segunda-feira, 26 de Maio de 2008

Bolo Chiffon de Chocolate

Este bolo foi feito na escola onde a minha mãe dá aulas, pelas senhoras do refeitório. Ela que não é muito fã de bolo de chocolate ( porque os acha muito secos…), adorou e pediu a receita para eu repetir em casa.

Ontem tive cá uns amigos e decidi fazer o dito bolinho, apesar das regras de sensatez digam para nunca experimentar uma receita quando há visitas em casa. Acabei por amaldiçoar-me pela decisão enquanto ele estava no forno, porque achei que estava a demorar muito tempo a cozinhar e comecei a imaginar o fracasso iminente.

Mas apesar dos meus receios iniciais o bolo fica espectacular! Uma das melhores receitas de bolo de chocolate que tenho experimentado... Fofinho, nada seco e fácil de preparar…

E que mais posso dizer?! Não há nada mais reconfortante do que uma bela chávena de café acompanhado com uma fatia de bolo de chocolate e uma bela conversa com amigos!



Notas sobre a receita :
- Não é engano, a forma NÃO é untada. Usei uma forma redonda de alumínio de 22 cm e para meu espanto apenas precisei de soltar o bolo da forma lateralmente e o fundo todo saiu intacto!

-O bolo demora um bocadinho no forno a cozinhar, a meio da cozedura pode ser necessário cobrir com uma folha de alumínio para não queimar.

- Apesar da receita ser só do bolo, decidi recheá-lo e cobrir o topo com mousse chocolate instantânea (apesar de não ser grande fã de coisas instantâneas, o tempo não era muito por isso improvisei!). Pode usar-se outro recheio que se goste mais (doce de morango, natas…).


Ingredientes:
½ chávena de cacau (usei cacau magro)
175gr de farinha
1 + 1/2 colher de chá de fermento em pó
300 gr de açúcar
6 ovos
½ chávena de óleo alimentar
¾ de chávena de água a ferver
½ colher de chá de bicarbonato de sódio
1 pitadinha de sal

Recheio:
1 pacote de mousse de chocolate instantânea
2,5 dl de leite frio

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 190º C.

Dissolver o cacau na água a ferver, deixar arrefecer um pouco.

Misturar a farinha com o açúcar, o fermento e o sal. Abrir uma cova no meio e deitar o óleo e depois as gemas. Misturar bem e adicionar água na qual dissolveu-se o cacau, bater tudo até fazer bolhas.

À parte, bater as claras com o bicarbonato de sódio em castelo. Misturar as claras lenta e cuidadosamente à massa. Deitar a massa numa forma grande (quadrada ou rectangular) não untada.

Levar ao forno até estar cozido (teste do palito no centro). Com uma faca cuidadosamente soltar lateralmente o bolo da forma e desenforma-lo sobre um prato.

Cortar o bolo ao meio e recheá-lo com a mousse instantânea preparada conforme as instruções da embalagem. Cobrir o topo com a restante mousse e decorar a gosto.





terça-feira, 20 de Maio de 2008

Prémio da Sara e da Raquel

Recebi 2 prémios , muito obrigada Sara e Raquel ! Obrigada minhas queridas, deixaram-me muito feliz! É sempre com grande carinho que recebo estes prémios vindos do coração :-)


segunda-feira, 5 de Maio de 2008

Mousse de Morango e Chocolate Branco

Depois de um fim de semana caótico (cheio de trabalho...) , coloquei a música bem alta e fui para a cozinha, tentei-me abstrair de tudo e aproveitar ao máximo o momento de pausa … Ando particularmente cansada e muitooooo mais stressada ... Nada como fazer uma sobremesa para relaxar! (cada um com as suas pancadas...)

Como já referi, adoro morangos … Já coloquei no Baunilha e Caramelo muitas receitas com eles (desde Tarte de Morango a Crumble, passando por Clafoutis, entre outras ...). Agora foi a vez da Mousse de Morango com Chocolate Branco …

Gostei muito da combinação dos 2 sabores, achei que o chocolate branco conferia um sabor mais rico a esta sobremesa de textura muito cremosa. O molho de morango por cima, é sem dúvida o toque final, o facto de não levar açúcar, contrasta na perfeição com o sabor doce da mousse. Bem depois desta descrição é capaz de resistir?



