terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Tarte de Maçã e Canela

Mais uma receita de maçã e canela, a pedido da minha maninha, que é uma pequenita muito gulosa! Adorou ajudar-me a fazer a tarte (deixei-a amassar e colocar a maçã por cima), segundo ela, eu sou “fixe”!

Não é bem uma tarte de maçã tradicional, porque apenas leva maçã em cima, mas fica muito boa! Faço esta tarte desde que me lembro de cozinhar.

Simples de fazer e saborosa... Ideal para dias como hoje, em que chove lá fora e faz muito frio, cá dentro come-se tarte com chá à lareira.

Ingredientes:
Base :
250 g de farinha
1 ovo
2 colheres de sopa de manteiga (derretida)
80 g de açúcar
leite qb

Recheio
150g de açúcar
2 ovos
700 ml de leite
7 colheres de sopa de maisena.
6 maçãs

Untar uma forma de tarte (com fundo amovível) com manteiga . Numa tigela juntar todos os ingredientes da base e amassar bem. Levar ao frigorífico antes de usar. Estender a massa com ajuda de um rolo e forrar a forma.

Misturar bem o açúcar e a maisena. Juntar os ovos, até formar uma papa, reservar. Levar ao lume o leite ate ferver, quando ferver juntar o preparado dos ovos, misturar bem e levar novamente ao lume, mexendo sempre com uma vara de arames. Retirar do lume, quando estiver uma consistência de creme espesso.

Com o creme ainda quente, deitar por cima da massa. Colocar as rodelas de maçã por cima do creme até cobrir toda a superfície. Polvilhar generosamente com açúcar e canela. Levar ao forno pré-aquecido a 180º.




5 comentários:

  1. ai ai que tentação... amo maçã e canela e chá e lareira!!! eheh


    bjs boas festas!

    ResponderEliminar
  2. Que delícia deve ser com uma bola de sorvete de baunilha a acompanhar! :-)

    ResponderEliminar
  3. Maçã e canela juntos são uma tentação!

    Essa tarte está o máximo.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. A primeira receita, de um blog, que experimentei fazer... O resultado? Muito bom!!! Obrigada!!!

    ResponderEliminar