecer, desenformar e já frio aparar as pontas do bolo com uma faca de serrilha. Entretanto, para a cobertura, bater a manteiga com o açúcar e o leite. Adicionar o café. Barrar o bolo com o creme anterior.

Retirar o creme branco das bolachas Oreo e esmagar as bolachas com um rolo de cozinha e polvilhar o bolo. Cortar o bolo em cubos.


quarta-feira, 19 de março de 2008

Bolo-Gelado de Baunilha e Banana

Adoro comer gelado em qualquer estação do ano… Mas principalmente, adoro comer gelado em frente á lareira, enquanto lá fora chove e faz muito frio!

Esta receita, esperava à um tempinho, na minha grande lista de “receitas a fazer”. Retirei do blog Milk and Cookies que visito regularmente. Depois de ver aquelas fotos lindas…Como poderia resisitir? !

Fiz as seguintes adaptações, à receita original:
- substitui as tâmaras frescas por passas de uva.
- substitui também o Marsala por Whisky (cá em casa apenas existem duas garrafas de bebidas alcoólicas Whisky e Licor de Café... e apenas são usadas em sobremesas ...)
- Apenas usei metade da receita do bolo em baixo, que é suficiente se usar uma forma de 24 por 12 cm.


Bem, o resultado final?! ADOREI! Para além de ficar com um aspecto irresistível… a combinação dos sabores é fenomenal, o bolo, o gelado, as bananas, o whisky e o chocolate …uma combinação agradável e muito suave! Na minha cabeça, já estão futuras experiências com outros sabores de gelado e ingredientes diferentes!

Amanhã vou de férias, por isso aproveito para desejar a todos os que me visitam, uma Páscoa Feliz… E depois de tanta conversa, finalmente a receita:

Bolo-Gelado de Baunilha e Banana

Ingredientes:
Base:
35g de farinha
30g colheres de sopa de farinha maisena
2 ovos grandes
½ colher de café de essência de baunilha
½ colher de chá de fermento
70g de açúcar
1 pitadinha de sal

1l de gelado de baunilha (ligeiramente amolecido)
1 banana
3 colheres de sopa de whisky
2 colheres de sopa de passas de uva.
Chocolate em pó

Preparação:
Base:
Pré-aquecer o forno a 180 º. Untar papel vegetal com manteiga e forrar uma forma rectangular (24cm por 12cm).

Peneirar a farinha, a maisena e o fermento. Reservar.

Bater as gemas, com a baunilha e com do metade do açúcar, até obter uma mistura fofa e esbranquiçada.

Bater as claras em castelo com o sal, adicionar gradualmente o restante açúcar e bater até as claras estarem firmes e brilhantes. Com uma vara de arames, envolver suavemente as claras, na mistura das gemas. Adicionar farinha á massa (por 3 vezes), envolver apenas até a farinha estar misturada.

Colocar a massa na forma até ter 1,5 cm de altura, alisar a superfície da massa. Levar ao forno até estar cozido (teste do palito). Deixar arrefecer e desenformar.


Gelado:
Deixar as passas de uva a macerar no whisky durante 20 minutos. Forrar a forma com papel vegetal (deixar pontas grandes, para depois ser mais fácil desenformar...) colocar o bolo de baunilha no fundo.

Numa tigela grande, misturar bem as passas de uva e o whisky com o gelado de baunilha. Cortar a banana em rodelas fininhas ( +/- 0.5 cm de espessura).

Colocar um pouco do gelado sobre o bolo, dispor as rodelas de banana em cima de modo a cobrir toda a superfície, tapar com o restante gelado. Bater na forma, para soltar as bolhas de ar. Levar ao congelador pelo menos durante 8 horas para solidificar.

Quando estiver sólido, usar as pontas do papel vegetal, para levantar o bolo da forma. Retirar o papel vegetal, colocar num prato e polvilhar generosamente com chocolate em pó. Cortar ás fatias (esperar uns minutinhos antes de servir, se for capaz de resistir!)



terça-feira, 18 de março de 2008

Bacalhau Gratinado

Andava a imaginar esta receita à alguns dias, hoje finalmente arranjei um tempinho para a fazer! O sabor fica idêntico ao bacalhau com natas (pelo o qual eu sou completamente perdida…), e claro é mais rápido de preparar e menos calórico (porque não leva natas!).

Acompanhei com uma saladinha de tomate, cebola e oregãos... Na minha opinião ficou divino!

Ingredientes:
(Para 2 pessoas)

5 batatas médias
1 cenoura pequena
½ cebola
2 postas de bacalhau

½ colher de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de maisena
Sumo de ½ limão
250 ml de leite magro
Pimenta branca acabada de moer
Noz moscada acabada de moer

Delícias do mar cortadas aos cubinhos
Queijo ralado
Orégãos

Preparação:
Descascar as batatas e as cenouras. Ralar as batatas e a cenoura no ralador de legumes (deve ficar mais ou menos com o comprimento de batata palha). Cozer as postas de bacalhau em água, posteriormente retirar as espinhas, as peles e desfiá-lo.

Levar um tacho ao lume, com a manteiga e deixar derreter sobre lume brando. Adicionar a farinha e o leite, dissolver bem, mexendo sempre o preparado com uma vara de arames. Deixar o molho engrossar, retirar do lume e temperar com sal, pimenta e o sumo de limão.

Pré-aquecer o forno a 180º.

Cortar a cebola ás rodelas, num Wok, refogá-la com um pouco de azeite até ficar lourinha. Acrescentar as batatas e a cenoura, deixar cozinhar (em lume médio) até estarem cozidas. Acrescentar o bacalhau desfiado e deixar cozinhar por mais 2 minutos. Adicionar o molho, retificar a pimenta, o sal e envolver bem. Colocar num recipiente que possa ir ao forno.