Inspirada da receita "Strawberry White Chocolate Mousse Recipe" do blog Simply Recipes
Ingredientes para 5 tacinhas :

600 g de morangos
200g de chocolate branco
300 ml de natas
2 colheres de sopa de sumo de limão
6 folhas de gelatina incolor
2 colheres de sopa de açúcar

Preparação:
Lavar e arranjar os morangos . Reservar 1/3 dos morangos e triturar os restantes. Colocar os morangos triturados, num passador de rede fina (onde vão ficar sementinhas dos morangos e algumas partes sólidas, que não vamos aproveitar) deixar coar, pressionando a polpa contra a rede do passador.

Juntar ao molho dos morangos, 1 colher de sopa de sumo de limão. Reservar um pouco do molho para posteriormente decorar.

Cortar o chocolate aos pedacinhos e derrete-lo em banho maria. Demolhar as folhas de gelatina em água fria.

Levar ao lume, 100 ml das natas e o açúcar, até ferver. Retirar do lume e dissolver a gelatina (previamente escorrida). Adicionar este preparado ao chocolate derretido, posteriormente adicionar o puré dos morangos e misturar bem.

Bater as restantes natas bem firmes e envolve-las no preparado anterior. Levar a mousse, ao frio a prender um pouco (mas sem deixar ficar totalmente sólida).

Cortar os morangos reservados em pequenos pedaços, regar com o restante sumo de limão e envolvê-los na mousse. Colocar em tacinhas individuais e levar novamente ao frio.

Na altura de servir, regar com o molho de morango.



quinta-feira, 1 de Maio de 2008

Bolinhos de Limão com Molho de Maracujá

Pois é, voltei a desaparecer uns tempos outra vez! Tenho andado mesmo muito ocupada com os trabalhos da faculdade e nunca mais tive tempo para cozinhar. Já sentia tantas saudades, das minhas aventuras culinárias!

Aproveitei a manhã do feriado (porque a tarde tenho de estudar um pouco ...), tranquei-me na cozinha e saíram estes bolinhos fantásticos. Deram uma sobremesa muito vistosa, com as sementinhas dos maracujás por cima. Os bolinhos ficam super fofinhos e depois com o molho por cima …Sem dúvida uma combinação perfeita!



Receita original, retirei de um dos Blogs que adoro e visito regularmente Milk and Cookies . Inspirei-me nesta receita, alterei um pouquinho as quantidades, e alguns dos ingredientes. (não deixe de espreitar a receita original as fotos estão espectaculares!)

Ingredientes para 10 bolinhos :

90 g de manteiga ligeiramente amolecida
150 g de açúcar
3 ovos
Raspa de um Limão grande
6 colheres de sopa de leite
120g de queijo creme philadelphia
150 g de farinha
1 colher de chá de fermento

Molho:
100g de açúcar
80 ml de sumo de limão
3/4 chávena de água
5 maracujás (polpa e sementes) ( se forem muito ácidos adicionar mais um pouco de açúcar)

Preparação :

Pré-aquecer o forno a 180º C. Untar as forminhas individuais com manteiga e polvilhar com farinha.

Com a batedeira eléctrica, bater o açúcar e a manteiga até obter um creme fofo. Adicionar os ovos e a raspa de limão e continuar a bater. Juntar o queijo creme e o leite e bater até combinar. Finalmente, peneirar a farinha e o fermento e adicionar á mistura.

Colocar a massa nas forminhas individuais (apenas até metade) e levar ao forno até estarem cozidos ( teste do palito). Deixar arrefecer antes de desenformar.

Molho:
Numa frigideira anti-aderente juntar todos os ingredientes e levar ao lume (médio/alto) até o açúcar dissolver. Deixar cozinhar em lume brando, durante +/- 5 minutos até ficar com consistência de xarope .

Colocar os bolinhos no prato de servir e regar abundantemente com molho de maracujá ainda morno.