Levar o bacalhau, ao forno durante 20 minutos. Retirar do forno, colocar o queijo, as delícias do mar e os orégãos por cima. Levar novamente ao forno, até o queijo gratinar.

Servir quente, acompanhado por uma salada.


quarta-feira, 12 de março de 2008

Delícia de Café

Vi esta receita numa revista de culinária “Delícias da Culinária”. É uma revista pequenina mas com imensas receitas e todas elas super apetecíveis!

Achei que ficou uma sobremesa leve e agradável. O creme ficou suave, o que combina na perfeição com os biscoitos embebidos no café.

Como fiz metade da receita coloquei em tacinhas individuais, mas também pode ser feito num recipiente grande.

Ingredientes:
(+/- 10 porções)

Creme:
1 Litro de leite
6 colheres de sopa de farinha maisena
3 gemas peneiradas
300g de açúcar
1 colher de chá de manteiga
1 pitadinha de essência de baunilha

1 chávena de café forte
3 colheres de sopa de licor de café
1 pacote de palitos La Reine
Chocolate em Pó

Preparação:
Numa panela, misture bem o leite, a farinha maisena, as gemas e o açúcar. Leve ao lume, mexendo sempre (de preferência com uma vara de arames, para não formar grumos) até engrossar. Retirar o creme do lume e adicionar a manteiga e a baunilha. Bater á mão durante 2 minutos.

Num recipiente, juntar o café e o licor. Embeber bem os biscoitos no café e cobrir o fundo de uma tacinha. Colocar o creme por cima dos biscoitos e polvilhar com chocolate em pó. Levar ao frigorífico durante 3 horas.


quinta-feira, 6 de março de 2008

Crumble Rápido de Morango

Fui ao supermercado e não fui capaz de resistir a uma caixinha de morangos linda, que chamava por mim! Os morangos são dos meus frutos preferidos, adoro come-los ao natural ou em sobremesas… uma perdição!

Usei uma receita para a “farofa” do crumble diferente da que usei no Crumble de Maça e Marroquina, também gostei muito desta. Esta é mais estaladiça e super fácil de fazer.

Gosto de servir este crumble morno com uma bola de gelado de baunilha. Delicioso!

Crumble Rápido de Morango

Ingredientes:
(para 5 pessoas)
500g de morangos
5 colheres de sopa de açúcar (se os morangos forem pouco doces adicionar mais um pouco de açúcar)
1 colher de sopa de farinha
3 colheres de sopa de sumo de limão

Farofa:
120g de bolachas de aveia
50g de amêndoa
4 colheres de sopa de coco ralado seco
4 colheres de sopa de leite

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180º. Lavar os morangos, arranja-los e corta-los em quatro partes.

Num recipiente, misturar bem os morangos com o açúcar, a farinha e o sumo de limão. Transferir para o recipiente de ir ao forno.

Numa picadora, triturar grosseiramente todos os ingredientes da farofa menos o leite. Juntar o leite e misturar levemente (a farofa deve ficar soltinha). Dispor a farofa por cima dos morangos e levar ao forno (25 a 30 minutos) até ficar dourada e borbulhar. Se necessário tapar com uma folha de alumínio.

Servir morno com gelado.



terça-feira, 4 de março de 2008

Salada de Broa

É um acompanhamento diferente, para variar os tradicionais: arroz, batata e massa. Acompanha na perfeição carne ou peixe grelhado. Simples e Saboroso!

Ingredientes:
(para 2 pessoas)

200g de broa de milho (sem côdea)
3 dentes de alho grandes
1 tira de pimento (cortado aos pedacinhos)
½ chávena de milho cozido
4 tomates médios cortados aos cubinhos
Azeite
Limão ou vinagre
Sal

Preparação :
Pré-aquecer o forno a 180º.

Colocar na picadora, a broa e os dentes de alho até ficar tudo desfeito. Espalhar a broa num recipiente, regar com um fio de azeite e levar ao forno até a broa ficar douradinha.

Numa saladeira, colocar a broa, o milho, o tomate, o pimento. Temperar com azeite, limão e sal. Misturar bem.


segunda-feira, 3 de março de 2008

Apenas para Chocaholics! Pudim Veludo de Chocolate

Sim este pudim, apenas é para pessoas que apreciam verdadeiramente chocolate. Não sou apreciadora de chocolate amargo, nem gosto de coisas excessivamente doces, na minha opinião esta receita está perfeita. Com uma textura aveludada, que é uma maravilha!

Estou de volta, com uma receita muito simples e super rápida de fazer! É capaz de resistir?!

Pudim Veludo de Chocolate
Ingredientes
4 colheres de sopa de maisena (amido de milho)
80 g de açucar
600 ml de leite
60g de chocolate amargo de boa qualidade ( com 70% de cacau)
1 pitadinha de sal
1 pitadinha de baunilha

Preparação:
Num recipiente que possa ir ao lume, juntar bem a seco o açúcar, o sal e a maisena. Adicionar lentamente, o leite misturando bem.

Levar ao lume médio em banho Maria, mexendo ás vezes. Quando começar a engrossar, colocar em lume brando, mexer com uma vara de arames, até ficar com a consistência de um creme suave. Adicionar o chocolate partido aos pedacinhos e mexer bem até este derreter completamente. Retirar do lume e misturar a baunilha.

Antes de colocar nas tacinhas individuais, passar o creme por um coador de rede fina. Levar ao frigorífico pelo menos 1 hora.